sábado, maio 19, 2012

Abandonado - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 19/05

O governador Marconi Perillo (GO) está irritado com a tibieza do PSDB em fazer sua defesa no caso Cachoeira. Na terça-feira, dia 15, no apartamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Brasília, Marconi cobrou solidariedade ativa dos dirigentes tucanos. Ele fez amarga reclamação do senador Cyro Miranda, herdeiro de seu mandato, que se nega a defendê-lo. Marconi foi taxativo: se ele cair, as perdas não serão apenas regionais, mas afetará os projetos e planos nacionais do partido.

Cheiro de enrolação
A defesa de Carlos Cachoeira mal está pesquisando os autos do processo na sala-cofre do Senado. Nesta semana, advogados estiveram terça-feira, por apenas 30 minutos. Quarta-feira, dois advogados fizeram pesquisa, um por 31 minutos e, outro, por cerca de duas horas e meia. Um deles, Augusto Botelho, saiu reclamando que o material estava bagunçado e que seria melhor ler os autos de sua própria casa. Se a defesa tem os autos, para que pedir protelação de prazo? O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), enviou essas informações ao ministro Celso de Mello, do STF, para mostrar que o pedido de habeas cor-pus da defesa de Cachoeira é uma chicana protelatória.

“ O problema do PT com o PMDB na CPI é que nós não concordamos com a proposta do (senador Fernando) Collor de investigar a imprensa” —Henrique Alves, líderdo PMDB na Câmara (PMDB-RN)

DIPLOMACIA PRESIDENCIAL. A presidente Dilma conversou pelo telefone durante cerca de uma hora, na quinta-feira, com o presidente da China, Hu Jintao. Insistiu para que ele viesse para o Brasil durante a Conferência Rio+20. Trataram também da crise mundial. Segundo relato feito por Dilma aos seus ministros, o chinês afirmou que as exportações do Brasil para seu país não serão afetadas pela desaceleração da economia chinesa.

Contra a parede
Foi por orientação da presidente Dilma que o Executivo decidiu tornar público o salário de todos os seus funcionários. Os poderes Legislativo e Judiciário, que costumam pagar salários mais polpudos, foram colocados numa saia justa.

Mordomia
Atendendo a pedido corporativo da OAB, o líder do Bloco PTB/PR, senador Gim Argello (PTB-DF), apresentou um projeto de lei estabelecendo que 5% de todas as vagas nos prédios públicos sejam reservadas para uso dos advogados.

Vem aí a superterça
Agenda cheia na próxima terça-feira. Na CPI está previsto o depoimento do contraventor Carlos Cachoeira; no Conselho de Ética, tem o depoimento da primeira testemunha de defesa de Demóstenes Torres, o advogado Ruy Cruvinel; na Câmara, está marcada a votação da PEC do Trabalho Escravo; no TSE, existe a perspectiva de conclusão do pedido do PSD para receber recursos do Fundo Partidário; e, no STF, os ministros fazem nova sessão administrativa para debater ritos e procedimentos do julgamento do mensalão.

De olho nas urnas
A direção do PSDB decidiu dar uma mãozinha aos seus candidatos a prefeito nas capitais. Vai distribuir as inserções nacionais na televisão, previstas para o mês de junho, para dividir entre seus principais candidatos nos estados.

Impasse
Os partidos que não são de esquerda da base do governo Dilma estão cobrando o envio de um projeto de lei regulamentando com clareza o trabalho escravo. Alegam que a sociedade não pode ficar à mercê da interpretação dos fiscais.

DEPOIS do pito, o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), subiu à tribuna para defender o governador de Goiás: “Temem a presença de Marconi Perillo nessa CPI. Temem o que ele possa dizer.”

CARTEIRAÇO. Virou lugar comum. Cada vez que os petistas defendem uma tese polêmica, invocam o ex-presidente Lula e dizem que o fazem em seu nome.

GUERRILHA. Ex-jornalistas, que trabalham para empresas de “gestão de crise” a serviço dos investigados pela CPI do Cachoeira, misturam-se com os repórteres nas entrevistas para cavar informações sobre os rumos da investigação.

Nenhum comentário: