sexta-feira, abril 20, 2012

Reprise - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 20/04/12


A disputa entre os mesmos grupos que duelaram pela presidência da Câmara e pela liderança do governo na Casa transformou numa guerra interna do PT a escolha do relator da CPI do Cachoeira. De um lado, com apoio de Lula, José Dirceu e Rui Falcão, está o ex-líder Cândido Vaccarezza. De outro, respaldado pela ministra Ideli Salvatti e pelos líderes Arlindo Chinaglia e Jilmar Tatto, fica o também paulista Paulo Teixeira.

A briga pela função se justifica: cabe ao relator definir o roteiro de trabalho da investigação, estabelecendo limites e prioridades nos depoimentos e nas quebras de sigilos, duas das armas de uma CPI.

Eu, não Diante do velho impasse no PT, outros nomes na bancada foram sondados. Alexandre Molon (RJ) alegou estar sobrecarregado com a relatoria do marco civil da internet, e Henrique Fontana (RS), com a reforma política.

Dúvida De um integrante da cúpula petista sobre o impasse na Câmara para escolher o relator: "O PT é tão enrolado que daqui a pouco vai fazer prévia para porteiro de Assembleia Legislativa''.

Tropa de choque O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirma que só um pedido da presidente Dilma o faria integrar a CPI do Cachoeira. Senadores aliados dizem que só Braga garantirá blindagem ao Planalto, já que devem participar da comissão os "magoados" Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR).

Revival A CPI ainda não começou os trabalhos, mas já resgata personagens de escândalos dos tempos da CPI dos Bingos. Ex-assessor de Antonio Palocci e personagem do caso Waldomiro Diniz, o advogado Rogério Buratti protestou no Twitter: "A CPI vai esclarecer muita bobagem que foi dita. Nunca entendi por que a Getch me envolveu naquela história".

Cofrinho Os governadores aproveitaram a viagem a Brasília, por conta da posse de Carlos Ayres Britto na presidência do Supremo Tribunal Federal, para se reunir para fechar o pleito de renegociação da dívida dos Estados. A reivindicação, ecumênica, reuniu Jaques Wagner (PT-BA), e os tucanos Geraldo Alckmin (SP) e Antônio Anastasia (MG), entre outros.

Geral Faltaram cadeiras para autoridades e convidados ontem na posse de Ayres Britto. Funcionários do tribunal tiveram de improvisar assentos extras para o plenário, que virou uma fornalha.

#vanusafeelings A cantora Daniela Mercury chegou à posse junto de Ayres Britto. Antes de desafinar e perder o fôlego numa versão arrastada do Hino Nacional, a musa do axé recitou um poema para o presidente do Supremo.

Urnas A ministra Cármen Lúcia estreia na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em reunião hoje com a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) para tratar de acessibilidade nas eleições municipais.

Lembrete O presidente do DEM, José Agripino, e o dirigente paulistano do partido, Alexandre de Moraes, se reuniram ontem com Geraldo Alckmin em Brasília para reiterar o pleito de indicar o vice na chapa de José Serra. Ouviram do governador que o compromisso está mantido.

Forcinha DEM e PSDB confirmam neste fim de semana a disposição de fechar uma aliança para disputar a Prefeitura de Salvador. Na ocasião, não baterão o martelo sobre quem será o candidato, mas já na semana que vem ACM Neto (DEM) deve lançar sua candidatura.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Em tempos de completo apagão no setor de transportes, a nova promessa do governador Geraldo Alckmin de triplicar o metrô até 2018 joga luz sobre o que não foi feito."

DE FERNANDO HADDAD, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, sobre a promessa do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de que o Estado construirá mais 126 km de rede de metrô, o triplo da malha atual, até 2018.

contraponto

Alarme falso

O Congresso realizava ontem a sessão para instalação da CPI do Cachoeira quando o líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), correu para o microfone:

-Presidente, a bancada do PT solicita que a matéria seja retirada da pauta! Precisamos avaliar melhor.

O frisson foi geral, houve protesto de vários partidos, até que o petista conseguiu explicar que se tratava de um engano e se referia a outro projeto.

Na tribuna, Chico Alencar (PSOL-RJ) não resistiu:

-O líder Tatto sempre nos causando fortes emoções...

Nenhum comentário: