quinta-feira, maio 31, 2012

O crime do PGR - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 31/05

O PT ainda não tomou a decisão política. Mas já está pronta minuta de representação por crime de responsabilidade contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O documento, dirigido ao Senado, diz que Gurgel, ao não ter aberto inquérito para investigar o senador Demóstenes Torres (GO), foi enquadrado em dois incisos do artigo 40 da Lei n° 1.079, que dizem: "recusar-se a prática de ato que lhe incumba"; e, "ser patentemente desidioso no cumprimento de suas atribuições".

As razões do presidente Lula
Políticos experientes avaliam que o ex-presidente Lula gostou do vazamento de seu encontro com o ministro Gilmar Mendes (STF). Argumentam que Lula já sabia que não havia espaço para adiar o julgamento do mensalão. E que, diante disso, Lula precisava, como sustenta o próprio Gilmar, dessacralizar e fragilizar o STF. Ocorre que o julgamento do mensalão e as condenações serão transmitidas ao vivo pelas televisões. Isso tem potencial para provocar um grande prejuízo eleitoral para os candidatos petistas, especialmente junto aos setores médios, notadamente em São Paulo, onde Lula aposta tudo em Fernando Haddad.

"Vamos chamar o governador do Rio aqui porque ele colocou um guardanapo na cabeça e ficou dançando?” — Humberto
Costa, senador (PT-PE)

"NÓS É TEU!". Atendendo a apelo do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) entrou em campo na CPI para que a convocação não fosse aprovada. Ele conversou com todos os tucanos e conseguiu os votos de Cássio Cunha Lima (PB), Carlos Sampaio (SP) e Domingos Sávio (MG). Aliás, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), anda reclamando que não é chamado para as reuniões que definem a estratégia de atuação dos tucanos na CPI do Cachoeira.

No purgatório
Após a cerimônia de lançamento do slogan da Copa de 2014, terça-feira, no Rio de Janeiro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, convidou o ministro Aldo Rebelo (Esporte) para que eles fossem jantar. O brasileiro recusou o convite.

A verdade
Intrigado com versão que circula no Planalto, de que participou do acordo do Código Florestal fechado no Senado, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), diz que sua participação se restringiu ao tema apicuns e salgados.

Pimentel e o Ceará
Em viagem oficial à Coreia do Sul e ao Japão, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) registra que está empenhado em encontrar uma solução que permita a instalação de duas fábricas (automóveis e caminhões) no Ceará. Mas explica que está procurando uma fórmula capaz de atender o governador Cid Gomes dentro dos parâmetros do novo regime automotivo do país, que incentiva as empresas via conteúdo nacional.

Diretas já
Para delegação de advogados, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), garantiu que vai colocar em votação projeto que institui eleições diretas para a OAB. Ele recebeu pesquisa Ibope, na qual 84% dos advogados querem diretas.

Saca-rolha
O vice Michel Temer será recebido hoje pelo primeiro-ministro da Turquia, Recep Erdogan. Vai tratar da venda de aviões da Embraer para a Turkish Airlines. Na semana que vem, a Fiesp leva 60 empresários para negócios em Ancara.

O GRUPO Copa Sustentável, da Frente Parlamentar Ambientalista, começa por Brasília, no dia seis de junho, visitas a todos os estádios em obras.

COM O APOIO do Brasil, o sindicalista inglês Guy Rider foi eleito ontem diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão da ONU.

A SECRETARIA-GERAL da Presidência esclarece que o termo técnico adequado, no caso de funcionário suspeito de assédio sexual, é o de exoneração por quebra de confiança de seu superior. A demissão implicaria num processo administrativo formal.

Nenhum comentário: