domingo, junho 24, 2012

Mais reformas - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 24/06

O Ministério da Previdência fechou uma proposta de reforma que prevê restrição de benefício a pensionistas. Ela pretende reduzir as pensões do INSS para quem ficar viúvo de agora em diante em até 50% do seu valor. Uma das regras prevê que um novo casamento extingue o direito à pensão. O ministro Garibaldi Alves justifica: “Não basta a Previdência inaugurar prédio. A Previdência tem que ser sinônimo de justiça social.” 

Colocando panos quentes 

A presidente Dilma pediu à ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) para solucionar um problema com a família de Vladimir Herzog. O Brasil afirmou à Organização dos Estados Americanos (OEA), semana passada, que é impossível abrir investigação criminal para apurar sua morte. Rosário telefonou sexta-feira para Ivo, filho de Vlado, e acertou reunião com ele na segunda-feira à tarde, no Instituto Herzog, em São Paulo, para evitar mais constrangimentos. Ivo reclamou da decisão do governo brasileiro e ameaça devolver prêmio concedido ao instituto ano passado pela Presidência da República. 

“O PT ficar com os três líderes no Parlamento, o da Câmara (Arlindo Chinaglia), o do Congresso (José Pimentel) e o do Senado, é uma engenharia difícil” — Walter Pinheiro, líder do PT no Senado (BA) 

VAI SER DURO. Acostumado a ver o crescimento do número de prefeituras, o PT se prepara para uma queda eleitoral nas capitais este ano. Atualmente, o partido tem sete prefeitos: Recife, Fortaleza, Palmas, Vitória, Goiânia, Porto Velho e Rio Branco. As análises internas são desanimadoras. Além das dificuldades, em Recife e Fortaleza, devido a desacertos internos e com os partidos aliados, as candidaturas na maior parte das capitais não são consideradas competitivas. 

Sem convite 

O prefeito de Recife, João da Costa, vai à reunião do diretório nacional do PT, segunda-feira, para defender sua candidatura. Não teria direito a participar, pois não é do diretório. Mas a direção abrirá exceção e permitirá que ele fale. 

Qual dos irmãos? 

O PT decide na reunião do diretório se apoiará em Campina Grande (PB) Veneziano do Rêgo (PMDB), irmão do presidente da CPI do Cachoeira, Vital do Rêgo, ou Daniella Ribeiro ( PP), irmã do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. 

No encalço de Marconi Perillo 

O relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), está decidido a desvendar a venda da casa do governador Marconi Perillo. Esteve duas vezes em Goiânia, semana passada, e aposta no depoimento do arquiteto Alexandre Milhomem. Ele foi contratado pela mulher de Cachoeira, Andressa, por R$ 50 mil, para fazer a reforma da mansão. Para Odair, quem mora em casa emprestada não desembolsa uma quantia destas só para fazer um projeto, além dos custos da obra. 

E agora? 

O governo se depara esta semana com assembleias de diversas categorias que pressionam por aumento. PF e Receita ameaçam fazer greve, se não tiverem seus salários reajustados. O governo resiste. Difícil chegar a um entendimento. 

Trabalho sem fim 

A CPI aprova requerimentos sem parar. A sala-cofre está entupida de documentos, muitos nem tocados. A quebra do sigilo telefônico da Delta ampliará o problema: extratos de 2.447 linhas de celular chegarão nos próximos dias. 

FORÇA-TAREFA: De posse de todos os áudios das operações Vegas e Monte Carlo, a CPI escalou 15 técnicos para ouvir e comparar com o material editado, que está nos dois inquéritos. 

A DESTITUIÇÃO do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, vai salvar a próxima reunião do Mercosul, dias 28 e 29, em Mendoza, na Argentina. Antes, a reunião seria esvaziada e apenas para cumprir tabela. 

SESSÃO DE CINEMA. Integrantes da CPI do Cachoeira estão ávidos para assistir às dezenas de vídeos de políticos que foram gravados pelos estúdios Carlos Cachoeira. A torcida é grande. 

Nenhum comentário: