domingo, junho 17, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Não existe luz no fim do túnel para a crise na Europa”
Presidente Dilma esquecendo a história de “300% preparados para a crise”

PEC PODE FIXAR MANDATO PARA MINISTRO DO STF

A Proposta de Emenda Constitucional articulada secretamente, que pretende fazer do Senado instância de recurso para decisões do Supremo Tribunal Federal, inclui outra iniciativa polêmica: acabar a vitaliciedade dos mandatos dos ministros. Pretende-se adotar o modelo de cortes supremas da Alemanha e da França, cujos ministros têm mandato. No caso do Brasil, o mandato seria de no máximo 12 anos.

VITALICIEDADE

O modelo brasileiro é semelhante ao americano. Lá, como cá, ministros têm mandatos vitalícios. No Brasil, ficam até a aposentadoria, aos 70 anos.

TEM REMÉDIO?

A Câmara Legislativa do DF comprou R$ 14 mil em medicamentos para atender suas excelências e servidores. A conta é paga pelo cidadão.

PÉ NA ESTRADA

Presidente do PMDB, Valdir Raupp participa hoje do lançamento de Teresa Jucá, ex-mulher de Romero, na disputa em Boa Vista (RO).

FILHO PRÓDIGO

José Irenaldo Ataíde, diretor da Infraero, não nega as raízes. Desde a sua nomeação, a estatal patrocina o São João de Campina Grande.

PERILLO PASSA ‘RASPANDO’ NO DETECTOR DE MENTIRAS

Com a tensão controlada e “sem culpa”, o governador Marconi Perillo (PSDB) passou por pouco no teste do detector de mentiras israelense, em seu depoimento na CPI do Cachoeira, segundo o laudo do perito em veracidade da Truster Brasil, Mauro Nadvorny. Ele disse a verdade ao negar propina em seu governo e telefonemas para Cachoeira, mas mentiu ao afirmar que “nunca teve relação” com o contraventor.

PROBLEMA CASEIRO

O laudo diz que Perillo mentiu ainda sobre o interesse do ex-vereador Vladimir Garcez em comprar sua casa, pagando-lhe com três cheques.

PROBLEMA BANCÁRIO

O governador de Goiás não mentiu ao afirmar que os cheques foram para sua conta e ao dizer que a venda da casa foi declarada à Receita.

PRESTÍGIO

O laudo do perito diz ainda que Marconi Perillo foi verdadeiro ao afirmar que é vítima de pessoas que “buscam prestígio” utilizando seu nome.

ESTÁ EM TODAS

O Ministério Público em Goiás abriu inquérito para apurar suposta “lavagem” de R$ 6 milhões da Prefeitura de Goiânia com a Delta, através da GM Comércio de Pneus, do ex-servidor Alcino de Souza.

FARÁ FALTA

O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), diz compreender a decisão de Eduardo Braga (PMDB-AM) de trocar o Senado pela candidatura a prefeito de Manaus, mas acha que ele fará falta ao governo Dilma.

RASANTE NO BRASIL

A agência de análise de risco Fitch Ratings teme colapso do setor aéreo diante da Copa e das Olimpíadas, pelo desequilíbrio entre receita e custos, e aumento da demanda: “Há margem limitada para o erro.”

GREVE NA AGU

Os advogados da União ameaçam parar em todo o País, descontentes com a negociação salarial, e acusam a AGU de descaso. Eventual greve pode prejudicar as obras da Copa e do PAC, porque os AGUs acompanham as licitações e analisam a legalidade das contratações.

NÃO SABE DE NADA

O Pão de Açúcar diz que é “rigoroso” com a qualidade dos produtos e “desconhece” que latas de leite Taeq de 300g, lacradas, tinham menos de 200g. Mas a consumidora roubada é uma editora desta coluna.

AGORA É TARDE

Para o senador Armando Monteiro (PTB-PE), foi por água abaixo a aliança entre PT-PSB nas eleições do Recife: “Eduardo Campos quer lançar alguém de perfil técnico. Se o PT tivesse decidido por Humberto Costa no início, não estaríamos assim”.

CASO DE POLÍCIA

A família do estudante brasileiro Roberto Curti, 21, morto há 3 meses em Sydney, com 3 tiros de pistola taser da polícia, apelou à TV australiana contra o mistério no assassinato. Até agora não se sabe o nome dos policiais envolvidos.

FALTA QUÓRUM

A senadora Ana Rita (PT-ES) reclama da dificuldade para completar a cota de 30% de mulheres candidatas a prefeita ou vereadora: “Dos 78 municípios capixabas, apenas oito tem candidata mulher”.

PERGUNTA NO ESPELHO

Ex-mulher é para sempre, e a ex de Cachoeira vai depor na CPI. Mas por que todo mundo só deu atenção à convocação da atual, Andressa? 

PODER SEM PUDOR

DOADOR SOLÍCITO

Juarez Távora era candidato a presidente e foi a São Luís (MA) com o governador de São Paulo, Jânio Quadros, que o apoiava. Momentos antes, Adhemar de Barros, adversário de Jânio, deixava o mesmo hotel que receberia a dupla, quando o abordaram pedindo dinheiro para “entidades beneficentes”. Solícito, Adhemar prometeu uma doação generosa, mas o pedido deveria ser feito à “pessoa certa”, prestes a chegar: “É o dr. Jânio Quadros”. Os pedintes ficaram animados e Adhemar deu mais uma dica:

– Se ele não quiser dar, insistam. O homem é um tremendo pão-duro.

Nenhum comentário: