quarta-feira, junho 13, 2012

LISTA DE CHAMADA - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 13/06

Três alunos transexuais de faculdades de SP conseguiram o direito de serem chamados por seus nomes sociais, e não pelo que consta em seus RGs. Dois deles nasceram mulheres e pediram para ser chamados pelos nomes masculinos que adotaram -um deles, na formatura. No terceiro caso, um jovem adotou a identidade feminina.

LISTA 2
A intervenção, em nome dos alunos, foi feita pela Defensoria de SP. O órgão alegou que as faculdades são concessionárias do serviço público de educação e precisam respeitar o decreto estadual que determina aos órgãos públicos que usem os nomes sociais das pessoas.

LISTA 3
As faculdades que concordaram com a Defensoria foram a Unip de Campinas, o Senac Santo Amaro e o Centro Claretiano, em Batatais.

CRACOLÂNDIA
Além de pedir indenização de R$ 40 milhões ao governo de SP por causa da operação da cracolândia, o Ministério Público pedirá investigação que identifique quem foram os comandantes da iniciativa. Os promotores pretendem responsabilizá-los individualmente.

É PRA JÁ
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) apresentará na Rio+20 pesquisa feita com 60 executivos de algumas das maiores empresas do Brasil sobre o tema: 84% responderam que a sustentabilidade é "parte do desenvolvimento econômico e social". E 16% disseram que é um problema das próximas gerações. Em outra sondagem, 75% afirmaram acreditar que os investimentos na área vão aumentar nos próximos dois anos.

LULA LÁ
Lula foi convidado para inaugurar a mostra "Portinari + Brasileir@s" na Arena Socioambiental da Rio+20, no sábado. Está prevista palestra dele sobre "erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável". Na cerimônia devem estar presentes os ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

ESTRELA
Uma das preocupações da equipe de Dilma Rousseff durante a visita do rei Juan Carlos, da Espanha, ao Brasil na semana passada era saber se a suposta namorada dele, Corinna Zu Sayn, apareceria por aqui. Ninguém percebeu sinal dela na comitiva.

TURMA DA MARISA
A turnê "Verdade uma Ilusão", de Marisa Monte, conta com nove músicos, 30 pessoas nos bastidores e dez toneladas em equipamentos. Ela estreia série de shows em São Paulo a partir do dia 21, no HSBC Brasil.

MOLDURA
O grupo Patronos da Arte Contemporânea do Acervo da Pinacoteca de SP já conseguiu arrecadar R$ 250 mil. A primeira reunião para decidir quais obras serão compradas com a quantia arrecadada será após a abertura Bienal de SP, em setembro.

ATOR PRINCIPAL
O ator Marcos Palmeira, que produz alimentos orgânicos e milita na causa ambiental, não está otimista com a Rio+20. "Sem os grande países, como EUA e China, fica difícil termos alguma mudança." Palmeira vai participar do evento.

DIAMANTE NEGRO

Titina Bilton, da Agenda Black, reuniu empresárias e socialites na joalheria de Jack Vartanian, nos Jardins, anteontem, para evento em prol do Verdescola, de Maria Antonia Civita; o dinheiro da venda de pulseiras de ouro branco e diamante negro foi revertido para o projeto, que promove educação socioambiental em escolas de SP.

PRAIA PAULISTA

Os atores Caco Ciocler, Fernanda Paes Leme e Fernanda Souza e o cantor Thiaguinho conferiram os desfiles do primeiro dia da SPFW, anteontem, na Bienal. A cantora Maria Rita foi à apresentação de Fause Haten.

MULHERES DE PRETO

A atriz Luana Piovani (à esq.) e a cantora Zélia Duncan serão as mestres de cerimônia do Prêmio da Música Brasileira, hoje, no Rio. O organizador da festa, José Mauricio Machline, queria alguém ligado à música na apresentação e convidou Zélia; já Luana havia lhe contado que adoraria estar no palco. A figurinista Sonia Soares escolheu smoking e vestido, ambos pretos, para cada uma. "A Luana está com o corpo ótimo dois meses após dar à luz", diz Sonia.

CURTO-CIRCUITO

Natalia Brizuela lança hoje o livro "Fotografia e Império - Paisagens para um Brasil Moderno", no centro de convenções da Faap, às 19h30.

A ópera "Dido and Aeneas", de Henry Purcell, será apresentada hoje no Club Homs, na avenida Paulista, às 20h. Livre.

O indiano Pavan Sukhdev abre hoje simpósio sobre meio ambiente do Pnuma (Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente) sobre economia verde, no Sesc Pinheiros, às 9h.

Matthieu Chedid -M se apresenta hoje no Na Mata Café, às 23h, em SP. Classificação: 18 anos.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: