sábado, junho 30, 2012

Feira livre - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 30/06

Antes mesmo da decisão que deu tempo de TV ao PSD, políticos já recolhiam assinaturas pelo país para fundar legendas de olho em 2014. Pelo menos dois novos partidos têm mais de 300 mil adesões e estão prontos para serem oferecidos a parlamentares insatisfeitos em suas siglas. O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), por exemplo, articula a criação do Partido da Força, "mais de centro-esquerda'', ainda sem estimativa de seguidores. "Vou conversar na semana que vem."

Pega leve Aliados de José Serra tentaram demover Campos Machado da aliança do seu PTB com Celso Russomanno, fechada anteontem. Ante o insucesso da missão, propuseram pacto de não-agressão ao tucano. Mas ouviram que Russomanno não amenizará o discurso por ora.

Pitbull Tucanos temem conduta hostil do candidato do PRB nos debates, já que a sigla é aliada nacional do PT.

Habeas corpus Presidente do PTB paulista, Campos Machado foi advogado de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal e controlador da TV Record, onde hoje trabalha Russomanno.

Goleada Com a defecção dos petebistas, chega a cinco o número de partidos da base de Geraldo Alckmin que disputam a prefeitura paulistana em voo solo ou associados a rivais de Serra. Além do PTB, estão nesta situação PSB, PP, PDT e PPS.

Sem estrelas Lula e Marta Suplicy não devem comparecer hoje à convenção do PT que referendará o nome de Fernando Haddad. A solenidade, prevista para as 15h no salão nobre da Câmara de São Paulo, terá discursos rápidos do candidato e da vice, Nádia Campeão (PC do B).

Com estrelas O ex-presidente e sua mulher, Marisa Letícia, acompanharão Luiz Marinho no evento que formalizará seu nome à reeleição, às 11h, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo. À ocasião, Marcos Cláudio da Silva, filho de Lula, será lançado candidato a vereador.

Fico A despeito dos atritos com dirigentes tucanos que o afastaram da convenção do PSDB, Wesley Goggi permanecerá à frente da ala jovem da campanha de Serra. A decisão foi do candidato.

Cacife Dilma Rousseff mandou buscar o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, no meio da madrugada, em jatinho da FAB, para ajudar a formatar juridicamente a suspensão do Paraguai do Mercosul.

Lastro Adams participou de café da manhã em que foi debatida a decisão, com Dilma, Cristina Kirchner e José Mujica. A presidente queria que a punição fosse bem fundamentada, eliminando a impressão de que o bloco agiu com "voluntarismo".

Maioria Enquete feita pela FSB Pesquisa com 220 deputados federais brasileiros mostra que 56% consideram ter havido quebra da regra democrática no impeachment de Fernando Lugo.

Controverso Já a suspensão do Mercosul não é tão majoritária: 34% apoiam a medida, contra 22% que dizem que, a despeito da decisão não-democrática, o Paraguai não deveria ser punido. Outros 36% afirmaram que não houve quebra da regra democrática no país.

Sob alerta O Planalto já foi avisado que eventuais ataques a Guido Mantega (Fazenda), como dossiês, partirão do grupo ligado ao PT que não viu atendidos pleitos pela ocupação de mais cargos no Banco do Brasil.

Prioridade Após lançar o "PAC dos equipamentos", Dilma conversou com os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) para propor um pacote robusto de obras nos respectivos setores.

Siameses O modelo de licitação para projetos das duas pastas, como creches e UPAs, será o mesmo, para acelerar a execução. O tema será discutido em audiência pública na semana que vem.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"A decisão do STF de derrubar a fidelidade partidária e redistribuir tempo de rádio e TV equivale a reabrir o 'bataclã' partidário."

DO DEPUTADO ONYX LORENZONI (DEM-RS), comparando a troca de siglas esperada após a decisão do STF sobre o PSD ao bordel da novela "Gabriela".

contraponto

Melhores amigas

A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), defensora dos ruralistas, vive fase "só love" com a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Na terça, após audiência pública, foi até a ambientalista:

-Faço questão de dar um beijinho na minha ministra.

Um colega de Izabella que viu a cena não resistiu e disse para a ministra do verde:

-Se fotografam isso você está liquidada!

Nenhum comentário: