sábado, junho 23, 2012

O PT avança - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 23/06

Com a saída de Eduardo Braga (PMDB-AM) da liderança do governo no Senado, o PMDB vai perder o cargo. Braga será candidato à prefeitura de Manaus. Os líderes do partido já foram informados da intenção da presidente Dilma de nomear um senador petista para a função e decidiram que não vão comprar nenhuma briga por isso. “O cargo é de livre nomeação da presidente”, resumiu o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

Dilma e a presidência do Senado
O desejo da presidente Dil-ma de fazer o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) o próximo presidente do Senado é conhecido desde março. Na semana de 12 a 16, Dilma tratou do tema com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do partido, Renan Calheiros (AL). Para Sarney, Dilma disse que queria garantir que “alguém seu (do Sarney)” continuasse na presidência da Casa. Para o líder do PMDB, Renan Ca-lheiros, ela argumentou que o noticiário negativo voltaria se ele insistisse em comandar de novo o Senado e o aconselhou: “Você deve ser candidato ao governo de Alagoas, e eu vou te apoiar”

Nem ódio nem vingança, mas nem tampouco perdão. Trata-se de virar a página, por isso, criamos a Comissão da Verdade" — Presidente Dilma, na Rio+20

AS APOSTAS. 
O líder nas pesquisas em São Paulo, José Serra, não é a única esperança de vitória do PSDB. O presidente do partido, Sérgio Guerra (PE), à esquerda do ex-presidente Fernando Henrique, chama a atenção para as candidaturas de Zenaldo Coutinho (Belém), João Castelo (São Luiz, reeleição), Firmino Filho (Teresina), Rui Palmeira (Maceió), Luiz Paulo Vellozo Lucas (Vitória) e Reinaldo Azambuja (Campo Grande).

Garantir a Justiça
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, reuniram-se no fim da tarde de ontem. Trataram da adoção de medidas para ampliar a segurança pessoal e das famílias dos juízes brasileiros.

A retaliação
O governo brasileiro não fará anúncio oficial, mas em decorrência do golpe ocorrido no Paraguai, que provocou a queda do presidente Fernando Lugo, vai segurar os repasses de pagamentos da Itaipu Binacio-nal ao país vizinho.

O segundo resgate de Maluf
O deputado Paulo Maluf (PP-SP), candidato dos militares à Presidência (1985), sempre foi tratado como um pária desde a redemocrati-zação. Mas foi festejado pelos tucanos no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique. Maluf apoiava FH e o Real. A lua de mel demorou até descobrirem seu envolvimento com o falso Dossiê Cayman (1998). Agora, é o ex-presidente Lula quem resgata Maluf. É só uma questão de tempo para que Maluf apronte para quem lhe estendeu a mão.

PrevisívelNa cúpula do PMDB o que se afirma é que a presidente Dilma sempre soube que o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) poderia disputar a prefeitura de Manaus ou o governo do Amazonas. Épor isso que a mulher Sandra é suplente.

História
O Partido Liberal Autêntico, do lendário Domingo Laino, adversário da ditadura do Partido Colorado no Paraguai, associou-se aos seus antigos adversários para derrubar o presidente Fernando Lugo, eleito pelo voto popular.

O SECRETÁRIO -Geral da ONU, Ban Ki-Moon, é tratado, do mais graduado ao mais humilde integrante da delegação brasileira, pelo apelido de Pokemón.

NO SHOW
 da Rio+20 para as autoridades estrangeiras, ao ver as ministras saltitando, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também caiu no samba.

O DELEGADO do governo brasileiro Sérgio Paixão Pardo foi eleito presidente da Comissão de Normas da Conferência Internacional do Trabalho, da OIT. O Brasil foi eleito para a presidência pela oitava vez nas últimas dez conferências.

Nenhum comentário: