domingo, maio 20, 2012

A outra verdade - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 20/05

Veja só. Como lembrou o historiador José Murilo de Carvalho, o Brasil já teve outra espécie de Comissão da Verdade. Foi em 1946, por insistência do general Euclides Figueiredo (pai do presidente João Figueiredo), então deputado da UDN. Criaram comissões de inquérito sobre os “atos delituosos da ditadura” do Estado Novo (1937-1945).

Ditadura Vargas...

Houve depoimentos como o de Carlos Marighela, elogiado pelo próprio Euclides, que dividira cela com o líder comunista. Mas as comissões não deram em nada. Nem relatório fizeram.

Vingança de Agnelli

Uma das causas do degaste entre Lula e Roger Agnelli, quando presidia a Vale, foi a pressão do governo para a mineradora construir uma usina em Marabá.

Pois bem...

Murilo Ferreira assumiu o lugar de Agnelli, em abril de 2011, prometendo tocar a usina do Pará e outras. Só que o mundo mudou. Há um excedente de 530 milhões de toneladas de aço. E até a CSA (a Vale tem 25%), da ThyssenKrupp, está à venda.

Deve ser terrível

Dias atrás, um brasileiro comprou uma joia na Cartier do Faubourg St. Honore, em Paris, e recebeu um saco de papel para pôr ali a bolsa com a logo da grife. Explicaram que vários clientes, ao sair da loja com a bolsa da Cartier, já foram... assaltados.

Asa branca
A Flip deste ano vai homenagear o poeta Drummond. Mas o Instituto Moreira Salles, que terá, de novo, uma casa de cultura em Paraty, celebrará o centenário de Luiz Gonzaga com um trio que tocará músicas do Rei do Baião.

O DOMINGO É
das belas e talentosas Fernanda Torres, 46 anos, e Andréa Beltrão, 48. As duas têm feito o brasileiro mais feliz, às terças, com suas trapalhadas na série “Tapas & Beijos”, da TV Globo. As aventuras de Fátima e Sueli, agora casadas, refletem o talento das atrizes, que, fora de cena, são tão amigas quanto as personagens. Nos bastidores, a dupla troca experiências e até canta pelos corredores. Canta pra eu

Lembrando Jânio
Fernando Collor, na CPI do Cachoeira, tem chamado mais atenção pelo... linguajar circuncisfláutico. Quinta, ao justificar a estapafúrdia tentativa de convocação do coleguinha Policarpo Jr., da “Veja”, declamou: — Não se me acoime de ter comportamento alapado, lançadiço ou rafeiro em relação ao hebdomadário em tela. Hã?

Gois explica...

“Acoimar”, segundo o “Aurélio”, é castigar, punir, censurar. “Alapado” é escondido. “Lançadiço” é desprezível. “Rafeiro” é o indivíduo que acompanha sempre o outro, como cão de guarda, vigiando-o, defendendo-o. “Hebdomadário” é semanário, caso da “Veja”.

Em tempo...

“Circuncisfláutico” quer dizer rebuscado, pretensioso.

Poeta do carnaval

Hoje, faz 40 anos que o carnaval perdeu seu maior poeta, Silas de Oliveira (1916-1972), autor de versos magistrais ainda hoje cantados até por crianças. Um deles: “E o asfalto, como passarela, será a tela do Brasil em forma de aquarela...” (“Aquarela brasileira”, Império Serrano, 1964).

Memórias do Vale

O advogado Antônio Alberto Gouvêa Vieira, irmão de Eduardo Eugênio, da Firjan, concluiu um livro sobre o Vale do Cuiabá, em Itaipava, RJ, onde tinha uma pousada que, nas chuvas de 2011, foi dizimada, causando sete mortes.

Cota para louras!

Dia destes, uma carioca de 25 anos pediu emprego de vendedora numa loja de moda praia, em Ipanema. Mas ouviu da supervisora da grife, com dez filiais na cidade, que só a contrataria se ela... escurecesse os cabelos. Segundo a chefe, “fios louros não estão no DNA da marca”.

Cena carioca

Aconteceu com a coleguinha de Recife Paula Schver, de férias no Rio. Quinta, ela tirava fotos dos Arcos da Lapa quando... vupt!... levaram seu celular. Mas um, digamos, “vingador da Lapa” foi atrás do pivete e voltou com o celular e... o ladrão!, que, acredite, apertou a mão dela e... “Perdão, não sabia que você não era daqui.” Ah, bom!

Nenhum comentário: