quinta-feira, junho 14, 2012

O fim do primeiro ato - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 14/06




Se Perillo e Agnelo vão chegar à segunda fase da CPI com a mesma altivez demonstrada nos depoimentos, só o tempo dirá. Ambos dependem do que virá a ser apurado na quebra dos sigilos

Aos trancos e barrancos, a CPI que investiga os negócios de Carlos Cachoeira termina seu primeiro ato com tudo que PT e PSDB lutaram para não serem obrigados a fazer: quebrar os sigilos dos dois governadores. Até aqui, os atores convidados seguiram seus scripts. Os dois governadores, no geral, se saíram bem ao apresentarem suas explicações, mas não dá para esquecer que, em seu primeiro ato na tribuna do Senado, Demóstenes Torres (sem partido-GO) também obteve o apoio de todos os colegas.

No fim de março, quando Demóstenes recebeu a solidariedade dos senadores, a CPI soava como um projeto distante. Todos desconheciam a coleção de conversas entre ele e o contraventor Carlinhos Cachoeira. Isso nos leva a crer que os dois governadores, Marconi Perillo, de Goiás, e Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, fecham esta semana como Demóstenes saiu daquele primeiro discurso. Foram bem, mas não estão livres dessa sombra da CPI sobre suas cabeças.

Para refrescar a memória, o líder do DEM, senador José Agripino (RN), comentava ontem que 44 senadores defenderam o senador goiano no início de todo esse processo. Hoje, passados quase três meses daquela sessão, Demóstenes não tem mais partido e corre o sério risco de perder o mandato parlamentar.

Se Perillo e Agnelo vão chegar à segunda fase da CPI com a mesma altivez demonstrada esta semana, só o tempo dirá. Ambos dependem do que virá a ser apurado na quebra dos sigilos a ser oficializada na sessão de hoje. Mas, no que se refere aos respectivos mandatos, eles não têm muito por que se preocupar com a CPI. Afinal, se houver qualquer surpresa indigesta lá na frente, caberá às câmaras legislativas de Goiás e do Distrito Federal decidir o futuro de cada um. Ou seja, a partir de agora, a estratégia dos dois é se voltar a seus estados no sentido de manter uma maioria na política local, em que se dará o último capítulo do festival de depoimentos dessa semana. No caso de Demóstenes, o destino está nas mãos dos senadores.

Por falar em Demóstenes...
O senador pode dormir tranquilo, pelo menos, no que diz respeito ao voto secreto. O tema só deve voltar à pauta do Senado dia 26 de junho, bem perto do recesso. Na semana que vem, tem um interstício por conta da Rio+20, a conferência de desenvolvimento sustentável da ONU. E, como já dissemos aqui, o plenário do Senado dificilmente votará a proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto aberto a toque de caixa, em tempo de avaliar o processo de Demóstenes, que fatalmente ficará para agosto.

A esperança dos senadores que torcem pelo voto aberto é o mandado de segurança apresentado ao Supremo Tribunal Federal pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) para lhe garantir o direito de votar abertamente em casos de processos de perda de mandato. O relator do pedido, ministro Celso de Melo, não concedeu nem indeferiu o pedido de liminar. Apenas pediu mais informações. Diante disso, ficamos com a impressão de que não só destino da turma do PT enroscada no processo do mensalão como também o de Demóstenes estará a cargo do STF.

Por falar em mensalão...
O PT está convicto de que tem tudo para evitar que o julgamento do mensalão contamine o horário eleitoral gratuito de rádio e tevê. Basta para isso focar a propaganda dos candidatos no debate dos problemas de cada município, ou seja, segurança pública, saúde, educação. E, claro, a imagem de Lula, o grande transferidor de votos do partido. Falta combinar com o adversário, que não deixará de mencionar o mensalão quando for oportuno. Afinal, faz parte do jogo.

Nenhum comentário: