sexta-feira, maio 18, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 18/05


Portobello instala fábrica no NE após fusão fracassar

Após desistir da fusão com a empresa de cerâmica Eliane, a Portobello decidiu ampliar sua atuação com uma nova fábrica.

A planta será construída no Nordeste. Alagoas e Pernambuco são os Estados analisados pela companhia. A localização deverá ser definida em 90 dias.

As duas catarinenses haviam anunciado o processo de fusão em dezembro. O negócio acabou não sendo fechado quando os estudos apontaram que o custo de integração era alto e que não haveria o ganho em escala esperado.

Um fato relevante foi divulgado no início deste mês anunciando a desistência.

O vice-presidente da Portobello, Claudio Ávila, acredita que o novo empreendimento demandará R$ 200 milhões em investimentos.

A fábrica deve aumentar a capacidade de produção de revestimento cerâmico da companhia em até 30%.

Hoje, são fabricados dois milhões de metros quadrados do produto por mês.

O plano da Portobello é que a unidade atenda o mercado nordestino.

"Mas não se despreza a alternativa de exportar. Suape está ali", afirma Ávila.

A produção no local está prevista para começar no segundo semestre de 2014, após um ano e meio de obras.

Mesmo com a construção da planta e com o fracasso do negócio com a Eliane, a empresa continua com projetos de ampliar seus negócios através de fusões ou aquisições.

"Não abandonamos essa ideia. Mas decidimos priorizar neste ano um crescimento orgânico."

Altos executivos trocam mercado financeiro pelo de consumo

O nervosismo e a insegurança têm levado os altos executivos a deixar o mercado financeiro, de acordo com levantamento da Fesa, empresa de recrutamento.

Mais da metade (60%) dos executivos que saíram do setor passaram a trabalhar no mercado de consumo.

As empresas de infraestrutura e de indústria são as que aparecem em seguida, com 19% e 15%, respectivamente.

"O mercado financeiro vem fechando vagas e empregando menos gente, enquanto outros segmentos passaram a empregar mais com o crescimento da economia", diz Alfredo José Assumpção, sócio e presidente da Fesa, especializada em altos executivos.

Em 2011, o número de profissionais que migraram do mercado financeiro mais do que dobrou, de acordo com a companhia.

RANKING DE OPERADORAS

A TIM assumiu pela primeira vez a liderança do mercado de telefonia móvel na cidade de São Paulo, de acordo com dados da Anatel.

Em abril, a empresa passou a ter 31,30% de participação de mercado.

A Vivo, que até então ocupava a primeira posição do ranking, representa agora 30,96% das linhas de celulares da capital paulista.

Em seguida, aparecem Claro e Oi, com 19,64% e 18,09% do total, respectivamente.

O crescimento da TIM em São Paulo no mês passado foi de 0,40%, com a adição de 224 mil novas linhas.

Até março, a companhia tinha 30,9% de participação nesse mercado.

No início deste mês, a TIM confirmou o desligamento de seu presidente, Luca Luciani.

No Brasil, a operadora atribui o crescimento à sua estratégia de cobrança, que leva em conta o número de chamadas, e não o de minutos, como é mais comum.

SEGURANÇA FINANCEIRA

Os brasileiros estão menos preocupados com fraudes em cartões de débito e crédito, segundo estudo da Unisys, multinacional do setor de TI.

Em 2012, 74% dos brasileiros disseram ter muita preocupação com o assunto.

No ano passado, esse número era de 86%, maior índice registrado desde 2008.

Apesar da queda, a população brasileira se mantém como uma das quatro que mais se preocupam com o tema, de acordo com o estudo.

Hong Kong, Colômbia e México são os únicos que estão à frente do Brasil.

O levantamento foi realizada com cerca de 10 mil pessoas em 12 países.

No Brasil, foram 934 entrevistados entre 20 de fevereiro e 12 de março deste ano.

RISCOS FINANCEIROS

Crédito e liquidez são considerados os maiores riscos pelas instituições financeiras nos próximos 18 meses na Europa, segundo relatório da corretora Marsh.

Dos entrevistados, 69% citaram o risco de crédito como prioridade e 56%, o de liquidez. Em terceiro lugar está o risco operacional, com 25%.

"Os bancos aparentemente consideram que o gerenciamento do risco operacional é satisfatório para controlar perdas nessa área. Isso já foi um risco grande", diz Paulo Baptista, da Marsh Brasil.

Sobremesa canina A empresa paulistana Icepet vai instalar uma fábrica em Recife (PE) para produzir sorvetes para cães e gatos. Com a nova planta, a expectativa da companhia é ter mil pontos de venda no Nordeste até o final de 2013. Para o Brasil, a expectativa é que sejam 4.000 pontos.

Cantina O grupo Don Pepe Di Napoli, que reúne sete bandeiras de restaurantes, abrirá sua segunda unidade fora da cidade de São Paulo, em Santos (a primeira foi em São Caetano). Com a inauguração, que acontecerá em até 40 dias, a companhia chegará a 20 restaurantes no Estado.

Vaga aberta As ofertas de trabalho cresceram principalmente nos setores de vendas, administração e economia, segundo o site vagas.com.br, de recrutamento de profissionais.

Troca O presidente do grupo CPFL Energia, Wilson Ferreira Jr., assume a presidência do conselho curador da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) até o primeiro semestre de 2013. O executivo sucede Mauro Figueiredo, do grupo Bradesco Seguros.

Inovação A GE do Brasil vai reunir governo e presidentes de empresas nacionais e internacionais para uma discussão focada em inovação no dia 23 de maio em Brasília.

Exterior A Charlotte Regional Partnership, agência de investimento dos Estados Unidos, está no Brasil para ministrar workshops a empresas do país interessadas em investir na região americana.

Nenhum comentário: