terça-feira, maio 15, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Posso ir explicar o bom exemplo que é esse contrato [com a Delta]”

Agnelo Queiroz (PT), governador do DF, afirmando que aceitaria ir à CPI do Cachoeira

ALVO DA PF DOOU PARA CAMPANHA DE GOVERNADOR

Alvo de investigações da Polícia Federal, a empresa responsável pelo Programa Jampa Digital foi doadora de campanha do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), em 2010. Dados da Justiça Eleitoral revelam que a Ideia Digital Sistemas Consultoria e Comércio Ltda fez 21 doações em espécie, no total de R$ 8 mil, e depois ganhou contrato milionário com a Prefeitura de João Pessoa, onde Coutinho era prefeito.

CONVERSA FIADA

Orçado em R$ 27 milhões, o Jampa Digital prevê internet gratuita e sem fio a bairros e escolas de João Pessoa. Nunca saiu do papel.

OPERAÇÃO LOGOFF

Na sexta passada, a PF e a CGU cumpriram seis mandatos de busca e apreensão na sede e filiais da Idea na Bahia, Pernambuco e Paraíba.

LICITAÇÃO SUSPEITA

Os documentos apreendidos servirão para comprovar supostas fraudes na licitação e denúncias de superfaturamento e desvio de recursos. 

INUTILIDADE

A presidente Dilma deveria ter mais o que fazer. Ela perdeu um tempão refletindo sobre o tema até instituir 11 de maio o “Dia do Reggae”. 

COMISSÃO DA VERDADE NÃO É DE PERSEGUIDOS

Quem imagina ser a Comissão da Verdade um “reduto” de ressentidos, é bom lembrar que, no golpe de 1964, o ministro Gilson Dipp (STJ) tinha 19 anos e morava em Passo Fundo (RS), o ex-procurador Cláudio Fontelles, aos 17, morava em Brasília e usava energia para gritar sua paixão pelo Vasco da Gama. O ex-ministro da Justiça José Carlos Dias tinha 25 e vivia em São Paulo e Paulo Sergio Pinheiro, aos 20, no Rio.

BOA NOTÍCIA

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) informou, ontem, que já foram gerados 350 mil empregos no Brasil em função da Copa do Mundo de 2014.

CAMINHO CERTO

Outro dado de Aldo Rebelo: as Olimpíadas 2016 no Rio já garantiram um volume de patrocínios superior ao dos jogos de Londres deste ano.

ARENA MULTIUSO

Àqueles que temem a subutilização do estádio de Brasília, Aldo Rebelo argumenta: Wembley (Londres) registra média de três jogos por ano.

BRONCA FEDERAL

A presidente Dilma não gostou nem um pouco que um delegado da PF tenha mencionado seu nome só por ter sido citada em conversas da quadrilha de Cachoeira. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) foi chamado para uma “conversinha” e ouviu dela o que não queria.

GUARDANAPO NA CABEÇA

Movimentos sociais organizam protesto contra o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), no próximo dia 20. Os manifestantes planejam desfilar em passeata com guardanapo na cabeça.

SEM REELEIÇÃO

O banco Itaú não conta com reeleição. Em entrevista à revista Você S/A, seu presidente, Roberto Setúbal, disse que se aposenta aos 60 anos. “Vou sair depois da Dilma”, afirmou. Ele chega aos 60 anos em 2015, um ano depois do fim do primeiro mandato da presidente. 

VOTAÇÃO APERTADA

Nos bastidores, os senadores duvidam da cassação fácil do mandato de Demóstenes Torres (GO), acusado de envolvimento com o bicheiro Cachoeira. Como a votação é secreta, acreditam que será apertada. 

OPÇÃO TÉCNICA

A presidente Dilma quer mesmo acabar o feudo do PDT e da Força Sindical no Ministério do Trabalho. Ela exigiu do ministro Brizola Neto a nomeação de um secretário-executivo de “perfil técnico” para a pasta. O convidado foi Carlos Sasse, ex-secretário da Fazenda do Rio.

SEGURANÇA CEGA

A deputada lindinha Manoela d’Ávila (PCdoB-RS) foi confundida por seguranças como filha do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que não é exatamente o mais formoso dos senadores.

DESAUTORIZADOS

Líder do PSDB, Bruno Araújo (PE) rebate as declarações de tucanos já admitindo convocar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na CPI mista de Cachoeira: “Eles não falam pelo partido. Precisamos é acabar com ataques especulativos ao Ministério Público e à imprensa”. 

TEMPOS MODERNOS

O especialista em redes sociais Marcelo Vitorino, que já trabalhou com Serra e Kassab, será uma das estrelas de um encontro do PMDB nesta quinta, em Brasília. Presidente do partido, o senador Valdir Raupp (RR) aposta na internet para ampliar o espaço do PMDB nos municípios.

ÁGUA BENTA

Durante tantas viagens ao exterior com diárias generosas, pelo menos uma deve ter sido uma bênção para o governador do Rio, Sérgio Cabral: a missa com o Papa no Vaticano, em março. 

PODER SEM PUDOR

CONTA DE SOMAR

Homem sério, o líder mineiro Milton Campos nunca foi daqueles políticos que tentam explicar o inexplicável. Ele perdeu para João Goulart, em 1960, a eleição para vice-presidente da República, que na época não era “casada” com a de presidente. Na expectativa de obter avaliação profunda do seu próprio insucesso, um jornalista provocou:

– Dr. Milton, por que o senhor perdeu?

– Perdi porque ele teve mais votos – disse, encerrando a conversa mole.

Nenhum comentário: