sexta-feira, abril 06, 2012

Energia solar em crise - GILLES LAPOUGE


O Estado de S.Paulo - 06/04/12


A Q-Cells alemã, uma das maiores fabricantes mundiais de painéis solares, pediu concordata. É o fim de uma "história de sucesso". Criada em 1999, a Q-Cells navegava de vento em popa. No seu auge, em 2007, o valor da empresa chegou a atingir 10 bilhões. Sua ação chegou a valer 80. Hoje, ela vale 0,50. Em 2011, a Q-Cells faturou apenas 1 bilhão, registrando um prejuízo de 845 milhões.

No entanto, a Alemanha estava solidamente instalada na primeira fila dos países fotovoltaicos. Ela representava 26% das instalações de energia solar em nível mundial. O país tem uma potência solar instalada de 24.700 megawatts, 10 vezes mais que a França.

O colapso da Q-Cells é um sinal ainda mais sombrio porque outras três empresas alemãs enormes de energia solar já capotaram, a Solarhybrid, a Solar Millenium e a Solon. Na França, o setor não está nada bem, tampouco: a Photowatt esteve a ponto de desaparecer no ano passado e só foi salva pelas intervenções do poderoso grupo francês de eletricidade EDF.

Estamos em pleno paradoxo: no mundo inteiro, a crise energética se perfila e se aproxima. Particularmente na Alemanha. Aliás, esse grande país consumidor tomou a decisão de extinguir a produção de energia nuclear até 2022. Portanto, está condenado a desenvolver suas energias limpas - sobretudo a solar e a eólica.

Ora, a energia solar, como se percebe agora com a queda da Q-Cells, está à deriva. A outra grande forma de energia prevista pela Alemanha, a eólica, também enfrenta problemas.

É bem verdade que Berlim fez um belo esforço e prevê que, dentro de 10 anos, os parques eólicos do Mar Báltico gerarão 13 mil megawatts, o equivalente a 10 centrais nucleares. Hoje se percebe, porém, que a interligação dos parques eólicos do Mar Báltico com a malha elétrica é mais cara do que se previa, A holandesa Tennet, que está encarregada dessa conexão, avaliou o custo em 15 bilhões e está pedindo ajuda ao Estado alemão.

Como explicar, então, essas quebras em cadeia na energia solar? Duas razões: a primeira é que o Estado alemão decidiu, agora que a eletricidade solar é operacional, reduzir suas subvenções a esse tipo de energia. E a segunda é a que é brandida sempre que alguma coisa dá errado na economia ocidental. É culpa da China, vociferam os europeus.

É fato que a China criou gigantes de painéis fotovoltaicos que produzem painéis solares bem mais baratos que as empresas europeias e de qualidade igual. Mas alguns especialistas condimentam essa onda de pânico. Eles calculam que a China também se encontra em dificuldade.

"Caminhamos para uma debandada", clamou, em dezembro passado, o presidente das indústrias chinesas ligadas à energia solar.

Essas dificuldades nas energias solar e eólica ameaçam criar, a prazo, um bloqueio nos países industriais, ao menos se a crise do petróleo tão amiúde profetizada, se confirmar. Mas será que estamos indo realmente para o fim do petróleo, para o esgotamento das reservas mundiais? A questão é controversa.

O aprimoramento das tecnologias e a elevação do preço têm o efeito automático de aumentar as reservas de petróleo. Ao contrário das previsões pessimistas, as reservas mundiais de petróleo não estão se esgotando, estão aumentando. No início dos anos 1970, elas eram estimadas em trinta anos de consumo. Em 2010, esse valor subiu para 40 anos de consumo.

É bem verdade que, para obter esse resultado, os homens são obrigados a procurar o petróleo cada vez mais longe, explorar as jazidas de xisto betuminoso, às custas de massacrar o meio ambiente, e, por fim, de perfurar poços submarinos cada vez mais fundos, com o risco de provocar catástrofes terríveis.

O incêndio do gás numa plataforma da francesa Total, ao largo da Escócia (em Aberdeen) nos lembra há uma semana dessa lei cruel. / TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

Nenhum comentário: