sábado, junho 23, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Nem multa de trânsito é julgada tão rápido”

Fernando Lugo sobre o impeachment que o destituiu da presidência do Paraguai

UNASUL FAZ PAPEL DE BOBA NA CRISE DO PARAGUAI

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul), reunida com o Brasil em Assunção, vê “ruptura democrática” no pedido de impeachment do presidente Fernando Lugo, com a habitual arenga dos “companheiros” Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia, e ameaça “aplicar as cláusulas democráticas do Mercosul”, mas esqueceu que o Congresso paraguaio ainda não ratificou o protocolo de Ushuaia II.

EXÉRCITO DA SALVAÇÃO

O protocolo, assinado por Lugo, estabelece medidas drásticas, como fechamento de fronteiras, em caso de “ruptura democrática”.

CONGRESSO SOBERANO

Qualquer medida “contra o golpe” seria um golpe na democracia paraguaia: o pedido de impeachment foi aprovado por maioria na Casa.

DESFORRA

O fanfarrão Hugo Chávez também não engole o Congresso paraguaio, que barrou a entrada da Venezuela no Mercosul. O Brasil topou.

FILME VELHO

Breve, na Embaixada do Brasil em Assunção, Paraguai: “O asilo de Fernando Lugo”.

ALIANÇA LULA-MALUF PÕE SUPLICY EM SAIA JUSTA

Eduardo Suplicy enfrentou saia justa ao entrar no avião de Brasília para São Paulo, quinta. Na primeira fileira, Paulo Maluf exclamou: “Eduardo, estamos juntos!”. Mais atrás, o ex-deputado Flávio Bierrenbach, que foi ministro do Superior Tribunal Militar, levantou a voz: “Que vergonha, Suplicy! Os fins justificam os meios?”. Constrangido, o senador balbuciou curto e confuso discurso tentando justificar a aliança PP-PT.

INDIGESTO

Lula esquece o ditado “esperteza demais engole o dono”: tal qual os almoços, também não existe “Maluf grátis”.

CONVENÇÃO

Candidato em Natal, Hermano Moraes (PMDB) lançará candidatura dia 30 contra a prefeita Micarla Sousa (PV), que tem 82% de rejeição.

QUENTÃO

O ministro Ricardo Lewandovski deveria entregar o relatório do mensalão hoje, quando é grande o número de quadrilhas dançando.

LUGO, O MALA

Muitos dos que reclamam do impeachment do paraguaio Fernando Lugo jamais se importaram com suas vítimas de assédio sexual, inclusive menores, nas quais o então bispo fez incontáveis filhos.

A TRAGÉDIA DE DUAS VIDAS

O drama de Marco Archer Moreira, 50, que será fuzilado na Indonésia por tráfico de drogas, esconde outro: a morte há dois anos da mãe, d. Carolina, que ia muito a Jacarta. Certa vez ela disse, comovida, à coluna confiar que o Brasil conseguiria o perdão do presidente indonésio.

NEM AÍ PARA A RIO+20

Enquanto a Rio+20 discutia o sexo dos anjos, os grandes poluidores se divertiam: o presidente chinês Hu Jintao passeava nas Ilhas Canárias e a chanceler Angela Merkel assistia a Alemanha x Grécia, pela Eurocopa.

ÓLEO+20

Em plena Rio+20, o Ministério Público capixaba investiga suposto dano ambiental da Petrobras e da Transpetro no terminal em Linhares, área de proteção a tartarugas marinhas. As coitadas engolem óleo todo dia.

NÃO ENCAIXA

Como recompensa por suas denúncias contra o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, o delator Durval Barbosa obteve perdão judicial por comprar sua mansão com dinheiro público desviado. Curiosamente, o crime é de 2006, no governo de Joaquim Roriz, inimigo de Arruda.

NASCE UMA ESTRELA

A atuação do embaixador na Austrália, Rubem Barbosa, promovendo a aproximação dos dois governos como nunca houve, explica por que os brasileiros estão entre os diplomatas mais respeitados do mundo. Ele assessorou Dilma e Edison Lobão no Ministério de Minas e Energia.

RAQUETADA NO BOM SENSO

No Galeão, em nome da “segurança”, a estupidez perdeu o limite na Rio+20. Quem embarcava para um torneio de tênis na Bahia teve a raquete apreendida. A menos que fosse despachada como bagagem.

DÉCADA DE 70

O jornalista Antonio de Pádua Gurgel lança no dia 28, em Brasília, seu livro Jornal da Década de 70, resgatando o papel e a importância da imprensa alternativa na capital, entre 1968 e 1979, ano da anistia.

PENSANDO BEM...

... “Até Lugo, Fernando”.

PODER SEM PUDOR

TRILHA DO SUCESSO

Jovem ambicioso, Marcus Vinicius Pratini de Morais foi nomeado oficial de gabinete do presidente Arthur da Costa e Silva e logo seria designado a fazer companhia ao general, que era madrugador, em caminhadas matinais nos jardins do Palácio Alvorada. Contam seus colegas de governo, na época, que Pratini procurou o então prefeito de Brasília, Wadjô Gomide (na época não havia governador), informando que o nível do Lago Paranoá subira um pouco e invadira alguns centímetros da trilha da caminhada, o que poderia molhar o par de tênis do ditador. Gomide mandou abrir as comportas, a fim de que as águas recuassem, e comentaria com auxiliares: “Esse garoto vai longe”. Foi mesmo: acabaria ministro da Indústria do governo Médici, (1970), Minas e Energia de Collor (1992) e Agricultura de FHC (1999).

Nenhum comentário: