terça-feira, março 27, 2012

Prévia das prévias - SONIA RACY

O ESTADÃO - 27/03/12

Além de FHC, Sérgio Guerra também defende prévias em 2014. Anteontem, na Câmara paulistana, o presidente do PSDB revelou que, para tanto, está organizando o cadastro nacional de militantes. “Sem a atualização, as prévias são irreais. O exemplo aqui em São Paulo foi excelente.”

Aloysio Nunes também aprova a ideia. Aécio aceitaria? “Acho que sim”, disse. E Serra? “Como assim? Ele ficará na Prefeitura até o fim”.

Prévias 2
Embaraço na hora da divulgação do resultado das prévias. Tripoli e Aníbal tiveram de esperar entre os militantes antes de subir ao palco. “Um absurdo”, reclamou o primeiro.

Já todos no palco, aguardando o veredicto, Nunes, corintiano roxo, só queria saber do jogo Palmeiras e Corinthians. E na falta de Serra a seu lado, resolveu provocar um assessor do palmeirense: “Vê aí quanto tá!”.

Prévias 3
Não será fácil unir os tucanos. Militante pró-Aníbal interrompeu discurso de Julio Semeghini, do PSDB municipal, para pedir que o vice também seja do partido.

Por quê? Edvaldo Oscar, do diretório de Vila Matilde, explicou: “Depois ele sai e entrega a Prefeitura para o turco. Não dá”

Nos trilhos
Fim de semana de intenso boato sobre saída de Sérgio Avelleda do Metrô.

Assessoria de Alckmin rebate: “O governador está absolutamente contente. Ele só sai se quiser ou tiver oportunidade melhor de emprego.” Da parte de Avelleda, fica o recado: “Ele não quer sair. O clima está ótimo”, afirma seu assessor.

Design sertanejo
E Michel Teló, quem diria, será um dos homenageados da… Casa Cor. Com direito a ambiente especialmente projetado para ele.

“Edutenimento”
Será anunciada hoje a chegada a São Paulo do KidZania – parque que simula uma cidade em proporções infantis. Onde crianças podem brincar de adultos.

Presente em Tóquio, Seul, Lisboa e Dubai, entre outras, será aberto em março de 2013, no Shopping Eldorado – onde ficava o Parque da Mônica. Investimento? Cerca de R$ 30 milhões.

Entrave
Larry Gagosian, dono da rede de galerias que leva seu sobrenome (três em Nova York e outras em Los Angeles, Londres, Roma, Paris, Genebra, Atenas e Hong Kong), teria, sim, interesse em montar algo no Brasil.

Entretanto, segundo Serena Cattaneo Adorno, responsável pela galeria parisiense, o problema fiscal é gigante. Para entrar no País, paga-se 40% de imposto sobre qualquer obra de arte comprada lá fora. Mesmo que seja brasileira. E para saírem, estrangeiras ou nacionais, também se paga.

No opinião de Serena, isso prejudica o Brasil em sua intenção de integração no mercado de arte mundial.

Unhas e dentes
Obama se superou. Foi incluída na lista de produtos à venda para sua campanha presidencial uma linha de… esmaltes.

O kit com três cores custa US$ 40.

“O que você vê?”

Ricardo Ohtake tinha um brilho especial nos olhos, sábado, pouco antes da pré-estreia de Vermelho no recém-inaugurado Teatro Geo: “É a realização de mais um sonho”, disse o diretor do Instituto Tomie Ohtake. “E a peça não poderia ser mais perfeita”.

Vermelho, que narra a relação do pintor Mark Rothko (Antônio Fagundes) com seu inexperiente assistente (Bruno Fagundes), é uma ode à arte. E Tomie sempre se disse devota do pintor.

“É um dos melhores momentos da minha carreira”, comemorava o diretor, Jorge Takla.

Um dos mais assediados era Silvio de Abreu, que estreia, em outubro, nova versão de sua Guerra dos Sexos, na Globo. “As filmagens começam em abril”, avisou. Se vai ter a cena pastelão celebrizada por Fernanda Montenegro e Paulo Autran? “Claro, mas com diálogos mais modernos. O mundo e os sexos mudaram muito desde 1983”. Sobre Vermelho, foi rápido: “Se um Fagundes é bom, imagine dois…”

Gabriela Duarte deixou o pequeno Frederico (de 3 meses) em casa, enfrentou a insistente garoa paulistana e foi prestigiar os amigos. “Eu atuei ao lado da minha mãe, e essa experiência é muito forte!”

Gabriel Chalita também adorou: “A energia dentro de um teatro é inigualável, né?” E o teatro eleitoral? “Ah, esse depende de muitos atores…”

Depois do espetáculo, Fagundes era só sorrisos para o filho: “Tenho aprendido muito com ele no palco”. Nervoso? “Sim… mesmo depois de 48 anos. Mas parece que as pessoas gostaram”, completou.

É, parece que sim. /DANIEL JAPIASSU

Na frente

Hoje, aniversário de um ano da rádio Estadão/ESPN, os dados do Ibope atestam: a audiência cresceu 34% na AM e 49% na FM. A emissora também ganhou prêmios como o da revista Propaganda, de lançamento do ano.

Denise Fraga, Silvia Afif e Wanderléa são algumas das homenageadas de prêmio da Fiesp-Ciesp. Hoje, no Esporte Clube Sírio.

Ferreira Gullar comanda curso hoje. Na Casa do Saber.

Reynaldo Mapelli Jr., Mário Coimbra e Yolanda de Matos lançam o livro Direito Sanitário. Dia 3, na Escola Superior do Ministério Público.

Thomas Baccaro acumula mais de 20 exposições em seu histórico artístico, expondo na França, no Canadá e, recentemente, em NY. Portanto, não é a primeira que abre sábado, no A Estufa, conforme informou a coluna no domingo.

Nenhum comentário: