domingo, maio 06, 2012

Mãe Dilma - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 06/05/12

A presidente Dilma vai anunciar em rede nacional de tevê, no domingo, Dia das Mães, um pacote de medidas sociais voltadas à primeira infância. O programa envolve ações dos ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social. Os beneficiários do Bolsa Família, com filhos de 0 a 5 anos, vão receber uma renda adicional. O valor será

fechado durante esta semana pela Fazenda.

O governo Dilma, no âmbito do Ministério da Saúde, vai ampliar o atendimento em UTIs neonatais. No âmbito da pasta da Educação, serão ampliados os recursos para creches com o objetivo de atender a crianças de 0 a 5 anos, na fase da pré-escola. Sobre a complementação do Bolsa Família, pelo Desenvolvimento Social, o governo ainda não decidiu se valerá para as 13,3 milhões de famílias inscritas (desde que tenham filhos de até 5 anos) no programa ou se atenderá só aos que vivem abaixo da linha de pobreza, com renda de até R$ 70. Estes são quatro milhões de famílias do “Brasil Sem Miséria”.

“Quero cumprimentar Sua Excelência (senador Humberto Costa) pelo substancioso voto. Vossa Excelência, se fosse advogado, seria um brilhante advogado”
 — Antônio Carlos de Almeida Castro, advogado de defesa de Demóstenes Torres (GO)

NA BERLINDA. O ex-líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), elegeu como um de seus alvos, na CPI do Caso Cachoeira, o procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. “Eu vou para cima dele. Ele deve uma explicação à Nação. Por que não ofereceu denúncia contra o senador Demóstenes Torres no final de 2009 ou início de 2010? A Operação Vegas dava todos os elementos”, cobra Vaccarezza.

Suspeito
O policial federal Idalberto de Araújo, o Dadá, segundo o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), é suspeito de ter vazado deliberadamente dados da Operação Satiagraha com o objetivo de favorecer o banqueiro Daniel Dantas.

Morrendo pela boca
O deputado Carlos Leréia (PSDB-GO) será o primeiro a ser julgado por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara. O relator da ação, Jerônimo Goergen (PP-RS), usará os discursos que o deputado fez na tribuna em defesa de Carlos Cachoeira.

Em busca do mercado da China
Na última quarta-feira, por telefone, a presidente Dilma acertou receber a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PSD-TO), amanhã no Planalto. Retornando de uma viagem à China, a senadora vai propor que o governo acelere a duplicação da Rodovia Belém-Brasília e conclua a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia do Tocantins. Apesar da desaceleração na China, a senadora está convencida que o Brasil, com preços mais competitivos, vai ampliar suas exportações para lá.

Voluntário
O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) tem dito aos seus colegas na Câmara que gostaria de ir depor na CPI do Cachoeira. Ele também justifica a sua disposição: “Eu quero falar. Eu quero ser o homem- bomba da CPI”.

Estocada

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), mandou esta na CPI: “A Delta não limita seus tentáculos ao Centro-Oeste. Eles atingem todos os estados, inclusive o meu Paraná”. Não são boas suas relações com o governador Beto Richa.

PARA A OPOSIÇÃO, o dia 17 de maio vai ser decisivo. A CPI do Cachoeira se posicionará sobre os depoimentos de Fernando Cavendish e dos governadores Marconi Perillo, Agnelo Queiroz e Sérgio Cabral.

O MINISTÉRIO
 da Saúde prepara programa que vai
adicionar à merenda escolar, de responsabilidade dos municípios, uma cesta de complexo vitamínico.

O PRESIDENTE 
da Fiesp, Paulo Skaf, informou ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia) que a entidade vai recorrer ao STF caso o governo decida renovar as concessões de energia elétrica, ao invés de promover novas licitações.

Nenhum comentário: