quinta-feira, maio 17, 2012

De freio puxado - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/05


Crucificado por não dar andamento, durante quase três anos, ao inquérito contra o senador Demóstenes Torres, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está há seis meses segurando outro caso. Trata-se do inquérito 650, que tramita no STJ e investiga o ex-governador de Brasília José Roberto Arruda. A Coordenadoria da Corte Especial expediu, dia 4, certidão que diz: "Certifico que os autos deste inquérito (650) permanecem no Ministério Público Federal desde 18/11/2011."

Os militares e a Comissão da Verdade
Os quatro comandantes militares se retiraram rapidamente do Salão Nobre do Palácio do Planalto após a instalação da Comissão da Verdade. Eles não queriam se manifestar. Mas militares presentes consideram que a presidente Dilma fez um discurso "provocativo". O que mais os incomodou foi este trecho: "A transparência funciona como o inibidor eficiente de todos os maus usos do dinheiro público, e também, de todas as violações dos direitos humanos." Neste momento, os comandantes Júlio Moura Neto (Marinha), Enzo Peri (Exército), Juniti Saito (Aeronáutica) e José Carlos De Nardi (Estado Maior) não bateram palmas.

"Se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca pode existir uma História sem voz” — Dilma Rousseff, presidente, na instalação da Comissão da Verdade

BARRADO NO BAILE. A presidente Dilma fez reuniões anteontem e ontem para debater os vetos ao texto do novo Código Florestal aprovado pelo Congresso. Participaram do processo de decisão os ministros Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Luís Adams (advogado-geral da União). O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura), na foto, não participou das conversas que tratam de tema de sua pasta.

Disfarça!
O ministro Gilmar Mendes (STF) e o procurador geral da República, Roberto Gurgel, conversavam antes do início da cerimônia da Comissão da Verdade. Trocavam impressões sobre CPI; quando perceberam que eram observados, mudaram de assunto.

A vaca e o bezerro
Depois, Gilmar foi cercado pelos senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP): "Como estão as coisas lá?", perguntou. "A situação está de vaca não conhecer bezerro, mas buscamos a verdade", respondeu Taques.

Rio+20: ensaio para a Copa do Mundo
A Infraero está montando um esquema especial no aeroporto do Galeão (RJ) para receber as delegações estrangeiras que virão participar da Rio+20. As mudanças serão um verdadeiro ensaio para a Copa de 2014. Os estrangeiros serão recebidos como delegações pela Receita Federal, com a criação de filas específicas para atendê-los. Está sendo planejado esquema especial para o pouso de aeronaves e o recebimento das malas.

O prazo
O procurador Roberto Gurgel achou "razoável" a solução encontrada pela CPI de ouvi-lo via questionário. Ontem, quando soube que tinha um prazo de apenas cinco dias para enviar as respostas, afirmou: "Então, vou usar todo".

A estrela sobe
As constantes idas do secretário-executivo da Previdência, Carlos Gabas, ao Planalto, nas últimas semanas, suscitam especulações entre os petistas de que ele está de malas prontas para assumir um cargo na Casa Civil no segundo semestre.

EGOS À FLOR DA PELE. A CPI do Cachoeira ainda não tem vice-presidente, nem o relator Odair Cunha (PT-MG) indicou nenhum sub-relator para ajudá-lo.

OS INTEGRANTES da CPI devem aprovar hoje requerimento para a quebra do sigilo bancário da Delta do Centro-Oeste e das empresas-fantasmas pertencentes ao contraventor Carlos Cachoeira.

A BANCADA DO PT já definiu os próximos passos da CPI do Cachoeira. "Onde há maior proximidade? O foco principal é a atuação de Cachoeira em Goiás", afirma o senador Humberto Costa (PT-PE).

Um comentário:

Hugo disse...

Esse Gurgel não ta com nada, ele tem o rabo preso com Demostenes!