domingo, abril 01, 2012

Sob nova direção - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 01/04/12
O governo paulista antecipará a troca no comando da Polícia Militar, promovendo mudanças nos postos-chave da corporação já a partir desta semana. O atual comandante, Álvaro Camilo, irá para a reserva em maio, mas a cúpula da Segurança Pública decidiu acelerar a transição, que deve imprimir novo perfil à PM.

Entre os nomes à mesa de Geraldo Alckmin o favorito é César Franco Morelli, hoje à frente da Tropa de Choque. Próximo do secretário Antonio Ferreira Pinto e tido na polícia como "linha dura", ele liderou a desocupação da reitoria da USP em novembro. Seu efetivo também agiu na cracolândia e no Pinheirinho.

Reciclagem 
Com a saída de Camilo, no cargo desde abril de 2009, a tendência é de substituição gradativa nos 12 postos de comando do organograma da PM.

Ronda tucana Paulo Telhada, que deixou em novembro o comando da Rota, espécie de tropa de elite da polícia paulista, vai liderar grupo de candidatos a vereador do PSDB ligados à área de segurança em São Paulo.

Aleluia 
Sob pressão de prefeitos, que buscam recursos para iniciar obras antes que vigorem as restrições da lei eleitoral, Alckmin libera na quarta pacote de Páscoa que prevê assinatura de 400 convênios com municípios.

Padrinho 1 
O senador Aloysio Nunes Ferreira, um dos principais aliados de José Serra, é o maior defensor de que o pré-candidato tucano escolha Alexandre Schneider (PSD), de saída da Secretaria Municipal de Educação, como vice em sua chapa.

Padrinho 2 
Aloysio acha que Schneider anularia a vantagem de Gabriel Chalita (PMDB) e Fernando Haddad (PT) no tema educação.

Tô fora 
Eliana Calmon foi sondada por dois partidos para ser candidata em 2014. Gentilmente, a corregedora do CNJ recusou e avisou que não entrará na vida política. Vai cumprir o mandato, voltar ao STJ e, após a aposentadoria, "cuidar da família".

Calendário 
O DEM marcou para o dia 13 o evento em que anunciará acordo com os tucanos em Salvador (BA). Antonio Imbassahy deve abrir mão da candidatura em favor de ACM Neto.

Na estrada 1 
O ex-presidente Lula pediu a senadores do PT que o visitaram na semana passada que organizem um grande ato em Brasília no dia 25 para que ele agradeça o apoio recebido durante o tratamento contra o câncer de laringe.

Na estrada 2 
Lula irá à capital federal para a estreia do documentário "Pela Primeira Vez", com bastidores da posse da presidente Dilma Rousseff, produzido por Ricardo Stuckert, fotógrafo do instituto do petista.

220 volts 
Na conversa com os correligionários, Lula quis saber a situação no Senado e elogiou a condução do partido no caso das acusações contra o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Os petistas saíram do encontro impressionados com a vitalidade do ex-presidente.

Diáspora 
Ninguém vai tocar no assunto até a eleição, porque não é mais possível mudar de partido. Mas a cúpula do DEM já admite que, após outubro, voltará com força a tese da fusão ou da extinção da legenda, abatida por mais um escândalo de repercussão nacional.

Ortotanásia 
O deputado Ronaldo Caiado (GO) foi incumbido pela direção do DEM de pedir que Demóstenes "facilite" as coisas e peça sua desfiliação do partido.

tiroteio
Demóstenes está duplamente abalado: pelos fatos que cada dia se agravam e por ter sido abatido pelo mesmo método que ele sempre usou com os outros. Agora virou contra ele.

DO LÍDER DO PT NO SENADO, WALTER PINHEIRO (BA), sobre a cobrança que o senador do DEM costumava fazer a políticos investigados pela Polícia Federal.

Contraponto

Ideia fixa
O pré-candidato a prefeito de São Paulo Gabriel Chalita (PMDB) prestigiou o lançamento do livro do ministro do STF Luiz Fux, com suas decisões comentadas, na última quarta-feira em Brasília.

Católico, passou parte da noite conversando com o ministro José Antonio Dias Toffoli -também católico, irmão de um padre- sobre a história dos papas.

Ao perceber que Toffoli entendia do assunto, Chalita, autor de mais de 50 livros, se empolgou:

-Vamos escrever algo juntos sobre isso?

Nenhum comentário: