terça-feira, março 20, 2012

MPs sob risco - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 20/03/12

O vice-presidente Michel Temer entregou ontem a Dilma Rousseff um parecer de sua autoria, com cinco páginas, em que defende que o governo ingresse com embargos de declaração contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que condiciona a validade das Medidas Provisórias à apreciação preliminar de uma comissão especial do Congresso.

Temer argumenta que a necessidade da comissão está prevista na Constituição, mas que o texto não estabelece prazos para essa análise, o que, na prática, torna inviável sua execução. Além disso, diz o documento, o Congresso já regulamentou o trâmite das MPs.

Planilha O PT vai protocolar hoje na Procuradoria-Geral da República representação em que pede formalmente a relação de parlamentares que podem estar envolvidos com o empresário Carlinhos Cachoeira, preso em operação da Polícia Federal.

Contra o relógio Congressistas insatisfeitos com Ideli Salvatti (Relações Institucionais) fazem as contas: desde 2005, quando foi criada, a secretaria teve praticamente um ministro por ano. O que permaneceu mais tempo foi José Múcio Monteiro. "É sempre assim: o ministro faz mil promessas, não tem como cumprir e paga com o cargo", diz um deputado.

Vitrine Senadores refratários à escolha de Eduardo Braga (PMDB-AM) sustentam que os interesses regionais podem prejudicar o desempenho do peemedebista na liderança do governo. Citam como exemplos Ideli e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), também com aspirações em 2014 e constantemente preocupadas em atender seus redutos.

Bravata Dilma tem demonstrado indiferença com os pleitos de PTB e PSC que, como o PR, ensaiam motim.

Ideia fixa Durante evento da Juventude do PMDB, no Rio, dirigentes do partido voltaram a se queixar do papel de coadjuvante no cenário político, pregando a candidatura própria em 2014.

Híbrido O PT de Belo Horizonte já discute a indicação do vice na chapa de Márcio Lacerda (PSB) à prefeitura. O grupo do ministro Fernando Pimentel quer Miguel Corrêa. A ala de Patrus Ananias prefere André Quintão.

Boi na linha O governo paulista suspeita de falha humana em parte das panes que afetaram o transporte de trem e metrô da capital na semana passada. Relatórios preliminares da investigação interna resultaram na demissão de funcionário da CPTM.

Nem vem Geraldo Alckmin se empenhará para emplacar o deputado federal Dimas Ramalho (PPS) no TCE. Reconhecendo o risco de defecções em sua base, comprometida com o estadual Jorge Caruso (PMDB), o governador considera ponto de honra atingir os 48 votos necessários para indicar o ex-secretário de Habitação.

Bloquinho 1 Pré-candidatos dos partidos aliados de Dilma à prefeitura paulistana, Netinho de Paula (PC do B), Celso Russomanno (PRB), Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT) planejam organizar um ato público conjunto contra a polarização da eleição na capital.

Bloquinho 2 Enquanto aguarda a palavra de Eduardo Campos (PE), o PSB paulista formata "Plano B" em caso de veto à aliança com José Serra. O partido submeteria o nome de Luíza Erundina como opção ao bloco de siglas dilmistas não-alinhadas a Fernando Haddad.

Mapa Ciente dos obstáculos nas 10 capitais em que deseja lançar candidaturas próprias, o PC do B apostará nas cidades de médio porte. Na lista de nomes tidos como "competitivos" pela legenda estão o ex-pagodeiro Waguinho (Nova Iguaçu-RJ), os deputados Carlin Moura (Contagem-MG) e Pedro Bigardi (Jundiaí-SP) e o prefeito Renildo Calheiros (Olinda-PE).

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio


"É constrangedor ver alguém que já foi reconhecido como arauto da moralidade usar o mandato como habeas corpus para anular provas colhidas pela Polícia Federal."

DO DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA (PT-RS), sobre o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), ter anunciado que pode pedir a anulação de provas do inquérito em que aparecem ligações entre ele e Carlinhos Cachoeira.

contraponto

Overlapping


Ao chegar para reunião no Planalto, sexta-feira, José Eduardo Cardozo (Justiça) falava ao telefone quando esbarrou no ex-jogador Ronaldo. O ministro seguiu caminhando até que um de seus assessores quis saber porque ele havia ignorado o hoje membro do comitê da Copa.

Distraído, Cardozo perguntou:

-Mas que Ronaldo? O Gaúcho? 

Nenhum comentário: