quinta-feira, maio 03, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 03/05/12


Demanda de energia fica estável na indústria

O crescimento do consumo industrial de energia ficou estacionado em março, de acordo com o indicador da gestora de energia Comerc Gestão.

Houve uma discreta elevação de 0,48% no consumo, quando comparado com o mês anterior.

O resultado reflete as dificuldades da indústria em ganhar competitividade, além dos impactos provocados pelo câmbio desfavorável e pela desindustrialização, segundo Cristopher Vlavianos, presidente da empresa.

"O aumento do consumo foi tímido. Alguns setores sofrem mais. E o governo já está atento ao que isso representa no setor industrial", afirma o executivo.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a redução foi de 0,59%. Sete dos 15 setores analisados pelo levantamento da Comerc registram queda do consumo de energia em suas operações. As indústrias de alimentos, mineração e higiene e limpeza estão entre as de variação negativa no mês.

No grupo dos que tiveram crescimento, os resultados foram considerados modestos. A variação foi positiva para os setores têxtil, eletroeletrônicos, eletromecânica e embalagens.

O setor de material para a construção civil apresentou consumo 13,34% mais elevado no período.

"Para este segmento, março costuma mostrar crescimento devido à retomada de muitas obras. É quando as atividades esquentam", afirma Vlavianos.

marketing adiado

Já tem gente adiando planos de investimento em marketing esportivo para Copa e Jogos Olímpicos. Cerca de 15% dos gestores de marketing ouvidos em pesquisa da Amcham (Câmara Americana de Comércio) informam estar postergando projetos em razão do descumprimento de prazos de construção de estádios e de infraestrutura.

Outros 3% afirmam começar a revisar seus planejamentos. Mais de 80% dos gestores de marketing dizem, porém, que os atrasos no cronograma das obras ainda não têm levado a uma revisão da estratégia. Quase 70% têm planos de elevar os aportes nesse tipo de marketing nos próximos anos.

Fiscalização O Inmetro vai fazer entre 7 e 11 de maio a Operação Especial Dia das Mães no país para verificar, em produtos têxteis femininos, o cumprimento da exigência de informações obrigatórias, como dados do fabricante ou do importador, país de origem e outros -tudo em português.

Retomada O índice de confiança do comércio do Estado do Rio subiu 1,4% em março ante o mesmo mês de 2010. O ICC passou para 140,1 pontos. Foi o maior nível já apurado para o índice em um mês de março.

Boleia A Mercedes-Benz anuncia hoje a venda de 86 caminhões extrapesados Actros para a Coteminas.

compra alemã

A propensão a comprar na Alemanha caiu 11 pontos em abril. Segundo índice da empresa de pesquisas GfK, passou de 38,6 para 27,6 (em escala que varia de -100 a 100).

A expectativa de aumento dos preços e a tendência a economizar, por causa da preocupação com a crise, são apontados como responsáveis pela retração.

No Reino Unido, a confiança do consumidor permaneceu em -31 pontos.

Há um ano, o indicador flutua entre -29 e -31. Não há sinal de que a confiança irá melhorar no futuro próximo, de acordo com a empresa.

Nenhum comentário: