quarta-feira, maio 23, 2012

São todos iguais - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 23/05

Os integrantes da CPI usaram o silêncio de Cachoeira para assacar seus adversários. Os tucanos Carlos Sampaio (SP) e Fernando Francischini (PR) atiraram contra o governo Agnelo Queiroz (PT-DF). E tentaram colocar o senador Roberto Requião (PMDB-PR) no liquidificador. O governo Marconi Perillo (PSDB-GO) entrou no palco pelas mãos de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Paulo Teixeira (PT-SP). Cândido Vaccarezza (SP) não é o único que está na CPI para blindar aliados.

A voz da razão e o banho de lama
Coube a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e ao deputado Silvio Costa (PTB-PE) darem um puxão de orelhas no Fla x Flu entre tucanos e petistas. Costa advertiu que a CPI corre o risco de ser "ridicularizada" e previu que todos os demais integrantes da organização criminosa vão seguir os passos de Cachoeira e invocar o direito constitucional ao silêncio. Nessa hora, o relator Odair Cunha (PT-MG) propôs o fim da sessão. Mas os holofotes falaram mais alto. Os membros da CPI, filiados ao PMDB, outrora o patinho feio dos partidos, mal disfarçavam o sorriso ao verem os ex-arautos da ética, o PSDB e o PT, chafurdando no lodo.

"Estamos fazendo papel ridículo diante deste senhor que está nos manipulando. Não vou fazer papel de bobo para a cara cínica de um chefe de quadrilha” — Kátia Abreu, senadora (PSD-TO)

JÁ VIRAM ESTE FILME. A cúpula do PT está pessimista com o desempenho do partido nas eleições em Recife. O presidente do PT, Rui Falcão (na foto), está apreensivo. O prefeito João da Costa ganhou as prévias para disputar a reeleição, mas o candidato derrotado, Maurício Rands, questiona a lisura do pleito. A divisão petista já custou caro. Em 92, o PT não fez o sucessor em São Bernardo do Campo (SP) e em 2002, o atual governador gaúcho, Tarso Genro, derrotou o governador Olívio Dutra (RS) nas prévias do partido, mas não conseguiu se eleger.

Isolado
As testemunhas de defesa do senador Demóstenes Torres (GO) no Conselho de Ética, o advogado Ruy Cruvinel e o contraventor Carlos Cachoeira, decidiram não comparecer para depor. Demóstenes está só por sua conta e risco.

Na lupa
Chegaram ao Conselho de Ética os DVDs com imagens das pessoas que entraram e saíram do gabinete de Demóstenes Torres nos últimos anos. O relator Humberto Costa (PT-PE) busca imagens dos envolvidos na Operação Monte Carlo.

O DEM elege seu alvo: Sérgio Cabral
O DEM elegeu seu alvo na CPI. Quer a cabeça do governador Sérgio Cabral (PMDB). Ontem, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) cantou em prosa e verso a Operação Saint Michel, que conteria dados reveladores da atuação da Delta no Rio. Após visita à 5 Vara Criminal de Brasília, onde estão os autos, Onyx anunciou na CPI que há provas de que Cláudio Abreu e Heraldo Puccini tinham autorização para atuar na Delta do Rio.

Genéricos
Hoje na assembleia da Organização Mundial da Saúde, os Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) fecharão posição a favor dos genéricos para garantir o direito à saúde, e que a OMS se abstenha de tratar da propriedade intelectual.

Desconcertante
Ao falar das novas medidas, o ministro Guido Mantega (Fazenda) surpreendeu o Congresso com a frase: "Se eu fosse me basear nas projeções do Focus, eu estaria perdido". Editado pelo BC, o boletim indica a inflação segundo o mercado.

OS ALIADOS do governo não exibem o mesmo otimismo da presidente Dilma quanto ao impacto da crise econômica internacional no Brasil.

A EMBAIXADORA do Brasil na ONU, Maria Luiza Viotti, está em alta junto a presidente Dilma. O seu estilo agressivo na defesa das posições do Brasil caiu no gosto do Palácio do Planalto.

MAS OS MEUS CABELOS... A única revelação do depoimento de Carlos Cachoeira à CPI foi a de que ele pintava o cabelo. No presídio da Papuda (DF), o preto pneu deu lugar aos fios grisalhos e à calvície.

Nenhum comentário: