sábado, junho 02, 2012

Cortina de fumaça - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/06

Desde que a CPI decidiu convocar para depor o governador Agnelo Queiroz (DF) que os petistas estão empenhados em esconder o que aconteceu. Acusam o culpado de sempre, o PMDB, pela decisão. Os fatos, no entanto, apontam para a responsabilidade do PT. Os petistas não procuraram os representantes do PP e do PSC para tentar evitar o depoimento. “Ninguém do PT pediu nada. Se o Agnelo quiser reclamar, que se dirija ao partido dele”, afirma o deputado Hugo Leal (PSC-RJ).

O PMDB e o PT fugiram da raia
Os maiores partidos do Congresso, o PT e o PMDB, estão na defensiva na CPI.Ambos eram contra a quebra do sigilo da Delta, mas votaram a favor. Isso ocorreu porque o PT não queria arcar com o ônus dessa decisão. No dia anterior, exigiu que o PMDB assumisse o encaminhamento contrário. Como os peemedebistas não tiveram peito de fazê- lo na reunião da CPI de terça-feira, os petistas se sentiram liberados. O primeiro a votar, o senador José Pimentel (CE), disse: “Como não há ninguém contra, eu voto ‘sim’.” Os outros petistas votaram “sim”, à exceção do deputado Cândido Vaccarezza (SP), que disse “não”.

O líder Jilmar Tatto (PT), com seu jeito Tatto de ser e, às vezes, faltando tato, fez insinuações sobre posicionamentos do PMDB dentro desta CPMI. Os integrantes do PMDB votaram exatamente igual ao PT” — Luiz Pitiman (PMDB-DF), deputado federal

PACOTE AMBIENTAL. A presidente Dilma anuncia terça-feira os programas Recicla Brasil e Brasil sem Lixão dentro do pacote do Dia do Meio Ambiente, preparado pela ministra Izabella Teixeira. Serão editados seis medidas provisórias, um decreto e um projeto de lei para facilitar o acesso aos recursos genéticos da flora e da fauna. O pacote também prevê a criação de novas áreas protegidas e institui política de produção orgânica.

ConcertaçãoPara evitar a tentação de uma revanche, o PMDB optou por não indicar o deputado Paulo Piau (PMDBMG), relator do Código Florestal, que sofreu vetos da presidente Dilma, para a função de relator revisor da MP do Código Florestal.

O canto da sereia
O PSB é cético quanto às chances de o deputado Márcio França (PSB-SP), que está reassumindo, concorrer à presidência da Câmara. “O PSB não tem número para bancar uma candidatura”, resume seu vice-presidente, Roberto Amaral.

Nova identidadeSônia Vaz Monteiro Bordoni, mulher do jornalista Luiz Carlos Bordoni (que recebeu da Alberto & Pantoja, empresa-fantasma, pagamento da campanha de Marconi Perillo em 2010), mantinha perfil no Facebook até quinta-feira com o nome completo e local de trabalho: o Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás. Ontem de manhã, retirou o Bordoni de seu nome e o local de trabalho da página. À tarde, em seu Facebook, registrou: “Vida louca vida”, trecho de música de Lobão. E, em seguida, comentou: “O bicho tá pegando...”

Frente ampla
O grupo da Câmara que analisa a revisão das dívidas dos estados com a União propõe mudança na Lei de Responsabilidad Fiscal. Os governadores Geraldo Alckmin, Sérgio Cabral, Antonio Anastasia e Tarso Genro apoiam.

Pragmatismo

O PSD fez aliança nas capitais para as eleições municipais com os candidatos dos governadores Geraldo Alckmin (SP), Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE), Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Roseana
Sarney (MA).

OS TUCANOS estão irritados com a atuação da Polícia Federal e do Ministério Público no escândalo Carlos Cachoeira. Consideram que eles tentam repetidamente vender a tese de que o governador Marconi Perillo (GO) era do grupo do contraventor.

OS REPRESENTANTES
 do PSOL na CPI são os únicos que continuam trabalhando e levantando informações com o objetivo de levar o governador Sérgio Cabral (RJ) para depor na Comissão.

O JORNALISTA
 Wladimir Gramacho deixou a empresa de assessoria e consultoria FSB. Ele vai trabalhar no Planalto na área de pesquisas de opinião e imagem.

Nenhum comentário: