segunda-feira, abril 30, 2012

Pano de fundo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 30/04/12


Os desdobramentos da Operação Monte Carlo reabriram uma guerra nos bastidores entre o Ministério Público e a Polícia Federal. Promotores identificam nos ataques recentes das associações de delegados uma disputa para delimitar competência em investigações. A ideia está exposta na PEC 37/11, que defende que apenas instituições policiais possam investigar crimes.

Alvo das associações, o Conselho Nacional do Ministério Público rebate acusação de corporativismo com a apuração do suposto elo entre o procurador Benedito Torres, irmão do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), com o esquema de Carlinhos Cachoeira.

Olha aqui O conselho resgata, ainda, a demissão do ex-procurador Leonardo Bandarra, na Operação Caixa de Pandora, e suspensão do procurador Vicente Cruz (AM), envolvido na tentativa de assassinato do então procurador Mauro Campbell.

Forca 1 A avaliação geral de quem acompanha os rumos da investigação do "Cachoeiragate" na Câmara é que, dos deputados citados no escândalo, o caso mais complicado é o do tucano Carlos Alberto Leréia (GO).

Forca 2 Além do material coletado nas escutas da Polícia Federal, pesa contra Leréia o vínculo direto com o governador Marconi Perillo (PSDB-GO). Também foram citados nas investigações os deputados Stepan Nercessian (PPS-RJ), Rubens Otoni (PT-GO) e Sandes Júnior (PP-GO).

Ação... Como vacina para apresentar na CPI do Cachoeira, Marconi Perillo mandou levantar todas as multas já aplicadas pelo seu governo à Delta. Desde que assumiu, a empresa já foi autuada em R$ 500 mil por problemas em obras em Goiás.

..preventiva O tucano também quer saber quais são os contratos da empreiteira no governo e em prefeituras administradas pelo PT e pelo PMDB. O volume dos municípios ultrapassa o do Estado.

Mãozinha Antes de assumir a presidência do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Carlos Ayres Britto ofereceu ao colega Ricardo Lewandowski mais auxiliares para a tarefa de revisar o processo do mensalão. Ministros da corte apostam que o relatório será entregue em maio.

Torcida... Dirigentes da Força Sindical lançaram ontem uma campanha para que o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) assuma o Ministério do Trabalho. "Sou Peixe, Paulinho da Força é São Paulo, mas no Ministério do Trabalho somos Brizola Neto com certeza", escreveu no Twitter o secretário-geral da central, João Carlos (Juruna).

...organizada Favorito do Planalto, o deputado enfrenta resistência de parte da bancada na Câmara.

Imagem Além da pressa para nomear o ministro do Trabalho, a presidente Dilma Rousseff fará hoje na TV um pronunciamento pelo Dia do Trabalho, gravado sob supervisão de João Santana.

CEP Fernando Haddad se irritou com uma pegadinha na entrevista que concedeu para o SBT. Questionado sobre para onde deveria escrever caso quisesse mandar uma carta para a Prefeitura de São Paulo, o ex-ministro não soube dizer o endereço.

De olho José Serra demonstra grande interesse na decisão do TSE sobre o PSD. O tucano sabe que desse resultado dependerá a escolha do seu vice, se ligado a Gilberto Kassab ou ao DEM, caso o partido mantenha o tempo no horário eleitoral.

Tiroteio

O PT reencontra seu passado stalinista com a prática de reeditar a história removendo personagens de fotos. Foi o que fez com o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), sobre a ausência do antigo assessor do governo petista nas imagens do documentário ''Pela Primeira Vez'', que trata da transição do governo Lula para o da presidente Dilma Rousseff.

Cotraponto

Ele & Ela

Ao discursar no mês passado durante entrega do prêmio Bertha Lutz, no Senado Federal, a presidente Dilma Rousseff enumerava parcerias no poder, como a sua com o vice-presidente da República, Michel Temer.

- A Benedita disse que ele deve cuidar de mim. Eu também vou cuidar dele!

Na sequência, citou José Sarney e Marta Suplicy, no Senado, e Marco Maia e Rose de Freitas, na Câmara.

O deputado petista não se conteve:

-Sim, ela cuida de mim lá!

Nenhum comentário: