segunda-feira, junho 25, 2012

Inimigos íntimos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 25/06

Postergada para a undécima hora, a escolha do vice de José Serra conflagrou o embate entre Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab. O governador advoga a indicação de um tucano para o posto, mas o prefeito bate o pé: acha que só a presença de um ex-secretário do PSD na chapa garantiria a defesa plena de sua gestão na campanha. Alckmin joga com uma vantagem: a solução para o DEM, terceiro elemento no tabuleiro, passa pelo espaço reservado à sigla no governo paulista.

Psiu! O tema era tabu na convenção de ontem. Kassab pediu que seu candidato, Alexandre Schneider, submerja até a decisão. Andrea Matarazzo e Édson Aparecido, nomes do PSDB, tiveram participação discreta no evento. Rodrigo Garcia (DEM) nem sequer foi mencionado.

W.O. A ausência de FHC frustrou os tucanos, que homenagearam Ruth Cardoso.

Iluminado Kassab subiu ao tablado sob aplausos e vaias. O barulho partiu sobretudo dos pré-candidatos do PSDB a vereador que ficaram sem legenda após a coligação proporcional. No meio de sua fala, os holofotes apagaram. "Ele tem luz própria", brincou um convencional.

Não deu O prefeito tentou, sem sucesso, incluir o PV no chapão para a Câmara.

Ponta do lápis Hubert Alqueres, ex-secretário de Educação, chefiará a redação do plano de governo serrista.

Calculadora O PT só espera o aval do PSB para entregar ao PC do B o posto de vice. Hoje, Fernando Haddad discute com os socialistas o espaço da sigla na campanha e o enxugamento da chapa de candidatos a vereador, necessário após a adesão do PP.

Agora vai? O inflamado discurso de Paulo Skaf na convenção de ontem na Sé aliviou Gabriel Chalita. Havia dúvida quanto ao empenho do presidente da Fiesp, que mira a eleição de 2014, na campanha do peemedebista.

Institucional Relator do mensalão no STF, o ministro Ricardo Lewandowski tem demonstrado surpresa com o silêncio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em relação à forma como a corte trata o caso. O presidente da entidade, Ophir Cavalcante, sempre defendeu que o julgamento fosse agendado.

Sumário Advogados que atuam no caso fazem coro aos reparos de Lewandowski e apontam pressa inédita nos ritos que precedem o julgamento. Em média, o tempo utilizado pelos revisores em processos com apenas um réu -no mensalão são 38- é de seis meses.

Fla-Flu O departamento jurídico do PT decidiu pedir o impedimento de Gilmar Mendes e do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, caso haja manifestações do Ministério Público para que José Dias Toffoli deixe de votar por seus vínculos passados com o partido e com réus.

Deadline Os tribunais de todo o país terão 10 dias para informar ao Conselho Nacional de Justiça como vêm aplicando a Lei de Acesso à Informação. A determinação é do grupo de trabalho que regulamentará a legislação no âmbito do Poder Judiciário, presidido pelo ouvidor do CNJ, Wellington Saraiva.

Diplomacia O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentará hoje requerimento à Comissão de Relações Exteriores do Senado convidando o ex-presidente Fernando Lugo a explicar as circunstâncias do impeachment que sofreu no Paraguai.

Companheiro Em solidariedade a Lugo, as centrais Força Sindical, UGT e CTB engrossarão manifestação contra seu afastamento prevista para hoje à tarde no consulado paraguaio em São Paulo.

Tiroteio

Se Serra lança slogan provisório em defesa de Kassab é porque sabe que no definitivo terá de abandonar o prefeito e sua rejeição.

DO PRESIDENTE DO PT PAULISTANO, ANTONIO DONATO, sobre o lema "Para São Paulo seguir avançando", adotado pelo tucano para o início da campanha.

Contraponto

Zona do agrião

O presidente da Embratur, Flávio Dino, participava de audiência pública na Câmara sobre turismo internacional. Na sua vez de falar, o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) fez longa exposição sobre as vantagens do Brasil em relação a outros países do mundo.

-A hora é do turismo do Brasil. A bola está na pequena área, só falta a Embratur chutar e fazer o gol.

Dino aproveitou a presença do deputado Romário (PSB-RJ), sentado à primeira fileira, e se antecipou:

-Resolvido! Vou pedir demissão e sugerir a nomeação do Romário. É o nosso maior craque na pequena área.

Nenhum comentário: