terça-feira, março 13, 2012

Precursora - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 13/03/12

Sob pressão, o QG de Fernando Haddad cobra solução das pendências do governo e da direção nacional do PT com aliados para que Lula, enfim, mergulhe na campanha. Preocupam os haddadistas sobretudo a reacomodação do PR na Esplanada, os arranjos regionais com o PC do B e o desfecho do motim peemedebista.

Haddadistas sabem que o ex-presidente terá papel vital nas tratativas entre maio e junho, mas até lá evitará se expor a zonas de atrito com partidos governistas. Em terreno menos pantanoso, Lula terá elementos para arbitrar, inclusive, quais candidaturas do campo dilmista trarão dano potencial a José Serra.

Caixa Petistas mais próximos de Lula defendem Ricardo Berzoini para a coordenação financeira da campanha de Haddad. A chefia do estafe seria compartilhada entre o deputado Vicente Cândido e o presidente do PT paulistano, Antonio Donato.

Conselho Em palestra para candidatos do PT, o marqueteiro João Santana alertou que campanha política é uma "crise permanente".

Desafio Rivais de Serra nas prévias tucanas, Ricardo Tripoli e José Aníbal organizam manifestação hoje à noite na sede do PSDB paulista. À ocasião, reforçarão o pedido de debate com o ex-governador antes da consulta, marcada para o dia 25.

Quórum Os dois pré-candidatos dizem ter conseguido assinaturas de 28 dos 71 membros da direção do PSDB paulistano para deliberar sobre a realização do encontro.

Não dói De um deputado peemedebista, diante da fase de tapas e beijos entre o governo e aliados: "Vamos revogar a Lei da Palmada. Dilma provou que dar tapinha ajuda a educar a criança''.

Hereditário Helder Barbalho (PMDB), filho de Jader Barbalho e prefeito de Ananindeua (PA), quer barrar servidores enquadrados na Ficha Limpa, lei que adiou a posse de seu pai no Senado.

Memória Dilma avisou Michel Temer que trocaria seu líder no Senado. O vice não se opôs. Oscar Neto, irmão de Romero Jucá (PMDB-RR), ajudou a fritar o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, próximo de Temer.

Lado de lá Peemedebistas afirmam que a troca de Jucá por Eduardo Braga (AM) agrada senadores que votam contra o Planalto em temas polêmicos, como Jarbas Vasconcelos (PE), Pedro Simon (RS) e Roberto Requião (PR).

Termômetro O governo vai monitorar o humor dos aliados durante a sabatina de Guido Mantega (Fazenda), hoje. Será o primeiro teste de aceitação de Braga no comando da bancada.

Dominó Piada que circulava no Planalto após a saída de Jucá, horas depois da renúncia de Ricardo Teixeira: "É dia da queda dos eternos".

Linha direta Próxima baixa do rodízio de líderes, Cândido Vaccarezza (Câmara) desagradava o Planalto desde o ano passado. Ideli Salvatti (Relações Institucionais) já despachava com líderes partidários, minando a interlocução do petista.

Veto Novo titular da CBF, José Maria Marin foi indicado pelo PTB à Secretaria de Esporte de Geraldo Alckmin em 2010. O Bandeirantes barrou.

Visita à Folha Marcos Sawaya Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Adhemar Altieri, diretor de comunicação corporativa, e Andrew Greenlees, vice-presidente da CDN Comunicação Corporativa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Vamos encontrar agora nos principais cadernos de classificados do país anúncios assim: 'Temos líder do governo, com ampla experiência, disponível'.

DO DEPUTADO ESPERIDIÃO AMIN (PP-SC), ironizando o fato de Romero Jucá (PMDB-RR), que deixou o cargo ontem, ter liderado a base governista no Senado durante as gestões de FHC, Lula e Dilma Rousseff.

contraponto

Cada um com seus problemas

Em reunião realizada ontem para discutir um protesto de entidades patronais e de sindicatos de trabalhadores contra a desindustrialização, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) cobrava mais tecnologia e inovação por parte dos empresários para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp e defensor da intervenção do governo para proteger a indústria, interrompeu:

-Newton, agora temos só que barrar os importados e controlar o câmbio!

Nenhum comentário: