domingo, maio 20, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Este ano ainda julgaremos”
Ricardo Leandowski (STF), sobre o processo do mensalão do qual é o ministro-revisor

MARCO MAIA JÁ PLANEJA VOLTAR PARA A PRESIDÊNCIA

Com os meses contados à frente da presidência da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS) já está de olho em retomar o comando da Casa em 2015. Em jantar com políticos em Natal (RN), dias atrás, o deputado petista deixou clara a sua intenção ao espantar o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), e seu mais provável sucessor: “Nesta mesa podem estar os dois próximos presidentes da Câmara”. 

BAIXO CLERO

Marco Maia só deixará o cargo no início de 2013, mas teme voltar à bancada do “baixo clero” da qual saiu para presidir a Câmara.

PAVIMENTAÇÃO

Com sua atuação na CPI do Cachoeira, Renan Calheiros (PMDB-AL) tenta pavimentar sua volta à presidência do Senado. 

SEM PUDOR

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) achou “despudorada” a troca de mensagens entre Vaccarezza (PT-SP) e Sérgio Cabral.

O RETORNO

O ex-senador Mão Santa (PSC) pretende voltar à política como prefeito de Parnaíba (PI), onde iniciou sua carreira política.

TCU: MINISTRA PAGA MULTA POR OCUPAÇÃO IRREGULAR

A ministra Ana Arraes, do Tribunal de Contas da União, pagou no último dia 7 de abril a multa decorrente do período em que ocupou indevidamente um apartamento funcional da Câmara dos Deputados. A ministra, que deveria ter desocupado o imóvel um mês após renunciar ao mandato de deputada, só deixou o local cinco meses depois, no dia 21 de março, após esta coluna revelar a ocupação irregular. 

MULTA DIÁRIA

A Câmara dos Deputados se negou a dizer o valor da multa paga pela ministra, que deve chegar a R$ 14,5 mil, considerando R$ 100 a diária.

ASSOMBRAÇÃO

Ao tomar posse, Ana de Arraes recusou apartamento indicado pelo TCU, por fazê-la lembrar de cela na ditadura. Recorreu ao Senado.

COMME IL FAUT

O mal-estar entre os embaixadores Antonio Patriota e Celso Amorim tem modelito diplomático: fingem empatia, mas falam mal um do outro.

VERDADE NUA

Para o líder do PT, Jilmar Tatto (SP), a Comissão da Verdade precisa “desnudar tudo que aconteceu”, mas sem punições: “Não dá para recriminar, 30 anos depois, aqueles que lutaram contra a ditadura”. 

QUE VIVER, VERÁ

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) garante que vai dar trabalho ao concorrente Henrique Alves (PMDB-RN) na disputa pela Presidência da Câmara: “Já fechei apoio com cinco partidos. Espere para ver”.

RECIPROCIDADE

O PSB insistirá junto ao presidente do PT, Rui Falcão, para o deputado Luciano Cartaxo retirar sua candidatura a prefeito de João Pessoa. O PSB quer reciprocidade pelo apoio a Fernando Haddad em São Paulo.

PENA DOBRADA

Projeto do senador Blairo Maggi (PR-MT) agrava em 50% a pena de crimes virtuais. Quem chantageou a atriz Carolina Dieckmann pode pegar 15 anos, mas pela proposta a pena chegaria a 22 anos e meio.

TRAMA

No DF, o deputado Cristiano Araújo (PTB) tenta convencer 16 colegas a votarem pela alteração da Lei Orgânica, possibilitando a reeleição de cabo Patrício (PT) à presidência da Câmara Distrital. O PT é contra.

É GRAVE A CRISE

Os prefeitos que estiveram em Brasília esta semana reclamaram da queda do Fundo de Participação dos Municípios. Nas boates, as garotas de programa protestaram: ao contrário de outras marchas de prefeitos desta vez faturaram muito pouco.

CLIENTE INCERTO

No relatório financeiro do 1º trimestre, a Embraer admite que “não pode assegurar que o governo brasileiro continuará a adquirir aeronaves ou serviços à mesma taxa ou se continuará adquirindo aeronaves”.

CONVERSA MOLE

O Banco do Brasil anuncia que reduziu a taxa de administração em fundos de investimentos para 1%, a fim de tornar os investimentos mais atrativos que a poupança. Na BrasilPrev, sua empresa de previdência privada, a taxa cobrada é de 9%, a mais alta do mercado.

PENSANDO BEM...

...O petista Vaccarezza e o governador do Rio, Sérgio Cabral, devem ter levado ao pé da letra o Programa Brasil Carinhoso, lançado por Dilma. 



PODER SEM PUDOR

O HOMEM QUE TRAI


Quando tiver de enfrentar votação secreta na Comissão de Ética ou no plenário, o senador Demóstenes Torres (GO) deve se lembrar da certeza de dois políticos muito experientes. O saudoso embaixador José Aparecido de Oliveira, testemunha e personagem de grande parte da nossa História recente, não tinha dúvidas em relação ao voto secreto: “Na cabine indevassável, o homem trai!” O falecido presidente Tancredo Neves detestava votações secretas no Congresso. Por quê?
- Dá uma vontade de trair... – dizia ele, com jeito moleque.

Nenhum comentário: