quarta-feira, abril 25, 2012

Dilma 1 x 0 Lula - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 25/04/12


Se a CPI do Cachoeira é o primeiro momento em um ano e três meses de governo Dilma Rousseff em que há divergência de propósitos entre a presidente e seus antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, a escolha do mineiro Odair Cunha como relator mostra que os trabalhos começam sob prevalência do comando do Planalto.
Lula e José Dirceu trabalharam muito para que o ex-líder Cândido Vaccarezza (SP) assumisse o posto mais nevrálgico da CPI. O veto a ele mostra que, a exemplo do que ocorreu com a troca de lideranças do Congresso, Dilma instala seu time em postos-chaves e se distancia do "velho PT", notadamente da seção paulista.

Esquadrão O PT do Senado resolveu entrar em campo na CPI com um time mais "light". "Deixamos os capas pretas na suplência, para emergência", argumenta o líder da bancada, Walter Pinheiro (BA), um dos reservas, ao lado de Delcídio Amaral (MS) e Humberto Costa (PE).

SOS Um peemedebista também explica por que nomes como Romero Jucá (RR) e Renan Calheiros (AL) não são titulares: "Vamos esperar o Planalto pedir pelo amor de Deus para tirarmos os amadores e colocarmos os profissionais em campo".

DNA Além do líder Arlindo Chinaglia (PT-SP), da ministra Ideli Salvatti e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), Odair Cunha contou com apoio do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) para se cacifar para relatoria da comissão.

Infiltrados 1 PMDB e a oposição já encontraram um jeito de tentar reduzir o poder do PT na CPI: vão propor a criação de sub-relatorias, braços que tiveram força na CPI dos Correios, em 2005.

Infiltrados 2 O PMDB quer comandar a apuração dos negócios da Delta, empresa com ligações com o governador Sérgio Cabral (RJ). A oposição vê na tática a chance de ter algum papel na CPI.

Contágio Documento enviado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo ao governo federal lista 14 cidades capixabas, além de Presidente Kennedy, coração da Operação Lee Oswald da Polícia Federal, que terão contratos investigados sob suspeita de fraudes em licitações.

Reforço Também foi solicitado pela Justiça do Estado apoio de mais agentes da PF para auxiliar nas apurações.

Torneira... No dia marcado para a votação do Código Florestal, o secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Claudinei do Nascimento, teve reunião com os deputados do PSD para prometer liberação de emendas.

... aberta À bancada do partido de Gilberto Kassab, que concentra grande número de ruralistas, Nascimento disse que o governo deve liberar R$ 2,5 milhões já na primeira semana de maio.

Deu... A reunião da Executiva municipal do PSDB que deveria decidir, a pedido de José Serra, a anulação da ação que pleiteia na Justiça os mandatos dos vereadores que deixaram o partido teve de ser adiada por falta de consenso para aprovação.

... zebra O governador Geraldo Alckmin entrou em campo para remarcar para hoje a discussão da "anistia'', essencial para a aliança com o PSD de Kassab e com o PV.

Trombone O encontro ainda terminou com protestos da ala ligada a José Aníbal e Ricardo Trípoli. O vereador Tião Farias reclamou que Serra não procurou os ex-adversários após as prévias.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Para atender aos interesses de brancos de olhos azuis, o governo da presidente Dilma opta por expulsar 4,6 milhões de pequenos agricultores do campo."
DO DEPUTADO RONALDO CAIADO (DEM-GO), resgatando expressão usada pelo ex-presidente Lula, ao criticar o governo por ceder a supostas pressões de ONGs e governos estrangeiros para não negociar mudanças no Código Florestal.

Contraponto
Beijo, não me liga
Antes de subir ao palco para participar de cerimônia no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff foi mais uma vez chamada pelos jornalistas ontem para dar uma entrevista rápida. Um deles apelou:
-Governo aberto fala com a imprensa, presidente!, em referência a protocolo assinado por Brasil e Estados Unidos por maior transparência no poder público.
Diante da reclamação, Dilma respondeu rapidamente:
-O meu governo é abertíssimo! Eu falo com vocês... Oi, tudo bem? Um beijo.

Nenhum comentário: