quarta-feira, março 14, 2012

Pratas da casa - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 14/03/12

Com a nova configuração das lideranças no Congresso, o Planalto estimula a gênese de candidaturas ministeriais como opções à presidência da Câmara e do Senado em 2013, objeto do desejo dos peemedebistas. Ao afastar Romero Jucá (PMDB-RR) e Cândido Vaccarezza (PT-SP), Dilma Rousseff diminui seu grau de comprometimento com os postulantes declarados Renan Calheiros (AL) e Henrique Alves (RN), que agiam em parceria com a dupla apeada da interlocução oficial.

Além de Edison Lobão (Minas e Energia), senador licenciado, o governo estuda encorajar Mendes Ribeiro (Agricultura) como alternativa aos deputados.

Falta combinar Congressistas do PMDB desdenham da tentativa palaciana de patrocinar adversário para Alves. Sustentam ainda que Mendes Ribeiro (RS) não teria respaldo da bancada.

Flashback De um peemedebista que enxerga no revezamento de líderes na base governista a senha para o lançamento de nomes avulsos à Mesa da Câmara: "Dilma vai correr o risco de enfrentar um novo Severino".

Semântica Na conversa que teve com a presidente, Arlindo Chinaglia (PT-SP) disse não ter ouvido a expressão "rodízio" para delimitar o período em que comandará a base: "Não deu prazo".

Gesto Jaques Wagner (BA) deve receber afagos de Dilma hoje na posse de Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário). O deputado petista substitui Afonso Florence, da cota do governador da Bahia.

Sujeito oculto Até ontem favorito para o Ministério do Trabalho, Brizola Neto (PDT-RJ) submergiu. "A ordem do Planalto é se esconder num buraco até a nomeação", disse um pedetista.

Holofotes Guido Mantega saiu ileso do depoimento de ontem ao Senado. Só se incomodou com o burburinho na entrada do novo líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), na comissão.

Aprendiz Andrea Matarazzo avisou a aliados que deve deixar a Secretaria da Cultura em abril. Cuidará da campanha de José Serra, mantendo-se como curinga para a chapa tucana à Câmara de SP. Para seu lugar, um dos nomes cotados é o do empresário João Dória Júnior.

Atalho Desenvolto operador da pré-campanha de José Serra, Gilberto Kassab agora age para afastar o PTB da órbita de Gabriel Chalita (PMDB). O prefeito paulistano reativou conexão direta com o líder petebista Campos Machado e tenta convencê-lo a fechar com o PSDB.

Comitiva Dilma convidou ontem a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para acompanhá-la na visita aos EUA, onde se encontrará com Barack Obama. A reunião está prevista para 9 de abril.

Terceiros Preocupados com o substitutivo de Roberto Santiago (PSD-SP) ao projeto que regulamenta as terceirizações, sindicatos ligados à CUT e juízes do trabalho buscam hoje o apoio de Ricardo Berzoini (PT-SP). Querem evitar que o texto passe na CCJ, agora sob comando do petista.

Domínio... O PMDB mineiro, que faz oposição a Antonio Anastasia (PSDB), usou em seu programa partidário discurso no qual Tancredo Neves, avô de Aécio, defende a liberdade. Em seguida, a inserção exalta a luta "pela imprensa livre e sem mordaça".

...público A propaganda também explora a imagem de Itamar Franco, morto no ano passado. O ex-presidente deixou a sigla em atrito com seus dirigentes em 2006.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Enigmática essa 'premiação' ao senador Eduardo Braga. Com seu alinhamento a Roberto Requião, alguém acredita que ele votou a favor de Bernardo Figueiredo?"

DO DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ VARGAS (PT-PR), associando a troca de líder da bancada governista no Senado ao polêmico veto da Casa à recondução do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

contraponto

Só pensa naquilo

Ao discursar durante evento em homenagem a Dilma Rousseff, ontem no Senado, Marta Suplicy (PT-SP) tratava do avanço das mulheres em postos de comando. A petista disse ter sido abordada recentemente por uma jornalista quando estava ao lado de sua neta, de oito anos.

-Quiseram saber se a menina já brincava de ser presidente da República...

Diante da curiosidade da plateia, a senadora emendou, arrancando gargalhadas das autoridades:

-Ela foi direta. Disse que já brincava de ser eleita! 

Nenhum comentário: