sexta-feira, junho 01, 2012

Caixinha de maldades - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/06

Após a convocação de Agnelo Queiroz (DF) à CPI do Cachoeira, partidos aliados de Dilma Rousseff tramam novo sobressalto ao PT. Com anuência do PMDB, o PSC requisitou a convocação da ministra Miriam Belchior (Planejamento) e de Erenice Guerra (ex-Casa Civil) para explicar os contratos da Delta no PAC.

A ideia, segundo os artífices da manobra, é colocar o Planalto sob a mira da comissão. A estratégia é amparada sobretudo na insatisfação de siglas como PTB, PR e PP, que perderam postos estratégicos no governo. "Se o PT não fizer composição rápido, vai ser golpe atrás de golpe", reconhece um grão-petista.

Onde pega A relação entre os dois maiores partidos da base desandou quando o PMDB evitou embarcar na ofensiva petista contra a mídia. Em seguida, o PT avalizou a quebra de sigilo da Delta nacional, até então blindada pelos peemedebistas.

Roupa suja De um deputado do PT, sobre a articulação peemedebista que, com votos de outros partidos, poupou Sérgio Cabral e levou Agnelo à CPI: "Existe lavagem de dinheiro. O PMDB, anteontem, lavou votos".

Múltipla escolha Em enquete no seu site, Anthony Garotinho (PR-RJ) pergunta quem pagou os honorários de Márcio Thomaz Bastos na defesa de Carlinhos Cachoeira. O deputado apresenta cinco opções: Cabral, Fernando Cavendish, Demóstenes Torres, Agnelo e Marconi Perillo.

Timing 1 Ricardo Lewandowski faz circular nos bastidores do STF que o imbróglio entre Lula e Gilmar Mendes não interferirá no cronograma de revisão do ação penal do mensalão. Quem acompanha a rotina do Supremo diz que qualquer gesto do ministro agora sugeriria pressão.

Timing 2 O Planalto foi avisado de que funcionários dos ministérios das Relações Exteriores e do Meio Ambiente estudam entrar em greve, reivindicando aumento salarial, durante a Rio+20.

Protocolo Aprovado anteontem, o indicativo de candidatura própria do PSB paulistano foi articulado pela cúpula estadual e municipal para documentar a resistência de ala expressiva da sigla à provável aliança com Fernando Haddad. Socialistas aliados de Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab querem dar ao acordo com o PT o carimbo de decisão vertical.

W.O. Ausente da sabatina da Recordnews, José Serra não foi o único político a deixar a emissora de TV na mão nos últimos dias. Na semana passada, o ex-ministro José Dirceu desmarcou de última hora entrevista que concederia ao canal de notícias controlado pela Igreja Universal.

Oremos O núcleo evangélico da campanha de Serra fez encontro inaugural ontem. Hoje, Haddad vai à Cúria Diocesana de Santo Amaro falar com padres e bispos.

Cansei Pré-candidato do PTB, Luiz Flávio Borges D'Urso foi convidado pela bancada tucana na Câmara de São Paulo para discursar hoje em seminário que discutirá os "recentes fatos que envolvem os três Poderes".

Terceira via O PMDB lançou ontem Mário Kertész à Prefeitura de Salvador, sepultando a chance de aliança com ACM Neto (DEM). A campanha reeditará a disputa entre Geddel Vieira Lima e Jaques Wagner, do PT, que apoia Nelson Pellegrino.

Visita à Folha Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Hudson Carvalho, assessor.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Esse PSDB que protege Sérgio Cabral não merece respeito. Todos os governadores devem explicações. Votar para esconder fatos é se igualar a eles."

DO EX-DEPUTADO MARCELO ITAGIBA (PSDB-RJ), criticando em seu Twitter a conduta de colegas de partido que votaram contra a convocação do governador fluminense para depor à CPI do Cachoeira.

contraponto

Chão de fábrica

Após impasse na reunião de ontem no Planalto sobre isenção de Imposto de Renda na PLR, Miguel Torres (Força Sindical) pediu que representantes do governo deixassem a sala para que os sindicalistas fechassem contraproposta. Ao se levantar, Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), que dirigia os trabalhos, disse:

-Quero que vocês levem em consideração que, apesar da dura negociação, nós não somos patrões.

Torres interveio, deixando Carvalho ruborizado:

-Mas a proposta apresentada é [de patrão]!

Nenhum comentário: