quinta-feira, março 15, 2012

Lula na linha - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 15/03/12


Depois de assistir ao vivo na TV Brasil ao lançamento do plano federal contra o crack em Pernambuco, Lula, que se recupera de uma infecção pulmonar que o deixou seis dias internado, telefonou ontem para o governador Eduardo Campos (PSB). Tratou de informar que está voltando à atividade política e gostaria de marcar a conversa de ambos -adiada por conta da pneumonia- sobre o apoio do PSB à candidatura de Fernando Haddad (PT) em São Paulo para a semana que vem.

A volta do ex-presidente ao front eleitoral se dá antes do esperado pelos petistas, num sinal de que a situação de Haddad é considerada delicada por seu padrinho.

Peça-chave Diante das dificuldades de acerto com o PR, amplificadas ontem, o apoio do PSB ganhou importância ainda maior para que Haddad conquiste tempo de TV necessário para decolar. O núcleo paulista do partido prefere fechar com José Serra.

No atacado A direção nacional do PR autorizou ontem a seção paulistana da sigla a abrir negociações com as campanhas de Serra e de Gabriel Chalita (PMDB).

Que fase Haddad esteve segunda-feira no CEU Parque Anhanguera. Na sala dos professores, se apresentou e ouviu sugestões. Um deles pediu a palavra e disse que gostaria que, caso eleito, o petista mantivesse a política de valorização do magistério da gestão de Gilberto Kassab.

Bom te ver Aécio Neves estará em São Paulo no dia 26 em evento de lançamento do núcleo sindical do PSDB. Na ocasião, deve encontrar Serra, cuja participação na eleição municipal terá sido decidida oficialmente um dia antes, nas prévias do partido.

Acerto... Grupo de 12 expoentes da advocacia eleitoral encaminhou ao TSE abaixo-assinado contra a resolução que torna inelegíveis políticos cujas contas de campanhas anteriores tenham sido rejeitadas. No documento, os advogados sustentam que a norma fere a Constituição.

...de contas Subprocuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau afirma que não há motivo concreto para questionamentos. "Se as contas foram desaprovadas, presume-se um vício insanável. O que esperar de um candidato que tenha agido assim?".

Canetada Na conversa que teve ontem com Blairo Maggi (PR-MT), Ideli Salvatti riscou nome por nome de uma relação de candidatos a ministro dos Transportes. Disse que Dilma Rousseff manterá Paulo Passos no posto e ofereceu duas diretorias de estatais ao partido. Maggi levantou-se e saiu.

Comida fria Diante das queixas sobre a qualidade da comida da residência de Michel Temer, peemedebistas lembram que os cozinheiros do Jaburu eram ótimos, mas foram requisitados pelo Planalto. "Até isso tiraram do PMDB'', brinca um comensal.

Ação... O PMDB dissidente, que emplacou Eduardo Braga (AM) na liderança do governo, reage à tentativa do Planalto de estimular a candidatura de Edison Lobão (Minas e Energia) à presidência do Senado em 2013.

... e reação Integrantes da ala pregam, ironicamente, a manutenção de José Sarney (AP), apesar de o regimento impedir a recondução. "Se é para colocar o genérico, melhor deixar o original".

Turno extra Brizola Neto (RJ) estava com um pé no Ministério do Trabalho, mas a divulgação prévia revoltou a bancada do PDT. Deputados dizem não ter sido consultados por Paulinho da Força (SP) e voltaram a defender Vieira da Cunha (RS).

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

Que beleza! Agora quem não pode ser votado, como diz a Lei da Ficha Limpa, vai poder votar? Decididamente, esse critério não faz o menor sentido.

DO DEPUTADO ESTADUAL CAMPOS MACHADO, presidente do PTB-SP, que prepara uma campanha nacional para mudar a Lei da Ficha Limpa e impedir que o eleitor ficha suja possa escolher seus representantes.

contraponto

Cabo eleitoral

Em seminário ontem na Assembleia paulista, o empresário Oded Grajew, da ONG Nossa São Paulo, cumprimentava os componentes da mesa que abordava práticas administrativas bem-sucedidas de planejamento urbano. Ao mencionar o prefeito de São Bernardo do Campo, disse:

-Queria saudar o governador Luiz Marinho...

O petista, que faz campanha pela reeleição e se queixa de ser citado nas listas de pré-candidatos ao governo paulista em 2014, interrompeu, em tom de brincadeira:

-Corrija isso. Você quer me criar problema? 

Nenhum comentário: