quinta-feira, abril 12, 2012

Pressão estadual - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 12/04/12

Os governadores decidiram se unir e pressionar o governo Dilma para reduzir o percentual da receita dos estados destinado ao pagamento da dívida com a União. Eles querem dinheiro para investir, justifica Sérgio Cabral (RJ), e amanhã eles participam de reunião organizada por Tarso Genro (RS). Os governadores também estão irritados com a Fazenda, pois ela busca desatrelar a dívida da União da taxa Selic, mas pretende que esta seja o novo indexador da dívida dos estados.

Jogo de empurra-empurra
A convocação para a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) depor na Comissão de Fiscalização da Câmara gerou uma troca de torpedos entre o PT e o PMDB. Os petistas reclamam que houve traição do PMDB, porque um de seus membros votou a favor, e dois estavam ausentes. Para o PT, houve uma conspiração dos aliados. Os peemedebistas acusam a liderança do governo na Câmara de ter cochilado, pois o vice-líder Odair Cunha (PT-MG) acompanhou a votação. Para o PMDB, ocorreu uma falha na articulação política. Ambos avaliam que os votos do PR (2) se devem à disputa pelo Ministério dos Transportes.

"Não me lembro de uma ocasião em que o Senado esteve tão desgastado, tão no chão, tão humilhado, tão espezinhado pela opinião pública como agora” — Pedro Simon, senador (PMDB-RS)

FECHANDO AS PORTAS. O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), reuniu-se, na Europa, com dirigentes da Internacional Democrata Cristã. Levou debaixo do braço um documento contra o PSD, demonstrando que o partido estava apoiando um governo social-democrata de esquerda no Brasil. Fez isso para evitar que o partido do prefeito Gilberto Kassab (SP) seja admitido na Internacional. Kassab esteve por lá fazendo esse pleito.

Socorro
Além da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), o governador Marconi Perillo (GO) também contratou uma empresa de gerenciamento de crise para enfrentar o escândalo protagonizado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira.

Comigo, não
A assessoria do governador Jaques Wagner (BA) informa que Olavo Noleto já trabalhava na Secretaria de Relações Institucionais quando ele assumiu o cargo em 2005. Noleto foi nomeado pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu.

PMDB vai de Valadares
O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), diante da negativa de vários senadores do partido, decidiu que vai indicar o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) para a presidência do Conselho de Ética do Senado. O socialista vai presidir o julgamento do senador Demóstenes Torres (GO). Mas os problemas não acabaram. Os senadores se perguntavam se o relator, escolhido por sorteio, vai aceitar assumir a tarefa.

Esquisito
O ex-prefeito de Campinas Dr. Hélio (PDT) teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores devido a denúncias de irregularidades na àrea de saneamento. Mas, até agora, o Ministério Público não apresentou denúncia na Justiça.

Reconhecimento
O Museu Imperial lança folder, dia 18, referente ao diário pessoal de Dom Pedro II sobre a viagem aos EUA em 1876. Os pesquisadores do Museu vão pleitear o Prêmio Memória do Mundo da UNESCO, versão internacional, para o diário.

ROTEIRO. O ex-presidente Lula já está definindo suas prioridades nas eleições municipais. Além de São Paulo, vai priorizar o apoio a Eduardo Paes (PMDB) no Rio. No Nordeste: Recife, Fortaleza e São Luís.

NO GOGÓ. A presidente Dilma vai viajar menos para o exterior no segundo semestre. Vai ficar no Brasil vendendo seu governo para, indiretamente, fortalecer os candidatos governistas nas eleições.

RIO+20. A Firjan e a Fiesp também vão organizar um evento paralelo durante a Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente. Querem reunir dez mil pessoas no Forte de Copacabana. 
ILIMAR FRANCO com Simone Iglesias, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: