segunda-feira, maio 14, 2012

Ficha Limpa federal - VERA MAGALHÃES - painel


folha de sp - 14/05/12


A presidente Dilma Rousseff enviou para análise da Advocacia-Geral da União um decreto instituindo a validade dos mesmos critérios da Lei da Ficha Limpa para o preenchimento de cargos de confiança no governo federal. O filtro valerá para a administração direta e indireta e dele não escaparão nem ministros de Estados e presidentes de estatais e autarquias.

Assim como na lei que rege as candidaturas, não poderão ser nomeados aqueles condenados em segunda instância em decisões colegiadas. Segundo pente-fino prévio da Casa Civil, se começar a vigorar a nova regra não atingirá nenhum ocupante do primeiro escalão.

Força-tarefa O relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), requisitou ao Ministério Público Estadual de São Paulo e de Minas Gerais a cessão de promotores dos grupos especializados no combate ao crime organizado para atuarem como assistentes na investigação do esquema do bicheiro de Goiás.

Corretivo Incomodado com a declaração da cúpula da JBS de que teria avalizado a compra da Delta, o Planalto corre para cancelar os contratos com a construtora. A CGU deve apressar para os próximos dias a decretação de inidoneidade, permitindo cancelamento imediato da maioria contratos que a empreiteira mantém com o Dnit.

Herança Para concluir as obras, o segundo colocado nas licitações deve ser acionado. Em outros casos, pode haver nova concorrência ou até a convocação emergencial de batalhões de engenharia do Exercito.

Minha gente A performance de Fernando Collor (PTB-AL) chama a atenção dos membros da CPI, que apontam diferença de estilos entre ele e seu aliado de ocasião na estratégia na comissão, o petista Candido Vaccarezza: "O Vaccarezza vai até determinado ponto e recua quando não dá mais. O Collor não tem volta nunca".

Horário nobre Com PSDB, DEM, PT e PMDB encrencados com a CPI, caberá ao nanico PSTU levar à TV o escândalo. Em programa que irá ao ar na quinta-feira, em rede nacional, o partido exibirá as gravações em que Fernando Cavendish descreve seu acesso a obras públicas. E atacará Sérgio Cabral (RJ).

O mundo... O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no olho do furacão sob acusação de ter engavetado a Operação Vegas, disse na sabatina no Senado à época de sua recondução: "Um dos pecados que não cometo é o da omissão''.

... gira Gurgel respondia a crítica do hoje ameaçado de cassação Demóstenes Torres (GO) por arquivar representação contra Antonio Palocci -decisão elogiada pelo PT, que agora quer interrogá-lo.

Ecobag não! Celso Russomanno (PRB), vice-líder nas pesquisas de intenção de voto em São Paulo, lançará campanha na internet pela volta das sacolinhas plásticas aos supermercados.

Feira O homem forte do comércio exterior da Argentina, Guillermo Moreno, teve a ajuda de Paulo Skaf para pedir a Mendes Ribeiro (Agricultura) cota de importação de carne suína brasileira. Foi do presidente da Fiesp a ideia de trocar a carne de porco pela abertura do Brasil a laranjas e uvas passas argentinas.

Diplomacia Em Brasília, o apoio de Skaf ao país vizinho lhe rendeu o apelido de "cônsul honorário". O Brasil é superavitário na relação comercial com a Argentina, mas as exportações brasileiras estão em queda. Em abril, foram 27,1% menores que no mesmo mês do ano passado.

TIROTEIO

Comparar Serra a Berlusconi é típico dos petistas desesperados, que desconhecem geopolítica. Quem se aliou à direita sem escrúpulos aqui foi Lula, inventor de Haddad.

DO DEPUTADO ESTADUAL ORLANDO MORANDO (PSDB), sobre o coordenador da campanha de Fernando Haddad à prefeitura paulistana, Antonio Donato, ter dito que o PT é a resistência a "Serrasconi", em alusão ao ex-premiê italiano.

Contraponto

Um dia eu chego lá

Os advogados dos réus do caso Celso Daniel manifestaram, no julgamento, incômodo por terem menos notoriedade que colegas famosos. Depois de dizer que não era advogado de "porta de cadeia", Rodolfo Rodrigo dos Santos, que defendeu o acusado Bozinho, disse que os "poderosos" não seriam levados a júri popular.

-Por que o Sombra não vai a júri?, questionou.

Ele mesmo respondeu, levando a plateia à gargalhada:

-Porque o doutor Roberto Podval até para dar bom dia cobra mais de R$ 100 mil!

Nenhum comentário: