sexta-feira, maio 11, 2012

Saindo das cordas - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 11/05/12


O Supremo Tribunal Federal recebeu da Procuradoria-Geral da República novos indícios do envolvimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com o esquema de Carlinhos Cachoeira. Segundo membros da CPI, o material está sendo periciado pela Polícia Federal e depois será enviado pelo Supremo à comissão.

Desde janeiro, quando foi retomado o monitoramento dos acusados de pertencer ao grupo de Cachoeira, a PF interceptou 260 mil ligações e 5.000 emails.

Ao municiar o STF e a CPI com novas informações, o procurador-geral, Roberto Gurgel, tenta se livrar da acusação de omissão que setores do PT lhe fazem.

Reação Gurgel tem se aproximado de alguns ministros do STF e integrantes da CPI para tentar se blindar. "Alianças começaram a ser feitas entre membros dos Três Poderes para impedir a impunidade da quadrilha'', afirma um parlamentar.

Infiltrado Aliados do procurador-geral temem os desdobramentos de eventual representação do PT ao Conselho Nacional do Ministério Público. Luiz Moreira, conselheiro indicado pela Câmara, é ligado a José Genoino, réu no processo do mensalão.

Intimidade O delegado Matheus Mella Rodrigues, que comandou a Monte Carlo, contou aos membros da CPI que o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) ligou no celular pessoal de Cachoeira para dar parabéns no seu aniversário, e não no Nextel.

Sorte grande Rodrigues relatou também que o prefeito de Águas Lindas (GO), Geraldo Messias (PP), ganhou de Cachoeira uma viagem à meca da jogatina, Las Vegas, com direito a cartão de crédito com gastos liberados.

Zen Com a CPI chegando a cenas de quase pugilato, foi comemorada no Congresso a sanção da presidente Dilma Rousseff ao Dia de Buda, a ser celebrado junto com o Dia das Mães, sempre no segundo domingo de maio.

Surpresa O PR afirma que foi o último a saber da indicação de César Borges (BA) para uma vice-presidência do Banco do Brasil. Foi o ex-senador que informou os caciques Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto do convite da presidente.

Vias tortas Apesar do desejo do PT, congressistas do PR negam que a nomeação vá levar o partido imediatamente para a campanha de Fernando Haddad em São Paulo. "Gesto do avesso, né?", ironiza um senador.

Biodiversidade Com a adesão formal do DEM à coalizão de José Serra, o secretário Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social) será incorporado à coordenação da campanha tucana. Aliados já oficializados, PV e PSD também terão assentos no QG serrista.

Preventivo Com a antecipação da convenção que lançará Serra para 17 de junho, tucanos pretendem sobretudo assegurar base legal para eventuais recursos à Justiça com pedido de direito de resposta em caso de ataques ao ex-governador.

Novos ares Mozart Vianna, que foi secretário-geral da Câmara por 20 anos, deixou a chefia de gabinete do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para assumir a gerência de relações institucionais da TV Globo em Brasília.

Chão de fábrica Róbson Andrade, presidente da CNI, conhecerá hoje projeto que cria acordos coletivos especiais para trabalhadores no Sindicato dos Metalúrgicos e numa montadora do ABC. Força Sindical e UGT são contra a ideia, enviada à Secretaria-Geral da Presidência.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Ele é parecido com o Jô Soares, mas não precisa fazer da sua atividade um talk-show, colocando sob suspeição seu comportamento nesses processos que tem de analisar."

DO DEPUTADO FEDERAL FERNANDO FERRO (PT-PE), criticando o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por ter atribuído a réus do mensalão ataques sobre sua conduta na Operação Vegas.

contraponto

Andar com fé

Durante suas atividades de pré-campanha, a ex-vereadora Soninha Francine (PPS) seguiu da Marcha do Axé, que reúne adeptos de umbanda, candomblé e espiritismo, diretamente para evento na igreja evangélica Brasil para Cristo. Depois de dez minutos posando para fotos, a pré-candidata à Prefeitura paulistana, que é budista, foi avisada por um dos evangélicos sobre um adesivo em seu peito com a frase: "Marcha do Axé - eu fui".

Um pastor brincou com a saia-justa religiosa:

-Nota-se que sua candidatura é ecumênica...

Nenhum comentário: