quarta-feira, maio 30, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Grupo de chantagistas, bandidos. Desrespeitosos”
Ministro Gilmar Mendes, indignado, denunciando a tentativa de desmoralizar o STF

CPI VASCULHA RELAÇÃO DE MINISTROS COM CACHOEIRA 

A CPI do Cachoeira requisitou todas as gravações de telefonemas envolvendo autoridades com foro privilegiado nas operações Vegas e Monte Carlo, da PF. A aprovação do requerimento é uma resposta às críticas ao ex-presidente Lula por sua reunião com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A intenção seria identificar qualquer relação de ministros de tribunais superiores com o bicheiro.

OS AUTORES

O requerimento da devassa foi apresentado pelos deputados Paulo Teixeira e Cândido Vaccarezza, lideres da bancada lulista na CPI. 

DESABAFO

Em seu impressionante desabafo ao G1, Gilmar Mendes denunciou que a intenção dos “bandidos” é “melar o julgamento do mensalão”.

CENTRAL DE INTRIGAS

Gilmar Mendes também afirmou que o ex-presidente Lula seria uma espécie de “central de divulgação” de intrigas contra ele.

TIMIDEZ

Na contramão da repulsa mundial pelo massacre de civis na Síria, o governo do Brasil ainda trata o tema com constrangedora timidez.

CASO STF: DILMA ORDENA DISTÂNCIA DO GOVERNO

A presidente Dilma manterá, pelo menos por enquanto e em público, uma solene distância da polêmica provocada pelo ex-presidente Lula, amigo e padrinho político, com as conversas reservadas mantidas com pelo menos quatro ministros do Supremo Tribunal federal às vésperas do julgamento do mensalão. Ela não quer, e não deve, associar sua imagem e autoridade à questão “particular” do ex-presidente. 

SILÊNCIO ENSURDECEDOR

Causou estranheza, no Congresso e no governo, o PT não haver emitido nem sequer uma nota em defesa de Lula, seu líder máximo. 

ASSÉDIO

Após o suposto assédio ao ministro Gilmar Mendes, do STF, só está faltando a oposição processar Lula por bullying jurídico.

DISCRIÇÃO

Os senadores Romero Jucá (RR) e Sérgio de Souza (PR), do PMDB, se mantiveram calados no depoimento do senador Demóstenes Torres. 

REPERCUSSÃO

A impressão geral, nos meios jurídicos, é a que a estranha conversa entre Lula e o ministro Gilmar Mendes repercute mais na CPI do Cachoeira do que no Supremo Tribunal Federal, onde a bola murchou.

SEM CITAÇÕES

O deputado Leonardo Picciani (RJ) assumiu suplência no lugar de Édio Lopes (RR), na CPI mista de Cachoeira, por indicação do PMDB. Mas não para ser “olheiro” do governador do Rio, Sérgio Cabral: “Ele não precisa, das 16 mil escutas da polícia, nenhuma o cita”.

CARTA NA MANGA

Desconfia-se de que o PT planeja aprovar convocação do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), mas nem tão cedo vai marcar a data do depoimento na CPI. Quer evitar pressão para convocar os outros. 

PRESENTE DE GREGO

O senador Demóstenes garante que o “negocinho” que recebeu de Gleyb, operador de Cachoeira, em julho de 2011, era na verdade um conjunto de seis taças de vinho, presente de casamento.

PLANTIO VIRTUAL

O stand do DF na Rio+20 terá a maquete do estádio Mané Garrincha como exemplo de sustentabilidade. O visitante poderá escolher em um totem digital uma em 20 mil mudas de árvore e o parque onde deseja plantá-la, na Capital. Depois, receberá certificado atestando o plantio.

VALE O ESCRITO

O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) tem coragem. Após a mensagem no celular para Sérgio Cabral (“nós somos teu [sic]”), ele votou contra a quebra do sigilo nacional da construtora Delta. 

POR UM FIO

O tratamento cordial a Demóstenes Torres, no depoimento à Comissão de Ética do Senado, reforçou a esperança do senador de reverter processo de cassação, que, para sorte dele, tem voto secreto. 

‘MEMÓRIAS’ EM BRASÍLIA

Os jornalistas Marcelo Netto e Rogério Medeiros lançam em Brasília, nesta quarta (30) o livro Memórias de uma guerra suja (Topbooks, Rio), com revelações espantosas sobre crimes cometidos na ditadura. Será às 19h no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

PROIBIDO PARA MENORES

O cineminha da Granja do Torto bem que poderia exibir, esta semana, um antigo campeão de bilheterias: o filme “Proposta indecente”. 


PODER SEM PUDOR

É FARROUPILHA!

Interventor no Rio Grande do Sul, o general Flores da Cunha detestava perder no carteado e, certa vez, impôs à mesa, arrastando as fichas:

– Ganhei! Formei uma Farroupilha, o maior jogo numa mesa gaúcha!

Eram só cinco cartas de naipes diferentes. O jogo seguiu e logo depois um dos seus adversários exclamou:

– É Farroupilha!

– Esse jogo só vale uma vez! – reagiu o general, recolhendo as fichas com a mão esquerda e segurando um revólver 38 com a direita.

Nenhum comentário: