quinta-feira, março 15, 2012

PR: foi assim - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 15/03/12


O líder do PR, Blairo Maggi (MT), apresentou ontem para a ministra Ideli Salvatti uma lista de nomes: deputados Luciano Castro (RR), Milton Monti (SP) e Wellington Fagundes (MT); o presidente do PR em São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues; e o ex-senador César Borges. Com uma caneta, ela riscou os nomes dos deputados. Depois emendou: "Para o Antonio Rodrigues e o César Borges, a gente dá uma diretoria de estatal." E encerrou: "Vamos manter o Paulo Sérgio Passos nos Transportes."

Jucá puxou o tapete de Dilma
A presidente Dilma se sentiu traída pelo ex-líder no Senado Romero Jucá (PMDB-RR). Na semana passada, ele recebeu orientação para levar direto ao plenário, para votação, o projeto de lei que multa empresas que pagam às mulheres salários menores que os homens no exercício da mesma função. A presidente queria sancionar a lei na última terça-feira, quando recebeu o Prêmio Bertha Lutz. Mas em vez de atender à presidente, Jucá apresentou um requerimento, atendendo apelo de entidades empresariais, assinado também por outros líderes, enviando o projeto para a Comissão de Assuntos Econômicos. A presidente ficou irada com o ato de insubordinação.

"As cúpulas partidárias não podem obrigar a presidente a nomear ‘A’ ou ‘B’ para o Ministério. Ela tem que ter a liberdade de escolher os melhores para o país” — José Reguffe, deputado federal (PDT-DF)

PROFISSIONAIS. O clima ameno e de paparicos na primeira reunião da bancada do PMDB do Senado depois da queda de Romero Jucá (RR) e da escolha de Eduardo Braga (AM) surpreendeu um dos integrantes da bancada dos dissidentes, Ricardo Ferraço (ES). Ele saiu da sala comentando: "A reunião foi tão boa, e tantas as trocas de amabilidades, que eu acho que há mais coisas no céu de Brasília do que aviões de carreira."

Irado
O líder do PR, senador Blairo Maggi (MT), estupefato com a oferta de duas diretorias de estatais, respondeu de bate pronto: "O Antonio Rodrigues é vereador. Ele não está precisando de emprego. E o Cesar Borges também não".

Na contramão
O nome de Manoel Dias para o Trabalho não é bem visto no Planalto. Ele é presidente do PDT catarinense. Nas últimas três eleições, ele não apoiou o PT. Na última, apoiou o governo Esperidião Amin (PP) contra a ministra Ideli.

Atravessando o samba
Aliados de José Serra não gostaram da declaração do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, de que a chapa para a prefeitura de São Paulo será puro sangue. "Dispensamos seus conselhos sobre composição da chapa na eleição da capital. Lá nós sabemos ganhar eleições. Ele que vá pregar em outra paróquia, no Recife, por exemplo", disse o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). O ex-governador Alberto Goldman afirmou: "Isso cria um ruído desnecessário".

Reação
O vice da CEF, Geddel Vieira Lima, reagiu às tratativas do vice Michel Temer e do líder Henrique Alves para que o PMDB da Bahia apoie o DEM em Salvador: "A política na Bahia é decidida lá. O apito do Temer e do Henrique é mudo".

Na canela
Em conversa na noite de anteontem, Geddel perguntou a Temer, irritado: "Você vai dizer à presidente Dilma que quer que o PMDB apoie o líder da oposição em Salvador? Você vai gravar apoio para ele exibir na televisão na campanha?".

NADA MAIS. Emissários mandaram recado para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que o encontro com a presidente Dilma será cordial e protocolar.

FILHO do governador Sérgio Cabral, Marco Antônio assume interinamente, amanhã, a presidência da Juventude do PMDB.

O COMANDANTE da Marinha, almirante Moura Neto, acertou ontem a assinatura de um convênio com o presidente da Oi, Francisco Valim, pelo qual a empresa vai reconstruir as instalações de comunicação da base científica da Antártica. 

Nenhum comentário: