quarta-feira, abril 04, 2012

Comando paralelo - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 04/04/12

A criação do bloco PTB-PR, com 14 senadores, foi vendida primeiramente ao Palácio do Planalto como a volta do PR à base aliada, mas, no final do dia, a avaliação era de que a iniciativa tem o objetivo de emparedar o governo. A costura foi feita diretamente com a titular da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que levou Blairo Maggi (PR-MT) e Gim Argello (PTB-DF) até Dilma Rousseff.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) foram excluídos da negociação. O grande mentor da manobra foi o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que terá ascendência sobre o novo bloco.

Atalho Surpreso com a ideia do bloco, Eduardo Braga telefonou para Gim Argello e sugeriu que fossem avisar o Planalto. Gim recusou, dizendo que tinha "interlocução direta" com o Planalto, pouco antes de ser recebido pela presidente.

Vem cá Para se recuperar da bola nas costas, Ideli chamou o líder do PTB para uma conversa hoje no Planalto, no início da tarde. Os integrantes do novo bloco comemoravam ontem o fato de terem deixado de ser "senadores de segunda linha".

Barata voa Dilma foi pega de surpresa com o vaivém da investigação contra Guido Mantega (Fazenda). O ministro ligou para o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, quando soube da decisão da Procuradoria da República no DF, depois sustada, para saber o que se passava.

Xeque-mate Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, vai defender a partir de hoje a saída do PDT da base do governo. O partido reclama da demora de Dilma na escolha do novo ministro do Trabalho.

Mãozinha Antes de sua situação se tornar insustentável, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) procurou congressistas tucanos para pedir um voto de confiança e emendou: "O Marconi Perillo vai ligar para vocês".

Limonada Desgastado com mais um escândalo nacional, o DEM resolveu adotar o discurso de que não hesitou em punir Demóstenes e que os demais partidos com filiados envolvidos com o esquema de Carlinhos Cachoeira deveriam fazer o mesmo.

Bancada da farda Álvaro Camilo, que deixou o comando da PM paulista, filiou-se ao PSD. Gilberto Kassab, que já levou mais de 50 coronéis ao seu governo, planeja inscrevê-lo para liderar chapa de candidatos a vereador ligada à segurança na capital.

Piloto de crises Indicado ontem por Geraldo Alckmin à chefia da corporação, Roberval França foi ajudante de ordens de Ayrton Senna. Na região do ABC, onde coordenava o policiamento, notabilizou-se pelo combate aos "pancadões", bailes funk regados a álcool e drogas.

Censura etílica O tucano Orlando Morando enviou projeto à Assembleia paulista que, além de manter o veto à comercialização e ao consumo de bebidas alcoólicas, proíbe publicidade dos fabricantes nos estádios da Copa.

Visitas à Folha Oscar Vilhena Vieira, diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Mario Gomes Schapiro, professor, e Rui Santos, assessor de imprensa.

Francisco Valim, presidente da Oi, visitou ontem a Folha. Estava com Suzana Santos, diretora de Comunicação Institucional, e Gabriela Wolthers, diretora-executiva da FSB Comunicações.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O pacote tem coisas importantes, mas senti falta de um recorte regional. Faltam medidas para o Nordeste, onde a presidente Dilma teve 11 milhões de votos a mais que Serra."

DO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS (PSB), sobre o plano de estímulos à atividade industrial, com valor total de recursos estimado em R$ 60,4 bilhões, anunciado ontem pelo governo federal.

contraponto

Missão: impossível

O vice-presidente Michel Temer costuma reclamar do aparato de segurança que o acompanha em seus deslocamentos, principalmente em São Paulo. Ao sair para um tradicional almoço com amigos, o peemedebista deu um jeito de despistar os agentes do GSI.

Ele almoçava descontraidamente no restaurante de hábito quando um dos amigos cochichou:

-Michel, acho que você está sendo seguido.

Temer olhou na direção apontada e disse, desolado:

-São os seguranças. Fui descoberto...

Nenhum comentário: