terça-feira, abril 03, 2012

Rede de intrigas - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 03/04/12


A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) está possessa com o ex-ministro Luiz Sérgio. Tudo por causa de sua declaração de que houve "malfeito" no Ministério da Pesca em licitação para a compra de lanchas. A avaliação no Planalto é que o petista deu munição à oposição, que agora recorre à Comissão de Ética Pública. A manifestação é vista como um petardo na disputa que levou às substituições de Luiz Sérgio, na Pesca, e de Cândido Vaccarezza, na liderança do governo na Câmara.

Um tiro mortal na oposição?
Os políticos não acreditam que houve negligência da Procuradoria Geral da República, por ter segurado sem tomar providências, desde 2009, a investigação sobre a relação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) com Carlinhos Cachoeira. Avaliam que a revelação destes fatos agora cumpriria a função política de atenuar a responsabilidade dos petistas no escândalo do Mensalão, que este ano será julgado pelo STF. Além disso, dizem, que o governo Dilma ao vazar estas informações deu um tiro na cabeça da oposição, que transformou o combate à corrupção e a moralidade sua única bandeira na opinião pública.

"Bandido perigoso tem que ir para a cadeia. O Democratas não bate palmas e nem passa a mão na cabeça de corrupto ou de qualquer outro criminoso” — Demóstenes Torres, senador (DEM-GO), no programa nacional de TV do seu partido em 15 de dezembro de 2011

OUTROS TEMPOS. Em agosto do ano passado, quando o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) era um respeitável integrante da bancada da oposição no Congresso, ele participou ao lado de líderes do PSDB, do PPS e de seu partido do lançamento da uma campanha na internet para instalar no Congresso a CPI da Corrupção. O envolvimento do senador com Carlinhos Cachoeira desarmou a oposição ao governo da presidente Dilma.

Silêncio
Duro com os governistas, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), silencia no caso do envolvimento do correligionário Stepan Nercessian (PPS-RJ) com Carlinhos Cachoeira. O site do PPS esconde a embaraçosa pauta.

Julgamento
O STF marcou para dia 12 o julgamento da constitucionalidade dos planos Collor I e II. Desta decisão depende o ressarcimento de poupadores prejudicados pelos expurgos inflacionários e confisco de moeda provocados pelos planos.

Em busca de oportunidades
A secretária de Estado americana Hilary Clinton despachou para o Brasil uma das principais integrantes de sua equipe. Reta Jo Lewis, que atuou na realização das Olimpíadas de Atlanta e na Copa do Mundo dos Estados Unidos, está percorrendo todas as 12 cidades sedes da Copa de 2014, e reunindo-se com autoridades locais, para conhecer as possibilidades de negócios e de investimentos para empresas americanas no Brasil.

Comodidade
Os ministros que despacham no Planalto não gostam quando o vice Michel Temer assume a Presidência. É que ele não se instala no gabinete da presidente Dilma, permanecendo no prédio anexo. Eles são obrigados a caminhar até lá.

Pente-fino
A consultoria Macroplan fez pesquisa sobre a profissionalização da gestão pública nos estados. Constatou avanços nas áreas de planejamento e orçamento. As piores avaliações ficaram com transporte, obras públicas e segurança.

EFEITO KASSAB. A exemplo do que já ocorre com o PT, a Executiva do DEM decidiu ontem que cabe a ela decidir sobre eventuais coligações com o PSD.

OS SERRISTAS preferem que o vice da chapa de José Serra seja do PSD do prefeito Gilberto Kassab, do que um tucano ligado ao governador Geraldo Alckmin.

DECLARAÇÃO do líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), ao anunciar que faria representação no Conselho de Ética Pública sobre a gestão petista no Ministério da Pesca: "O próprio ex-ministro (Luiz Sérgio), que é do PT, critica o malfeito".

Nenhum comentário: