terça-feira, abril 17, 2012

O alvo: a Delta - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/04/12

Petistas e tucanos estão incomodados com a presença, na cena do escândalo Carlos Cachoeira, dos seus governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Marconi Perillo (PSDB-GO). Mesmo que quisessem, os dois partidos não têm mais como impedir a investigação, mas seus representantes na CPI podem virar os holofotes para o elo mais fraco e demonizar a Construtora Delta. Isso já foi tentado antes com as construtoras Norberto Odebrecht (CPI do Orçamento) e Gautama (CPI do Mensalão).

Governo não assume operação abafa

Mesmo reconhecendo que para o governo era melhor não ter uma CPI, pois ela tumultua o debate político, um ministro da presidente Dilma comentou ontem que o pior que poderia acontecer neste momento “é o governo sair carimbado do processo como querendo abafar uma investigação contra a corrupção”. Por isso, acrescentou que a presidente pediu que seus ministros não se envolvam. A ordem agora é: deixar tocar, doa a quem doer. Além disso, a maioria governista na CPI lhe dará uma grande margem de manobra nos acertos com a oposição. Se essa quiser ouvir Agnelo, por exemplo, é porque aceita a convocação de Perillo.

Saia do comodismo e lute contra a corrupção. Mostre a cara do ladrão” — “Dia do basta!”, texto de convocação, na internet e nas redes sociais, da III Marcha contra a Corrupção e a Impunidade no sábado, dia 21.

‘DOLCE VITA’. Refugiado no Brasil, o ex-ativista italiano Cesare Battisti saboreou uma feijoada, regada a chope e samba, num bar em frente à sede da Polícia Federal, no sábado. À noite, lançou, na 1ª Bienal do Livro de Brasília, o livro “Ao pé do muro”, escrito no período em que esteve preso no presídio da Papuda (março de 2007 a junho de 2011). O presidente Lula lhe concedeu refúgio em dezembro de 2010. Mas o STF só autorizou que ele fosse colocado em liberdade em junho de 2011.

De fora para dentro 
Os partidos aliados estão defendendo que o ex-líder do governo na Câmara Cândido Vaccarezza (PT-SP) seja o relator da CPI do Cachoeira. O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), diz que tem muita gente no PT querendo assumir a tarefa.

Alhos com bugalhos
Na conversa entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, na sexta-feira, ambos estavam incomodados com a declaração do presidente do PT, Rui Falcão, relacionando o Caso Cachoeira com o julgamento do mensalão no STF.

A esperteza de Garotinho e os fatos
No sábado, escrevemos aqui que o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) tentara ser candidato a presidente em 1998. De fato isso ocorreu em 2006. Naquele ano, em março, Garotinho venceu prévia no PMDB com 48% dos votos. Mas na convenção, em maio, a tese da candidatura própria foi derrotada, por 351 votos contra 303. Portanto, foi nesse ano que o empresário Fernando Cavendish, da Delta, montou um bunker no Lago Sul, em Brasília, para aliciar votos em favor de Garotinho.

Jogo pesado
O advogado dos ex-controladores do Banco Nacional, Marcelo Fontes, diz que os títulos ditos “podres” foram adquiridos durante a intervenção do BC, que os papéis foram emitidos pelo governo e que a briga hoje é pelo valor para resgate.

Outro lado

A assessoria do governador Sérgio Cabral (RJ) ligou para negar que ele tenha conversado sobre CPI com dirigentes nacionais do PMDB. O vice Luiz Fernando Pezão também ligou para dizer que “a preocupação com a CPI é zero”.

A PRESIDENTE Dilma nomeou ontem Emerson Fernandes Daniel Junior diretor-geral do Dnocs. Ele foi indicado para o cargo pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN).

RELATO 
do presidente da Vale, Murilo Ferreira, para o vice Michel Temer é de que estão adiantadas as negociações para que os chineses permitam atracar, em seus portos, os supercargueiros da empresa.

A COMISSÃO
 de Ética Pública arquivou pedido para investigar contrato entre o Ministério da Cultura e a Escola da Samba Império Serrano.

Nenhum comentário: