terça-feira, maio 22, 2012

FIQUE COM DEUS - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 22/05

"O papa é um espetáculo!", dizia o padre-cantor Juarez de Castro, "assessor eclesiástico" do musical "Enlace - A Loja do Ourives", baseado em monólogo do papa João Paulo 2º.

A estreia, no sábado, reuniu dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida. Pré-candidatos à prefeitura, José Serra (PSDB) e Gabriel Chalita (PMDB) chegaram atrasados ao teatro Tuca. Antes prestigiaram uma festa do pastor Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus.

Os políticos se misturavam a artistas como Daniela Mercury e Gisele Tigre. A drag queen Salete Campari, com um visual à la Marilyn Monroe, mandava beijinhos e posava a poucos metros das lideranças católicas.

À coluna dom Damasceno se disse preocupado com "aventureiros que aparecem como candidatos, [...] que nunca exerceram cargo".

Antes de a peça começar, o deputado Walter Feldman (PSDB) cochichava no ouvido de dom Odilo e mostrava fotos no celular.

No coquetel, uma garçonete apressava a outra. "Vai lá, serve mais vinho pro senador!" Seu alvo, na verdade, era o copo do ex-governador Serra. Ainda cheio.

Uma garota da plateia chamava Chalita e padre Juarez de "catolicious": delícias católicas.

CAMINHO DE VOLTA
Depois de julgar hoje o caso do Cabo Anselmo, delator na ditadura que agora se diz vítima dela, a Comissão de Anistia analisará outro caso polêmico ligado aos militares: 80 soldados que lutaram contra a guerrilha do Araguaia na década de 70 pedem indenização. Alegam que foram submetidos a "situações humilhantes" em combate por parte das próprias Forças Armadas.

CONTRA
Os ex-soldados sustentam que foram até o Araguaia contra a sua vontade. E então obrigados a perseguir e a matar guerrilheiros.

LÁ FORA
E os advogados de Cabo Anselmo dizem que vão recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos, ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos), caso seu pedido de anistia seja negado.

EM PAUTA
Com menos alarde, a Comissão de Anistia julgará hoje também o caso de Anivaldo Padilha. Evangélico, ele foi delatado por pastores da igreja que frequentava. Foi preso, torturado e partiu para o exílio. Sua mulher estava grávida de Alexandre Padilha, hoje ministro da Saúde -que só conheceu o pai quando tinha oito anos.

EM CASA
O quadro "Antropofagia", de Tarsila do Amaral, está de volta a SP e deve ser exposto em breve na Estação Pinacoteca, sede da Fundação Nemirovsky, dona da obra. Ele tinha sido alugado pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio para grande exposição sobre a artista, já encerrada.

EM CASA 2
"Antropofagia" foi alugado pelo CCBB por R$ 30 mil.

SEM LOJA
O estilista Ronaldo Fraga desistiu de procurar um ponto para uma nova loja em São Paulo até o fim do ano. Até lá, suas peças estarão em multimarcas. Em março, o estabelecimento que era localizado na Vila Madalena fechou as portas porque o imóvel foi vendido para a construção de um prédio.

CARONA
A ministra Ana de Hollanda, da Cultura, viajou de São Paulo a Brasília na sexta com Dilma Rousseff. Ela tenta conseguir apoio da presidente para a aprovação do ProCultura, que substituirá a Lei Rouanet. O MinC teme que o Ministério da Fazenda vete a proposta.

CORDA
É que o projeto aumenta o percentual de imposto que empresas poderão reverter para a Cultura. Nos cálculos do próprio MinC, o impacto sobre a arrecadação será de R$ 1,5 bilhão por ano.

HERMANOS
O cineasta Pablo Giorgelli, de "Las Acaias", vencedor da Câmera de Ouro em Cannes, vem a SP para o 1º Festival de Cinema Argentino, em junho. Os atores Germán de Silva e Susú Pecoraro também participam do evento.

CAUBÓI, SEM GELO
O estilista Alexandre Herchcovitch entrará na passarela do Fashion Rio, na sexta, com uma camiseta onde se lê "Whisky Is Tonight" (uísque é hoje à noite). A peça faz parte de uma coleção de camisas que ele lança na véspera sobre a bebida. "Tenho notado que muitas pessoas que admiro têm consumido." Uma inspiração: Don Draper, o publicitário beberrão da série "Mad Men".

PARTITURAS
O pianista chinês Lang Lang ganhou jantar em sua homenagem na casa do empresário Fabio Brancatelli, no sábado. O cantor Jair Rodrigues também circulou por lá.

CURTO-CIRCUITO

A procuradora Luiza Eluf lança hoje o livro "Um Homem Livre e Outros Contos", na Casa das Rosas.

Jacqueline Terpins apresenta nova coleção hoje.

A Versace promove tarde de compras com parte da renda em prol da AMEM.

A FGV participa do fórum da OECD, em Paris.

com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA

Nenhum comentário: