sexta-feira, maio 11, 2012

É só o começo - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 11/05/12

O delegado da PF Matheus Mella Rodrigues relatou à CPI que a investigação continua. Há milhares de interceptações telefônicas que ainda não foram transcritas. Elas revelam a extensão dos tentáculos de Cachoeira. Mostram que ele tinha canais abertos também nos governos Siqueira Campos (TO), Sinval Barbosa (MT) e Raimundo Colombo (SC). Numa gravação, o suplente de senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) aparece numa operação de lavagem de dinheiro num banco suíço.

Sururu na CPI do Cachoeira
A turma do deixa disso entrou em ação, ontem de manhã, na CPI. O senador Humberto Costa (PT-PE) foi contido depois de partir para cima do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Tudo começou quando Onyx disse: "Isso aqui pode virar um circo". Costa respondeu: "Já virou". Onyx perguntou: "Como é que é?". Costa retrucou: "Já virou e o senhor é o palhaço". Onyx devolveu: "Sanguessuga!", referindo-se ao escândalo pelo qual Costa deixou o Ministério da Saúde. Costa, absolvido pela Justiça, reage indignado: "Como? Por que você está me chamando disso?". Onyx ainda devolveu: "Ué, só falei a palavra. Se a carapuça serviu...".

"O delegado relatou que Goiás vive uma metástase, tal a promiscuidade das relações políticas e a banalização da atividade pública. Isso me faz lembrar um pouco do Espírito Santo do passado" — Ricardo Ferraço, senador (PMDB-ES)

ARROCHO. O ministro Guido Mantega (Fazenda) levou uma dura, esta semana, do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), na foto, do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do líder petista na Casa, Jilmar Tatto (SP). Os petistas queriam fazer o substituto de Ricardo Oliveira na vice-presidência de Governo do Banco do Brasil.Mantega ouviu pacientemente e depois comunicou a eles que o cargo não ficaria com o partido.

Onda furada
Na sessão secreta, o relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), perguntou ao delegado da PF Matheus Mella Rodrigues se o repórter Policarpo Junior, da revista "Veja", "praticou" ou "participou" de crime? A resposta foi peremptória: "Não!".

Suspeito...
A PF descobriu que o governador Marconi Perillo (GO), quando vendeu a casa onde reside e foi preso o contraventor Carlos Cachoeira, recebeu três cheques em pagamento emitidos por Leonardo Ramos, sobrinho de Cachoeira.

PR arruma emprego para Cesar Borges
No dia 14 de março, o líder do PR, senador Blairo Maggi (MT), diante da oferta de nomeação para uma estatal, protestou diante da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) dizendo que Cesar Borges não precisava de emprego. Agora, o PR aceita emplacar Borges na vice-presidência de Governo do Banco do Brasil, que ficará vaga com a saída de Ricardo Oliveira. Naquele dia, Ideli comunicou ao partido que o ministro Paulo Sérgio Passos seria mantido no Transportes.

Desautorizado
O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, quer que a presidente Dilma vete o texto do Código Florestal que não atende ao acordo do Senado. O veto atinge texto aprovado na Câmara e que teve como relator o ministro Aldo Rebelo (Esporte).

Pergunta no ar
A PGR não abriu inquérito contra o senador Demóstenes Torres (GO), em 2009, porque não haviam elementos como teria dito a subprocuradora Cláudia Sampaio? Ou por estratégia como afirma agora o procurador Roberto Gurgel?

O DEPOIMENTO do delegado Matheus Mella Rodrigues (Monte Carlo) agradou mais do que o de Raul Alexandre Marques Sousa (Vegas). Raul leu. Matheus falou na ponta da língua, foi firme e convincente.

O SENADOR Sérgio Souza (PMDB-PR), suplente da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), está pedindo a quebra do sigilo telefônico da subprocuradora Cláudia Sampaio, mulher do PGR Roberto Gurgel.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral (RJ) não foi citado uma única vez nas mais de seis horas de depoimento do delegado que comandou a Operação Monte Carlo.

Nenhum comentário: