quinta-feira, maio 10, 2012

Questão de ordem - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 10/05/12


A dilatação do prazo de sustentação oral do procurador-geral da República no julgamento do mensalão, decidida ontem pelo STF, deve virar mais um instrumento da defesa dos réus na tentativa de procrastinar a apreciação do caso em plenário a até em eventual contestação de resultados. Peritos no processo que acompanham com lupa a definição dos ritos da aguardada sessão consideram que o limite de tempo para manifestação de Roberto Gurgel é de uma hora.

Mesmo com o aval da maioria dos ministros, a exceção aberta, elevando para cinco horas o tempo da acusação, afrontaria a lei e o regimento interno da corte.

Fim da linha Mais céticos, outros advogados dizem que não há instância de recurso acima do pleno do Supremo. "Vamos reclamar com quem? Com Deus?"

Social 1 José Antonio Dias Toffoli, ex-advogado e ministro de Lula e nomeado por ele para o STF, visitou o ex-presidente em seu apartamento, em São Bernardo, após o fim do tratamento do câncer de laringe do petista.

Social 2 À coluna Toffoli confirmou a visita e disse que falou com Lula algumas vezes sobre sua saúde, mas que "em hipótese alguma" trataram de temas relativos ao Supremo, como o mensalão. Ele ainda não se decidiu se atuará no julgamento ou se vai se dizer impedido no caso.

Ataque Além de insistir no depoimento de Roberto Gurgel à CPI, o PT pode ainda representar contra o procurador-geral por prevaricação no Conselho Nacional do Ministério Público. "Ele deve explicações", diz Cândido Vaccarezza (PT-SP), sobre a falta de providências na Operação Vegas, de 2009.

Empurra Delegados da Polícia Federal rechaçam a tese de Gurgel de que a Monte Carlo foi continuação da Vegas. Já aliados do procurador-geral afirmam que o juiz de Anápolis (GO) poderia ter mandado o inquérito da Vegas diretamente ao STF.

Aliados O deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) fez desagravo ao senador Fernando Collor (PTB-AL) na sessão secreta da CPI. "Presidente, não foi só Vossa Excelência que foi injustiçado. Eu também fui", disse, ao fazer críticas à imprensa.

Calendário Depende só da escolha dos substitutos o anúncio da demissão do presidente da Previ, Ricardo Flores, e do vice-presidente do Banco do Brasil Ricardo Oliveira. Dilma Rousseff deu prazo para resolver a crise: dia 21, quando acontece uma reunião no BB. O ex-senador Cesar Borges (PR-BA) pode assumir diretoria no banco.

Troll das oito Rastreamento recém-concluído pela empresa Scup mostra que o ator José de Abreu, que encarna o personagem Nilo na novela global "Avenida Brasil", é o mais ativo detrator de José Serra (PSDB) nas redes sociais. Abreu também lidera o ranking de citações favoráveis a Fernando Haddad (PT).

Prova dos nove O apoio do PSD à candidatura de Serra será formalizado durante curso ministrado por Gilberto Kassab aos pré-candidatos a vereador da sigla, sábado. O prefeito reafirmará o pleito de coligação proporcional com o PSDB paulistano, mas insistirá que a escolha do vice na chapa caberá a Serra.

Engajado O ministro Brizola Neto (Trabalho) acompanhará amanhã reunião na qual o deputado Paulinho (PDT), padrinho de sua indicação para o cargo, divulgará esboço de sua plataforma para a eleição paulistana. O pedetista se licenciou anteontem da Força Sindical.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Querem transformar a CPI do Cachoeira na CPI do Gurgel e da mídia. Quero saber por que a Delta recebeu R$ 5 bilhões do PAC e foi vendida em 35 dias. Parece algo de fachada."

DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre as investidas de integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito para desviar a investigação de seu foco inicial: os negócios de Carlinhos Cachoeira e da construtora.

contraponto

Inversão térmica

Durante inauguração de ginásio poliesportivo em Embu das Artes (SP), no final de abril, Aldo Rebelo (Esporte) discursava trajando uma de suas conhecidas jaquetas de couro, mesmo com os termômetros apontando 28ºC. Um dos presentes quis saber se o ministro não estava sentindo calor. Rebelo respondeu:

-Perguntaram a mesma coisa ontem. Eu estava usando o mesmo paletó no Piauí. E estou bem!

No dia anterior, o ministro havia visitado obras em Teresina sob escaldantes 36ºC.

Nenhum comentário: