domingo, março 25, 2012

Ordem no ninho - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 25/03/12
Encerrada a maratona das prévias, que despertou rivalidades internas adormecidas desde 2008, a ordem no PSDB é apostar na pacificação interna. Se confirmada hoje a vitória do favorito José Serra, José Aníbal e Ricardo Tripoli já se comprometeram com a direção municipal a subir ao palco montado na Câmara paulistana pouco depois das 16h para um ato de apoio.

Caberá ao governador Geraldo Alckmin fazer um discurso pregando a conciliação e a união a tucanos incitados por sete meses a "oxigenar" o partido -e que assistiram à inscrição de Serra na undécima hora ante o aceno de Gilberto Kassab ao PT de Fernando Haddad.

Pose para foto FHC e Sérgio Guerra também devem subir ao palanque decorado com banners e balões nas cores azul e amarela. Os pré-candidatos devem aguardar a proclamação do resultado na liderança do partido.

Making of Imagens do evento serão captadas pela GW, produtora que fará a campanha do PSDB.

Yin e Yang O esforço de convivência harmônica entre os grupos de Serra e Alckmin passa pela montagem de equipe de campanha que mescle auxiliares de ambos. A mediação será dos secretários Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) e Andrea Matarazzo (Cultura).

Cotas A minirreforma do primeiro escalão paulista, motivada pelas desincompatibilizações eleitorais, refletirá o rearranjo. Serristas cobram a indicação do sucessor de Matarazzo, que deve deixar o governo em abril. A sucessão na Secretaria de Desenvolvimento Econômico também é parte do xadrez.

Muy amigo O QG de Fernando Haddad não digeriu a brincadeira de Vicente Cândido (PT-SP), que chamou Gabriel Chalita (PMDB) de "meu prefeito" ao encontrá-lo na Câmara. O deputado reivindica a coordenação da campanha petista, mas não topa cuidar do programa de governo. Agora, o clima azedou.

Compensação Na conversa de quinta-feira, Kassab e Dilma Rousseff trataram de alianças fora de São Paulo. Amarrado a Serra, o prefeito ofereceu ajuda do PSD em capitais nas quais o PT enfrenta problemas mais agudos na montagem de coalizões.

Hora extra Dilma Rousseff mandou todos os ministros informarem seus e-mails pessoais para que ela consiga fazer contato com os auxiliares a qualquer momento, incluindo fins de semana.

Verde desbotado A presidente confessou a interlocutores estranhar o silêncio das ONGs ambientalistas e de ícones do setor em apoio à posição do governo de não ceder às exigências dos ruralistas no Código Florestal.

Freio Após as derrotas do governo na Câmara na semana passada, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) conversou com Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para que o governo reabra discussão com a base aliada e evite que a PEC que transfere aos Estados a demarcação de áreas indígenas avance.

Oráculo 1 Virou piada entre os senadores a comissão de notáveis, na qual pontifica o ex-ministro do STF Nelson Jobim, criada pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), para estudar a revisão do pacto federativo.

Oráculo 2 Nas comissões, diante de um impasse, os senadores ironizam: "Antes de votar, temos de ouvir o que pensam os notáveis". Os que mais se divertem são os presidentes da CAE, Delcídio Amaral (PT-MS), e da CCJ, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Eduardo Braga está garantindo que o PMDB está pacificado. Só se o conceito de paz dele for o mesmo do presidente Barack Obama a respeito do Iraque."

DO DEPUTADO LÚCIO VIEIRA LIMA (PMDB-BA), ironizando declaração do novo líder do governo no Senado em meio à crise de relacionamento da presidente Dilma Rousseff com sua base de sustentação no Congresso.

contraponto


Amnésia seletiva
Demitido do Ministério das Cidades por Dilma Rousseff, Mário Negromonte (PP-BA) conversava no plenário da Câmara quando encontrou Cândido Vaccarezza (PT-SP), também destituído da liderança do governo na Casa.

-Vaccarezza, agora que estamos fora do governo deveríamos escrever um livro juntos!

Escaldado pela crise na base e pela disputa interna de grupos no PT, o paulista se fez de rogado:

-Mário, livro só sobre o Império Romano! Além do mais, estou muito novo para escrever minhas memórias. 

Nenhum comentário: