quinta-feira, junho 28, 2012

Panos quentes - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 28/06

Com o agravamento da tensão entre PT e PSB, sobretudo em Recife, dirigentes socialistas irão amanhã a Lula manifestar repúdio ao vídeo em que Rui Falcão, presidente petista, conclama militantes contra o governador Eduardo Campos (PE). O PSB quer tranquilizar o ex-presidente quanto aos rumos da sigla em 2014. "A política segue a lógica local. Apoiamos Lula desde 88, estamos apoiando Dilma, vamos apoiá-la se for candidata à reeleição", diz Roberto Amaral, vice socialista.

Esfinge Em conversas nos últimos dias com aliados, Lula não usou o mesmo tom beligerante para se referir a Campos, mas disse que ainda precisa entender qual é o jogo político do aliado.

Puxador Um dos nomes apresentados pelo PSDB para vice de José Serra caso haja chapa "puro-sangue", Andrea Matarazzo aparece na lista de pré-candidatos a vereador da sigla, com reivindicação de número na urna.

3 em 1 A reação de partidos aliados, em especial PR e PV, contra a escolha de um vice tucano, teve anuência de Gilberto Kassab. Em privado, o prefeito evoca acordo anterior às coligações que reservaria o posto ao seu PSD.

Marco zero Enquanto não decide seu companheiro de chapa, Serra já agendou seu primeiro evento oficial após deflagrada a campanha eleitoral: será uma caminhada, dia 6, partindo da Sé.

Em todas Não foi só o "Patrulha do Consumidor", exibido de manhã pela TV Record, que ajudou Celso Russomanno a saltar de 17% para 24% no Datafolha. O pré-candidato do PRB bate ponto nos principais programas da emissora no horário nobre desde maio como "consultor" para o tema.

Tira-teima Sem acordo, o PMDB escolhe no sábado seu candidato em Belo Horizonte: Sávio Souza Cruz, com apoio de Newton Cardoso e Hélio Costa, deve enfrentar Leonardo Quintão, presidente municipal, com mais inserção na base partidária.

Junto e misturado No mesmo dia, o PSB homologará Márcio Lacerda à reeleição, respaldado por PT e PSDB. Eros Biondini (PTB) e Délio Malheiros (PV) também lançaram suas candidaturas.

Acesso... Na esteira da CPI do Cachoeira, procuradores relatam o travamento de diversas investigações de corrupção, como lavagem e desvio de dinheiro, por conta da demora das instituições bancárias em prestar dados de quebra de sigilo autorizadas por ordem judicial.

... negado Procuradores dizem que os bancos levam até um ano para repassar as informações ao Sistema de Investigação de Movimentação Bancária, o Simba. O Ministério Público vai cobrar do Judiciário medidas para obrigar as instituições a cumprirem prazos para responder.

Devagar Na CPI, criada em abril, só estão disponíveis 21% das movimentações bancárias da construtora Delta. Dados da quebra de sigilo de várias contas da empresa ainda não foram mandados.

Respiro Réu no mensalão, o ex-ministro José Dirceu vai tirar 20 dias de férias no exterior antes do julgamento, marcado para 2 de agosto.

Carrinho cheio Integrantes do governo presentes ao evento no Planalto que lançou o PAC das compras de equipamentos e bens produzidos no país brincavam que o nome do programa deveria ser "Dilma vai às compras''.

Chão de fábrica Brizola Neto percorre amanhã, em São Paulo, as sedes das centrais sindicais e do Dieese. Será a primeira visita do ministro do Trabalho às entidades desde sua posse na pasta.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Essa proposta arrebenta as contas públicas. Já fui governador e não teria dinheiro para investir se tivesse que pagar além do teto."

DO LÍDER DO GOVERNO NO SENADO, EDUARDO BRAGA (PMDB-AM), sobre o fim do limite de remuneração salarial para servidores, em discussão no Congresso.

contraponto

Bando de loucos

Na reunião do colégio de líderes da Câmara, anteontem, o presidente Marco Maia (PT-RS) ponderou pela necessidade de se promover um esforço concentrado para votações, pois a Casa está vazia nesta semana:

-É a tradição. Últimas convenções partidárias, festejos juninos... E também tem o jogo do Corinthians!

Chico Alencar (PSOL-RJ) retrucou:

-Mas Corinthians na final da Libertadores não é uma tradição, é um fato inédito!

Os deputados corintianos, em peso na sala, reagiram:

-Não é uma tradição ainda, deputado, mas vai virar!

Nenhum comentário: