segunda-feira, abril 09, 2012

Lista de pendências - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 09/04/12



PT e PSB adiaram para depois da Páscoa a conversa para tentar fechar um acordo de apoio recíproco em várias cidades, do qual a "joia da Coroa" é São Paulo. A cúpula do PSB levantou e levará à mesa vários casos de recusa dos petistas em apoiar seus candidatos.

O PSB tem 14 deputados federais candidatos a prefeito. Por enquanto, nenhum com apoio do PT. O partido do governador Eduardo Campos tem pré-candidatos em 15 capitais. Dessas, só há aliança com o PT em Belo Horizonte (MG). Por fim, dos seis governadores socialistas, dois têm candidatos nas capitais de seus Estados -e não conseguem aval do partido de Lula para eles.

No telhado Em almoço há pouco mais de uma semana, Campos já preveniu o prefeito Gilberto Kassab (PSD) que, apesar dos problemas, a tendência é o PSB fechar com Fernando Haddad (PT), e não com José Serra, (PSDB).

Meio cheio... Kassab tem dito a interlocutores que está otimista quanto às chances de o PSD conseguir, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a divisão do fundo partidário -e, posteriormente, mais tempo na propaganda eleitoral gratuita na TV.

... meio vazio Já os advogados dos partidos contrários avaliam que o fato de o relator Marcelo Ribeiro ter pedido parecer à vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que já deu decisões contra o PSD, é um indicativo de maus lençóis para o prefeito.

Profissão... O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou consulta no TSE para saber se o veto a candidaturas dos "prefeitos itinerantes" -que transferiam o domicílio para cidades vizinhas para se candidatar de novo -se estende a parentes.

... político Com a consulta, Cunha quer saber do TSE se o familiar deste prefeito também deve ficar inelegível. "Em São Gonçalo, por exemplo, a prefeita foi reeleita e tenta lançar o irmão em Itaboraí, cidade vizinha", diz.

Unindo forças Os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo) e Sérgio Cabral (Rio) assinam hoje com Fiesp e Firjan, no Palácio dos Bandeirantes, convênio para criação de curso de especialização MBA em gestão Empreendedora Educação.

Outra pauta O presidente do DEM, José Agripino, tenta virar o disco da crise Demóstenes Torres (sem partido-GO) com uma agenda positiva no exterior. Ele se encontra com representantes do PP espanhol e do PSD português, partidos que integram a IDC (Internacional Democracia Cristã), entidade da qual o DEM faz parte.

Velório Petistas e peemedebistas que assistem de camarote à derrocada do senador envolvido no caso Cachoeira apelidaram de "viúvas do Demóstenes" os que admiravam o goiano, como Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Pedro Taques (PDT-MT) e Ana Amélia (PP-RS).

Teste A eleição em Campo Grande (MS) será uma prova de fogo para a Lei da Ficha Limpa. Os principais candidatos a prefeito, Edson Girotto (PMDB) e Vander Loubet (PT), respondem a processos em tribunais superiores que podem ser julgados antes de outubro.

SOS A deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ) e o senador Pedro Taques apresentaram proposta para que o Congresso debata a fiscalização de hospitais privados. Eles se baseiam no caso do filho do presidente da Embratur, Flávio Dino, que morreu em fevereiro após crise de asma em um hospital de Brasília.

tiroteio

O governo contraria a tradição e faz nomeações ao gosto de Serra. E, assim, a máquina estadual trabalha para, em 2014, ficar livre do candidato a prefeito.

DO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ MENTOR (PT-SP), criticando o apoio do pré-candidato tucano ao segundo colocado na eleição interna do Ministério Público de São Paulo, Márcio Rosa, nomeado para procurador-geral do Estado.

Contraponto

Cartão de visitas

Em reunião da comissão de juristas do Senado que discute a reforma do Código Penal, o advogado Marcelo Leonardo fez uma sugestão de mudança.

A fala pausada e tranquila do advogado de Marcos Valério no mensalão contrastou com o clima da acalorada discussão que havia acabado de acontecer. O ministro do STJ Gilson Dipp, presidente da mesa, aproveitou a deixa:

-O doutor Marcelo é sempre muito direto e claro em suas intervenções. Se um dia eu precisar de um advogado, eu o escolherei!

Nenhum comentário: