quarta-feira, abril 18, 2012

'Doa a quem doer' - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 18/04/12


O ex-presidente Lula recebeu anteontem no Hospital Sírio Libanês vários parlamentares para discutir a CPI do Cachoeira. Separadamente, despachou com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o antecessor Cândido Vaccarezza (PT-SP) e os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Renan Calheiros (PMDB-AL).

A despeito dos receios da presidente Dilma Rousseff, Lula disse que a CPI tem de ser feita "doa a quem doer". Atribuiu a Carlinhos Cachoeira um "esquema" para destruir o seu governo, desde o caso Waldomiro Diniz, em 2004, passando pela denúncia de propina nos Correios -que resultou no mensalão-, um ano depois.

Escalação O PT vai submeter a lista de indicações para a CPI ao crivo de Lula, que estará em Brasília amanhã. O ex-presidente defende Vaccarezza na relatoria, no lugar de Odair Cunha (MG), indicado pelo presidente da Câmara, Marco Maia (RS).

Veja bem Vaccarezza confirma que esteve com Lula, mas diz que não discutiram nomes: "A única coisa que o presidente pediu foi para que a comissão apure os fatos sem proselitismos".

Asas A negociação do grupo de Cachoeira para comprar uma fazenda no DF, cujo registro seria obtido por meio de pagamento de propina ao Incra, incluiu o repasse de um avião Cessna. Segundo a Polícia Federal, ele foi registrado na Anac em nome do empresário Matheus Paiva Monteiro, dono das terras.

Cliente O governo federal repassou R$ 165,7 mil para compra de medicamentos, entre 2008 e 2011, do laboratório Vitapan, que, segundo a PF, pertence a Cachoeira.

Rafting Da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), cutucando no Twitter os ex-colegas de Congresso Ideli Salvatti e Demóstenes Torres, às voltas com diferentes acusações de envolvimento em irregularidades: "Lanchas! Sugiro vê-los velozmente descendo cachoeiras".

Ponta... Membros do STF que acompanham os preparativos para o julgamento do mensalão apostam que 4 dos 11 ministros não veem elementos para condenar o ex-ministro José Dirceu: José Antonio Dias Toffoli, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

... do lápis Com exceção dos novatos Rosa Weber e Luiz Fux, que ainda não deram pistas de como devem proceder, os demais membros sinalizam que vão votar contra o ex-ministro, apontado como "chefe da quadrilha'' do mensalão pela Procuradoria-Geral da República.

Sinal amarelo A coordenação de campanha de José Serra (PSDB) fez um diagnóstico de que o PT, depois de desorganização inicial, teria encontrado um mote para a campanha de Fernando Haddad na capital, com críticas a aspectos da gestão Gilberto Kassab e associando o tucano ao "velho" na política.

Viés de baixa Para os senadores, o fato de o governo ter endurecido nas negociações sobre a resolução que acaba com a chamada "guerra dos portos'' mostra que não haverá muito espaço para renegociar a dívida dos Estados, outro pleito que conta com o engajamento dos governadores.

Escala A senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), viajará na semana que vem para a China para apresentar a autoridades o projeto Biomas, que visa conciliar preservação ambiental com o agronegócio, debatido na conferência da ONU para o clima em 2010.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O Senado não cumpriu seu papel de zelar pelo equilíbrio da federação. E o governo deve tomar cuidado, pois tratorar os Estados pode contaminar a discussão de outras questões."

DO GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO, RENATO CASAGRANDE (PSB), sobre o rolo compressor da base aliada do governo para aprovar na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) resolução que acaba com a "guerra dos portos''.

contraponto

Vocação à prova

Ex-prefeito de Recife, o deputado João Paulo Lima (PT) discursava no plenário no ano passado sobre sua trajetória política. O colega de bancada Luiz Couto (PB), que é padre, interrompeu para elogiar:

-Você foi encontrar na Paraíba a sua esposa, que como companheira está na luta!

-Tenho aprendido muito com suas reflexões, essa marca da religiosidade -, agradeceu o pernambucano.

-Na juventude, meu sonho era ser padre. Mas não podia se casar, então disse: 'Estou fora desse negócio'...

Nenhum comentário: