sexta-feira, junho 15, 2012

Alô, fiscalização - SONIA RACY


O ESTADÃO - 15/06

Ao tentar baratear obra, o consórcio Andrade Mendonça, BWA e Construtora Galvão está gerando reações.

A Eheim –fabricante das cadeiras definidas como apropriadas para o estádio do Castelão, em Fortaleza – descobriu que o consórcio encomendou todos os 66,5 mil assentos na China. Iguaizinhos ao modelo patenteado pela empresa alemã.

E acionou a matriz e autoridades chinesas contra a falsificação feita por fábricas locais.

Fiscalização 2
Pelo que se apurou, a cópia custa 40% menos e, diferentemente do que exige a lei brasileira, é feita com material inflamável.

De gatos e lebres
A nota fiscal jurava que o contêiner abrigava 80 quilos de lula congelada. Mas o que o Ibama encontrou no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza, foram 248 kg de… lagosta. E mais da metade com tamanho bem abaixo do permitido.

O instituto está, agora, à caça do importador.

Cariocas
Dois eventos importantes durante a Rio+20. Israel Klabin comemora os 20 anos de sua Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Sábado, em São Conrado.

E Richard Branson, do Virgin Group, reúne trio do grupo The Elders em almoço, dia 19. Entre eles, FHC. Na pauta, paz, justiça e direitos humanos.

Dúvida cruel
Há ceticismo para dar e vender sobre o resultado da Rio+20. Falta, entretanto, clareza sobre o que seria possível extrair de concreto das negociações. Se ninguém espera nada, como muitos têm soprado aos quatro ventos, cabe a pergunta: o que seria mesmo “um fracasso”?

Redondo
O mercado financeiro não gostou do novo plano de negócios da Petrobrás – aprovado, quinta-feira, pelo conselho.

A estatal acredita que foi por falta de maiores explicações, que seriam dadas esta semana. Por causa da Rio+20, a “falação” foi adiada para dia 25. Com direito, depois, a road-show em NY e Londres.

Noivado
A aliança entre PSD e PT em São Paulo não enterrou costura de Kassab e Eduardo Campos para lançar candidato à presidência da Câmara e enfrentar Henriqu e Eduardo Alves, do PMDB.

O plano é atrair, ainda, o PC do B para a empreitada.

Noivado 2
Ao que tudo indica, a aliança em 2013 seria uma prévia da disputa presidencial em 2014, quando Campos pretende se juntar a Kassab para desbancar o PMDB da parceria preferencial com Dilma.

Noivado 3
No PSB, o nome lembrado para a Câmara é o de Márcio França, presidente do PSB paulista.

O deputado deixou o governo do tucano Alckmin depois que a cúpula nacional de seu partido ordenou apoio a Haddad na eleição para a Prefeitura.

Rock’n’angels
Quem for ao ferro-velho Cicloaço assistir ao desfile da Cavalera, sábado, se deparará com anjos.

Daniela Thomas inspirou-se em Asas do Desejo, do diretor alemão Wim Wenders. Todos vestidos de preto, os querubins terão asas brancas e representarão a estética rock’n’roll religiosa do tema, “Salvador Rocks”.

Luz das estrelas e brilho dos paetês
Ivete Sangalo, Alcione, Cauby Peixoto. Os gêneros musicais são bem diferentes, mas os figurinos… A baiana, a maranhense e o rei da voz escolheram brilhar durante cerimônia de entrega do Prêmio da Música Brasileira, segundo publicou ontem o E+ do Estadão online.

Ivete, super em forma num vestido colado e brilhoso, cintura marcada e decote apenas nas costas, poderia levar o troféu da mais bem vestida. Alcione, que por vezes peca pelo exagero, arrebentou toda de preto. Cauby, premiado como melhor cantor, combinou blusa e gravata brilhantes com terno mais sóbrio do que o habitual. Já Gaby Amarantos chegou parando o foyer do Municipal carioca com um inacreditável arranjo de cabeça de penas altas e LEDs vermelhos (ver acima). O vestido, do tipo envelope, mostrava silhueta enxuta.

No palco, muita animação entre Gaby e Zeca Pagodinho, incluindo medley de discursos feminino e masculino. Brincaram de se paquerar e até deram selinho no fim do número. A cantora trocou de roupa: surgiu com um estranho vestido que parecia uma camiseta costurada a uma anágua. Na cabeça, outro arranjo, que acabou se soltando no meio de uma música. A paraense nem badalou na festa que se seguiu, no Jockey Club, para a qual a maioria rumou: estava com febre alta e correu para a cama.

Quem também “causou”, como de costume, foi Luana Piovani, apresentadora, com Zélia Duncan. Começou a noite de terninho, enquanto Zélia, que, em geral, adota looks menos femininos, estava com um vestido de baile. No meio da noite, trocaram de estilo, e Luana, já com o mesmo corpo de antes da gravidez (ela deu à luz no fim de março), surgiu com um vestido preto de paetês glamouroso, cabendo a Zélia o traje masculino. Lendo o texto em homenagem a João Bosco no teleprompter, as duas pareciam seguras na função – em anos anteriores, desempenhada por atrizes com experiência nesse tipo de tarefa, como Fernanda Torres e Regina Casé. Mas, já no começo, Luana se atrapalhou. “Devagar! Assim, você está querendo me derrubar!”/ROBERTA PENNAFORTE

Nenhum comentário: