terça-feira, maio 01, 2012

Redução de danos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/04/12


Ao nomear o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) para o Ministério do Trabalho na véspera do 1º de Maio, a presidente Dilma Rousseff abortou uma operação para desgastá-la hoje nas comemorações pelo país. O aviso de que a Força Sindical deflagraria uma ofensiva orquestrada contra ela no Dia do Trabalho foi dado na semana passada pelo deputado Paulinho da Força (PDT-SP) ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que fez chegar o recado ao ex-presidente Lula.

Além disso, a devolução da pasta ao PDT ocorre dias antes de Paulinho se afastar da central para tentar viabilizar sua candidatura à Prefeitura de São Paulo.

Curto... Rejeitado pelo grupo do ex-ministro Carlos Lupi, o nome de Brizola Neto foi costurado por Paulinho com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), uma exigência do Palácio do Planalto. O número dois da pasta agora deverá ser indicado pela CUT.

...circuito Ex-chefe de gabinete de Lupi no Trabalho, Marcelo Panella avisou que pedirá a desfiliação do PDT. Ele atribui a crise que derrubou Lupi a Brizola Neto.

Não colou Dos 26 maiores sindicatos da CUT, apenas seis aderiram à campanha da central contra a cobrança do imposto sindical. Entidades de peso como o Sindicato dos Petroleiros e o dos Químicos preferiram ignorar a bandeira, carro-chefe do 1º de Maio.

Paralisia Com a CPI do Cachoeira à vista, senadores aliados se reuniram na semana passada para acertar uma agenda positiva. Ficou combinado que Walter Pinheiro (PT-BA) e Renan Calheiros (PMDB-AL) negociarão com Guido Mantega (Fazenda) para votar a mudança do indexador da dívida dos Estados.

Apoio Citado no inquérito do Cachoeiragate, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Guilherme Caputo foi levado por juízes do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás à NeoQuímica para pedir patrocínio para um seminário de direito desportivo.

Fumaça Ministros do Supremo Tribunal Federal desconfiam que réus no processo do mensalão estejam incentivando a divulgação dos diálogos do inquérito da Monte Carlo no momento em que a corte se prepara para colocar o julgamento em pauta.

Mestre-sala Numa das conversas gravadas pela PF, Cachoeira sugere que houve "mutreta", no ano passado, para a vitória da Beija-Flor no Carnaval do Rio, escola com a qual ele teria "negócios".

Milésimo Em outro diálogo, Cachoeira trata com um integrante do grupo sobre um contrato de R$ 30 mil para o atacante e ex-vereador Túlio Maravilha. Segundo a PF, o jogador teria montado um esquema de funcionários fantasmas na Câmara Municipal de Goiânia.

Liberou... O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve anunciar nos próximos dias a extensão do fundo de aval da Agência de Fomento Paulista, hoje restrito a três modalidades de empréstimos, para todas as operações feitas pelo órgão.

... geral O fundo de aval é disponibilizado para pequenas empresas que não têm como oferecer garantias para tomar empréstimos. O governo também vai ampliar o teto das empresas que podem se beneficiar dessa cobertura para as que faturam até R$ 3,6 milhões por ano.

Visita à Folha Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, visitou ontem a Folha. Estava com Nei Bonfim, coordenador de Comunicação da secretaria.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Eu torço para que a correnteza da cachoeira afogue gente graúda, limpe a corrupção e mande muitos grã-finos para fazer companhia ao Carlinhos no presídio."

DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA (PT-MA), sobre a lista de autoridades e empresários tragados pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal, que agora passará a ser objeto de uma CPI no Congresso Nacional.

contraponto

Do lado de cá

Na tensa sessão de votação do Código Florestal, na semana passada, o deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) apelou aos líderes por um acordo:

-Os argumentos se repetem, é melhor que fale apenas um deputado de cada lado!

-A proposta é racional, mas irracionais são suas posições aqui hoje, alfinetou Chico Alencar (PSOL-RJ).

Caiado reagiu imediatamente:

-Olha, não vou responder no mesmo tom porque ainda tenho esperança de convertê-lo!

Nenhum comentário: