sábado, abril 07, 2012

O alvo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 07/04/12

Parlamentares da base aliada discutem representar contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no Conselho Nacional do Ministério Público por omissão no caso da Operação Las Vegas, cujo inquérito ficou parado no órgão desde 2009 e que já continha informações sobre a ligação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com o acusado de contravenção Carlinhos Cachoeira. A ideia é criar constrangimento para Gurgel, que é quem preside o CNMP. O procurador está na mira dos petistas, que também querem convidá-lo para falar sobre o caso no Conselho de Ética do Senado, que deve ser instalado na terça-feira.

Como assim? Os parlamentares que cobram a condução de Gurgel no caso estranham o fato do procurador-geral alegar que o primeiro inquérito, de 2009, precisava de informações do resultado das investigações de outro inquérito, da Operação Monte Carlo, desbaratada dois anos depois.

Cafezinho O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recebeu nesta semana em seu gabinete o advogado Márcio Thomaz Bastos, ex-titular da pasta no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e hoje defensor de Carlinhos Cachoeira.

Sob controle Tucanos procuraram o governador Marconi Perillo (GO) após a revelação de que sua ex-chefe de gabinete, Eliane Gonçalves Pinheiro, estaria envolvida no esquema de Cachoeira. "Ele foi mais incisivo até que Demóstenes no dia que subiu na tribuna para se defender", disse um parlamentar.

Perto... O relatório da Polícia Federal mostra que Cachoeira adquiriu um apartamento no flat Tryp Convention, o mesmo em que moram vários deputados, senadores e ministros, para encontros de negócios em Brasília.

... do poder Quando não estava na capital federal, o acusado de contravenção emprestava o apartamento no flat para outros integrantes de seu grupo, como mostram conversas gravadas pela PF.

Luluzinha Além da senadora Marta Suplicy (PT-SP) e da governadora Roseana Sarney (Maranhão), a ministra Gleisi Hoffman (Casa Civil) vai acompanhar a presidente Dilma durante viagem aos Estados Unidos amanhã.

Anestesia O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, se submeteu a uma cirurgia dentária na quinta-feira e só retomará as atividades da pré-campanha na próxima terça.

Muxoxo Preterido para a coordenação geral da campanha de Fernando Haddad na capital, o deputado federal Vicente Cândido, da corrente CNB, tem dito que precisa "pensar" se aceita a missão de coordenar o plano de governo do pré-candidato.

Patrulha verde Como parte do Cidade Limpa, o prefeito Gilberto Kassab acionou a Polícia Civil em operação que resultou em 14 indiciamentos por crime ambiental nesta semana. O motivo: lixo acumulado por banners e material de propagada.

Álgebra 1 Os que defenderam que Geraldo Alckmin nomeasse Márcio Rosa, segundo colocado na eleição do Ministério Público, para o cargo de procurador-geral do Estado, argumentaram que ele venceu entre os que votaram em um só candidato.

Álgebra 2 Os promotores e procuradores podiam votar em um, dois ou três candidatos. O resultado geral apontou o oposicionista Felipe Locke com 894 votos, contra 838 de Rosa. Nos chamados votos uninominais, porém, Rosa venceu por 641 a 528.

Tiroteio

Jaques Wagner escolheu o terceiro da lista. Tarso Genro, o segundo. Berzoini é tão aloprado que foi excluído da campanha de Haddad, senão ela não sairia do lodaçal.

DO TUCANO ANDREA MATARAZZO, sobre Ricardo Berzoini (PT), que, no Twitter, chamou Geraldo Alckmin de "antidemocrático" por escolher Márcio Rosa, segundo colocado na lista tríplice, para procurador-geral do Estado.

Contraponto

Curriculum vitae

Em palestra no seminário "Governança metropolitana", no fim de março, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, lembrou que ajudou a coordenar muitas campanhas do partido nos anos 80 e 90.

Citou que acompanhou as de Eduardo Suplicy para a prefeitura (1985 e 1992) e o governo (1986) e a de Plínio de Arruda Sampaio, hoje no PSOL, ao governo em 1990.

Como todas foram derrotadas, Okamotto brincou:

-O Plínio não deu certo, mas o Suplicy chegou lá -, numa alusão aos vários mandatos do petista no Senado.

Nenhum comentário: