sábado, maio 19, 2012

Triiim de R$ 6 bi - SONIA RACY


O ESTADÃO - 19/05

Quase dez anos depois de sucessivos julgamentos no mesmo sentido, o STJ vem sinalizando com a possibilidade de mudança de entendimento. Onde? Em processos nos quais se discute a incidência de ICMS em serviços intermediários de telecomunicação.

Caso mude, o resultado será um passivo de mais de R$ 6 bilhões para as empresas – e consequente aumento de tarifas da telefonia celular para o consumidor.

Triiim 2
A última sessão foi interrompida, por um pedido de vista, no fim de abril. E o julgamento está programado para ser retomado na quarta-feira.

Ministro aposentado da Corte tem a sensação de que o Tribunal está agindo como “banana boat”: atirando os contribuintes para um lado e para o outro, sem transmitir-lhes segurança jurídica.

Unha e cutícula
Bastante prestigiado, André Esteves recebeu, anteontem à noite, o Prêmio Homem do Ano, em NY. Com direito a vídeo, como antecipou esta coluna, gravado por Lula.

O ex-presidente iniciou seus 25 minutos de fala dirigindo-se a Esteves. E terminou com um “meu amigo André”.

Vai e vem
Brasileiro gosta mesmo é de reciclar garrafas pet. Pesquisa CNI/Ibope afirmaque46%delas voltam a ser usadas.

Já no que diz respeito a pilhas (9%) e pneus (3%)... há um longo caminho pela frente.

Preto e branco
A Prefeitura de SP se mobiliza para adotar o código de identificação de cores para daltônicos – que, no Brasil, são cerca de oito milhões.

Criado pelo designer português Miguel Neiva, professor visitante da ESPM, o sistema deve ser implantado nas áreas de transportes, saúde e educação. E o COB estuda usá-lo nas Olimpíadas de 2016.

Lustro na Javari
E o Juventus será repaginado para tentar receber, durante a Copa, um Centro de Treinamento de Seleções. Alckmin se reuniu com a diretoria do clube da Mooca, ontem e anteontem, mas não definiu se haverá aporte de recursos financeiros.

Detalhe: a seleção do Irã manifestou interesse em ficar por lá, caso se classifique. Está cheia de esperança, já que caiu numa chave fraca nas eliminatórias da Ásia.

Especulação
Existe chance de o presidente do conselho da Previ, Robson Rocha, assumira direção da empresa – no lugar de Ricardo Flores.

Retomada
Selada a coligação, alta cúpula do PSDB-DEM fez as contas. A expectativa é de, pelo menos, “oituplicar” o número de prefeitos em capitais nestas eleições: dos atuais um (de São Luís, dos tucanos) para... oito.

Tocha baiana
Carlinhos Brown já está em ritmo olímpico. Vai se apresentar em Londres, dia 22 de julho, no palco principal do evento que antecede a abertura dos Jogos.

Pé na estrada
B.B. King, que volta ao Brasil em setembro, é pura energia. Fará todo o percurso entre as cidades de sua turnê via terrestre.

O Bourbon Street já está providenciando dois ônibus: um para ele e pessoas mais chegadas; outro para a equipe. Ambos percorrerão São Paulo, Rio e Curitiba.

“Just business”
O Poderoso Chefão virou inspiração de balada. Ideia da We Clap, que dividiu a festa The Godfather em três partes –- assim como a série de Francis Ford Coppola. Dia 25, no Leopolldo Itaim.

Todo dia
Andrés Sánchez não aguenta mais ouvir boato de queda iminente de Mano Menezes. O último é sobre possível troca do treinador por Muricy Ramalho (em caso de fracasso nos próximos amistosos da equipe).

Indagado pela coluna, o diretor de seleções da CBF desabafou: “Esse pessoal... parece até que torce contra o Brasil!”.

Na frente
Oscar Niemeyer recebeu alta de seu médico, Paulo Niemeyer, ontem pela manhã. Só estava decidindo se sairia ontem mesmo ou hoje.

Paula Raia apresenta novidades. Segunda, em sua loja.

O livro de fotos Crisálidas, de Madalena Schwartz, será lançado no Instituto Moreira Salles. Segunda-feira.

Jacqueline Terpins brinda nova coleção. Terça, em seu ateliê, no Pacaembu.

Freud, Jung e Spielrein –- O Método Perigoso é tema de curso que começa segunda-feira. Na Casa do Saber do Shopping Cidade Jardim.

Marcinho Eiras, guitarrista, se apresenta no Ao Vivo Music. Hoje.

Sabe o que Adriane Galisteu e José Celso Martinez Corrêa têm em comum? Os dois são fãs de Mart’nália. E estavam no show do novo CD da filha de Martinho da Vila. Anteontem, no HSBC Brasil.

Nenhum comentário: