terça-feira, abril 17, 2012

Hora da caneta - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 17/04/12


Enquanto ganha alguns dias para organizar seu time na CPI, devido à internação de José Sarney (PMDB-AP), o governo trata de liquidar algumas faturas atrasadas que poderiam causar ruídos durante as investigações.

Após dois meses de espera, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), emplacou o afilhado Emerson Fernandes na diretoria do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). A nomeação ocorre uma semana depois de a ministra Ideli Salvatti ter se indisposto com Alves. Na lista de pendências com aliados a resolver ainda há o Ministério do Trabalho para o PDT e disputa de PT e PSB por cargos na pasta da Integração.

Memória 1 Hoje incumbida de monitorar a criação da CPI, Ideli apresentou projeto de lei para implementar uma política de exploração de loterias em 2003, quando era senadora. No ano seguinte, com o caso Waldomiro Diniz, o projeto acabou arquivado.

Memória 2 Na época, o Palácio do Planalto coordenava, pelas mãos de José Dirceu, um movimento para legalizar os jogos de bingo no país, com o objetivo de aumentar a arrecadação de tributos.

Currículo Cotado para assumir a relatoria da CPI, o deputado Odair Cunha (PT-MG) era da tropa de choque de José Dirceu, com assento na Corregedoria da Câmara, quando estourou o mensalão. A cota de Odair no governo fica por conta de Luis Fernando Paroli, diretor em Furnas.

Informações... A defesa de Roberto Jefferson (PTB) pediu à Justiça a exclusão do ex-deputado na ação penal que o acusa de comandar uma quadrilha nos Correios. A ação ocorreu após a divulgação do vídeo em que o ex-diretor da estatal Maurício Marinho aparece recebendo propina.

...cruzadas Na mesma petição, o advogado de Jefferson solicitou o compartilhamento do inquérito da Operação Monte Carlo, que agora levou à prisão de Carlinhos Cachoeira. Alega que o ex-prefeito de Anápolis Ernani de Paula declarou que o vídeo também foi feito pelo grupo de Cachoeira.

Norte a Sul A Delta Construções, pivô da CPI do Cachoeira, recebeu em contratos com a Prefeitura de São Paulo de janeiro de 2005 até este mês R$ 329.765.040,66.

Maratona Fernando Haddad deflagrou ontem a estratégia de superexposição na TV. Além de estrear o programa "Band Eleições", ele gravou entrevista para a Record News e amanhã irá ao "Manhã Maior", de Daniela Albuquerque, na Rede TV!.

Sola de sapato O tucano José Serra começa nesta semana um giro pelos bairros da cidade, com prioridade para o chamado centro expandido. A ideia é promover reuniões com líderes comunitários e de associações de moradores. A primeira será amanhã, na Mooca, e na quinta-feira ele irá à Lapa.

Fiel Do senador Roberto Requião (PMDB), criticando a ala do PT ligada ao ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que defende apoio ao ex-tucano Gustavo Fruet (PDT), um dos algozes do PT na CPI dos Correios, à Prefeitura de Curitiba: "Todo mundo pode se arrepender e merece outra oportunidade, mas o Código Canônico tem que ser aplicado".

Visita à Folha Carlos Ayres Britto, próximo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Silvana de Freitas, assessora de imprensa, e Antonio Caddah, assessor de segurança.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O Millôr dizia que a única coisa engraçada na charge era o conceito, porque não existe humor a favor. Agora, o governo quer fazer uma CPI a favor. Não vai ser engraçado."

DO CIENTISTA POLÍTICO RUBENS FIGUEIREDO, sobre o apoio declarado na base do governo Dilma Rousseff à criação de uma CPI no Congresso para investigar os negócios do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira com políticos.

contraponto

Doutor House

Em almoço ontem em Brasília, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) falava ao ex-executivo da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, sobre a internação de José Sarney no fim de semana.

-Foi o Sarney quem salvou o Sarney. De tanto entender de saúde, ele é quase um médico -, disse Lobão.

Um dos presentes lembrou que o presidente do Senado "toma milhares de pílulas todos os dias".

Ao que Lobão, aliado do peemedebista, corrigiu:

-Milhares não! "Só" umas 32...

Nenhum comentário: